Quando chega o meio do ano a quantidade de festas juninas é muito grande, e entre elas também temos a celebração de três grandes santos juninos.
Então, para aproveitar a época das festas juninas e arraiás, vamos conhecer mais sobre Santo Antônio, São João e São Pedro.
Santos Juninos: a história das celebrações
Como muitas pessoas já sabem, na idade média, a Igreja Católica começou a substituir os rituais realizados para deuses pagãos por festas dedicadas aos santos populares. Um grande exemplo disso é o Yule, que virou Natal.
Entretanto, a festa junina, que estava relacionada com as colheitas, foi substituída por uma comemoração dedicada a São João. Contudo, durante o mês de junho, temos mais dois santos juninos em foco: Santo Antônio e São Pedro.
Esses santos nos lembram a santidade que envolve a cultura do povo católico e unem as pessoas em prol de um propósito. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre esses santos.
Você também pode aprender diferentes simpatias para pedir o auxílio dos santos juninos, seja no relacionamento ou para proteção. Fale com nossos especialistas e aprenda as melhores simpatias!
Os santos juninos: Santo Antônio, o santo casamenteiro
Nascido em Lisboa, por volta de 1195, Santo Antônio foi inicialmente batizado como Fernando, contudo, com o tempo recebeu o nome pelo qual é conhecido.
Ainda jovem, ele ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, e iniciou sua formação religiosa. Logo em seguida, foi estudar no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra onde passou por volta de 10 anos. Ainda em Coimbra, foi ordenado a ser sacerdote, pois tinha um grande poder de pregação.
Ao longo de sua vida, Santo Antônio realizou alguns milagres durante suas pregações (tanto em praças quanto igrejas), e faleceu em 13 de junho de 1231.
Por causa de sua influência, essa data ficou conhecida como o dia de Santo Antônio, e é celebrada tanto no Brasil quanto em Portugal, o que faz dele um dos santos juninos.
Mas porque Santo casamenteiro?
Dizem que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro por um dos seus milagres realizados.
Após uma jovem rezar diante a sua imagem para conseguir dinheiro para o casamento, Santo Antônio lhe deu um bilhete onde dizia para ela ir até um comerciante, e lá ela recebeu 400 pesos do comerciante.
Segundo ele, era uma promessa que tinha feito a Santo Antônio e estaria pagando.
Além disso, a data que é comemorada no dia dos namorados é um dia antes do dia de Santo Antônio. Ou seja, as pessoas usam para fazer simpatias e orações sobre relacionamento.
Entretanto, também é possível iluminar sua vida amorosa com a ajuda do Tarot. Fale com nossos especialistas e descubra como as cartas podem te favorecer!
São João: protetor dos casados e enfermos
Nascido em Aim Karim, no dia 24 de junho, São João foi quem batizou Jesus, de quem era primo.
Já adulto, São João assumiu a missão de batizar todos que se sentiam arrependidos por seus pecados. Por isso, é conhecido também como São João Batista.
De acordo com alguns pesquisadores, foi ele quem anunciou a chegada de Messias e quem identificou que Jesus era um enviado de Deus.
São João passou sua vida adulta seguindo sua missão, porém morreu de maneira trágica a mando de Herodes, o rei da época. Por essa razão, o dia de São João é comemorado na data de seu nascimento, 24 de junho.
Contudo, por mais que ele seja um dos três santos juninos, muitas pessoas dizem que ele é o principal, pois a festa junina leva o seu nome.
Santos juninos: São Pedro, o santo dos pescadores
Nascido em Betsaida, Pedro era pescador e trabalhava junto com seu irmão no Mar da Galiléia (um lago de água doce formado pelo Rio Jordão), por isso, ele é considerado protetor dos pescadores.
São Pedro era um dos primeiros discípulos de Jesus, sendo assim, se tornou o líder dos 12 apóstolos. Então, após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, ele assumiu a coordenação dos trabalhos.
Por essa razão, São Pedro morreu crucificado, mas quando soube de seu destino, escolheu ser posto de cabeça pra baixo, por considerar-se indigno de morrer como Jesus. Assim, devido a sua importância, ele foi considerado o primeiro Papa da história.
Sua execução aconteceu dia 29 de junho, data em que se comemora o dia do santo.
Qual a importância e representação dos Santos Juninos
No Brasil, por terem seus dias comemorados durante o mês de junho, os três são considerados santos juninos.
Entretanto, não é só nesse mês que os santos são homenageados.
Por meio de orações e simpatias, muitas pessoas celebram e buscam o auxílio dos santos juninos para diferentes assuntos ao longo do ano, como:
- relacionamento;
- saúde;
- proteção;
- prosperidade.
Mas além das orações e simpatias, você também pode guiar seus passos usando as cartas do Baralho Cigano. Fale com nossos especialistas e veja como elas te ajudam a melhorar os diferentes aspectos da sua vida!
Enfim, agora que você já sabe quem são os santos juninos, aproveite as celebrações e traga ainda mais energia positiva para sua vida!