Dinheiro é um assunto muito delicado na vida das pessoas, até hoje. Acontece que não estamos acostumados a falar sobre dinheiro com o próximo. Coletivamente, nem podemos dizer tivemos educação financeira suficiente para saber lidar com o nosso dinheiro. Ou seja, por mais que tenhamos independência financeira, dinheiro ainda é um tabu.
Quando envolvemos relacionamentos na discussão o assunto se torna um pouco mais delicado – desde dividir uma pequena conta no restaurante até fazer planos financeiros para o futuro. Dentro de uma relação se podem enfrentar situações desconfortáveis, isso pode fortalecer ou destruir um casal.
Pensando nisso, resolvemos bater um papo sobre amor x dinheiro e como esses assuntos estão entrelaçados. Confira:
Principais dúvidas que surgem quando o assunto é amor x dinheiro
Dúvidas sobre diversos assuntos podem assombrar a vida do casal, hoje separamos as principais dúvidas que casais têm sobre amor x dinheiro. Vamos conferir:
Quem paga a conta?
Existe uma ideia machista de que quando duas pessoas saem para algum lugar, o “homem
“ deve pagar a conta. Porém, as mulheres vêm cada dia mais conquistando sua estabilidade financeira e se tornando cada vez mais independentes. Outro querer pagar a conta, muitas vezes, pode soar como ofensivo para algumas delas.
Então, quando um casal sai, quem paga a conta? Bom, é válido existir uma conversa prévia. Claro que, quando o casal está saindo a primeira vez pode rolar aquele desconforto conversar sobre o assunto.
No momento em que você está conhecendo alguém, que pretende, como o parceiro ou parceira lida com o dinheiro já pode ser uma forma de saber se existiram outros encontros ou não.
Agora para o casal já está junto a um tempo, o assunto muda de figura. Vale pensar que é legal dividir ou um combinado de um pagar uma vez e o outro na outra. Não existe uma regra certa para isso. O mais importante aqui é não deixar as despesas apenas para uma parte do casal porque não é justo. Com o tempo, pode causar desconforto.
Precisa ter conta conjunta?
Quando os casais percebem que suas relações estão ficando mais sólidas e começam a querer construir um futuro juntos o pensamento que vem: “Será que é necessário criar uma conta conjunta?”. O indicado é que não.
Isso porque ao entrar em um casamento ou ter uma união estável, não quer dizer que eles se tornaram um só. Ter uma conta conjunta pode tirar a privacidade do outro e até mesmo criar a ideia de controle sobre o que o outro faz.
O ideal é o casal entender que cada um tem o seu dinheiro e que juntos vão ter o dinheiro do casal. Ou seja, cada um vai receber o seu dinheiro em suas contas individuais e juntos vão separar uma parte para despesas de casa, lazer ou sonhos do casal.
Isso pode ser feito com um acordo sobre o que cada um vai pagar no mês.O mais importante é entender que mesmo vocês estando juntos, cada um tem seus sonhos e desejos individuais também.
Como saber se meu parceiro está interessado apenas no meu dinheiro?
Isso é um assunto bem delicado. Quando uma pessoa com boas condições de vida começa a se relacionar com alguém que não vive o mesmo padrão alguns ao redor podem supor que é interesse. Além de ser constrangedor para ambas as partes do casal, é também uma forma de preconceito.
É claro que, existem casos que realmente algumas pessoas ficam com outras por puro interesse. Normalmente, quando alguém está com outra pessoa apenas por isso os sinais são claros. Seja ela dando muita importância para os bens materiais do outro ou sempre demonstrando como queria viver uma vida luxuosa e etc. Sempre bom tomar cuidado sempre, mas sem desrespeitar ninguém pelo caminho.
Se ainda assim, a duvida sobre os reais interesses da pessoa que esta contigo continuar vale muito a pena buscar respostas. Uma forma de fazer isso e consultando algum oraculo em consultas esotéricas. Que tal aproveitar nossos pacotes de ofertas e encontrar o direcionamento que precisa? Consulte-se.
Até onde eu devo falar quanto ganho para meu parceiro?
É importante entender que dinheiro está atrelado a independência, muitas pessoas ainda sentem vergonha em abrir para o parceiro ou parceira o quanto ganha, e isso acontece principalmente em relacionamentos héteros.
Muitas mulheres sentem medo de intimidar os homens por ganhar mais que eles ou muitos homens se sentem superiores às mulheres por ganhar mais que elas. Isso acontece porque ainda vivemos em uma sociedade muito machista e o dinheiro também é uma forma de dominação.
O correto é contar abertamente quanto recebe e deixar seu parceiro e sua parceira a par de quais são suas condições, e caso isso seja um empecilho ou um incômodo talvez você precise rever seu relacionamento.
É claro, você só vai contar sobre quanto ganha quando já estiver em uma relação mais sólida, não precisa sair falando para qualquer contatinho rs.
Precisamos falar sobre dinheiro
Quando o assunto se trata de amor x dinheiro o mais importante é o diálogo. Converse com seu parceiro sobre tudo e qualquer dúvida que tenha. É o momento de jogar as cartas na mesa, é preciso falar sobre seus sonhos, seus limites financeiros e até sobre suas dívidas.
Por mais que seja um assunto que ainda deixa muitas pessoas inseguras, falar sobre dinheiro é uma forma de aprender a lidar com ele e falar sobre dinheiro com a pessoa que você vai compartilhar uma vida é importante para ambos estarem cientes de quais são suas condições.
Caso achem necessário, contratem um profissional que ajude nas economias e organização do casal, o mais importante é manter a sinceridade acima de tudo. Agora que já debatemos sobre amor x dinheiro.
Aproveite e veja também: