A festa junina é uma das festas mais esperada pelo povo brasileiro, diria até que é a queridinha entre as datas comemorativas. Isso porque além de muita música boa, comida gostosa e brincadeiras muito legais, ela representa muito ao catolicismo e as pessoas que seguem essa religião.
Mas você sabe e o verdadeiro significado da festa junina? Veja o que representa para religião católica, principais costumes e ate significado das brincadeiras:
A origem da festa junina
Surgiu na idade média sendo uma festa pagã. As pessoas comemoravam a fertilidade e boas colheitas que aconteceram naquela época e sempre.
Com o passar dos anos, ela se tornou uma festa católica. Desde então o intuito da comemoração é homenagear os três santos juninos:
São João
O dia de São João acontece em 24 junho. Diz a tradição que ele foi responsável por anunciar a vinda de Cristo para salvar a humanidade e renovar tudo. Além disso, foi ele quem batizou Jesus.
Santo Antônio
O dia de Santo Antônio acontece em 13 de junho. Conhecido como santo casamenteiro.
São Pedro
O dia para homenagea-lo é 29 de junho. Famoso por ser o protetor dos pescadores.
Além disso, essas festas misturam diversos costumes e simpatias que fazem a festa junina ser tão única e tão especial para as pessoas independente da religião.
Costumes e brincadeiras de uma festa junina
Fogueira
Durante o nascimento de João Batista (São João), sua mãe acendeu uma fogueira para avisar a chegada do seu filho. Por isso, durante as comemorações de festa junina as pessoas acendem fogueiras em homenagem a esse santo e para trazer proteção e afastar os maus espíritos.
Balões
Os balões eram soltos para mostrar o início das comemorações. Atualmente, a prática de soltar balões se tornou proibida por questões de segurança.
Porem, era um simbolismo junino. Além disso, existem as bandeirinhas que são uma parte muito característica da festa junina e fazem parte de toda a decoração, até mesmo nas roupas.
Comidas
As comidas da festa junina são, talvez, a parte mais famosa dessa celebração. Isso porque são muito gostosas e todas fazem referência a milho. Já que na idade média, essa festa acontecia para comemorar as colheitas daquela época, principalmente a do milho.
Então vem bolo, canjica, pamonha, cuscuz e muito mais.
Brincadeiras
A festa junina é muito conhecida também por suas brincadeiras, conheça algumas:
- Pescaria – onde existe uma piscina e as pessoas pescam peixes de brinquedo e ganham um brinde caso consiga.
- Boca do palhaço – uma placa com um desenho de um palhaço de boca aberta fica parado e o objetivo é conseguir jogar a bola dentro da boca dele e ganhar um brinde.
- Barra-do-beijo – Basicamente alguém fica parado na barraca e as pessoas que querem beijar ela, vão lá.
- Correio elegante – Para aqueles que não tem tanta coragem para ir na barraca–do-beijo, podem mandar um recadinho para o crush de forma anônima ou não. Seja ligando, pedindo o número, vale tudo.
- Pau de sebo – Um tronco ou uma árvore fica no meio da festa com alguma cera ou sebo para ficar escorregadio e o brinde fica no topo. O objetivo é tentar de alguma forma pegar o brinde.
- Cadeia – fica uma estrutura durante a festa que parece uma cadeia e alguém responsável por ela, e aí basicamente, quem quer que alguém seja preso por algum motivo pede para o “policial” prender essa pessoa e diz o motivo, e ela fica lá até alguém soltar ou até dar o limite máximo da prisão.
- Rabo do burro – Um desenho de um jumento sem rabo fica pendurado e as pessoas precisam se vendar e tentar colar o rabo dele no lugar certo através da orientação das outras pessoas, quem conseguir colocar no lugar ganha um brinde.
Quadrilha
Quem nunca dançou quadrilha na escola, não é mesmo? A quadrilha é como se fosse um teatro, porém as pessoas fazem isso dançando. Basicamente é uma coreografia que insinua um casamento, onde tem diversas reviravoltas. É divertido tanto para quem está dançando, quanto para a plateia.
O mastro de São João
Também é um dos itens que fazem parte da decoração da festa junina, ele serve para homenagear são joão e os outros santos juninos, é decorado com diversas fitas coloridas e fotos dos santos.
Os trajes
Existe uma caracterização muito específica na festa junina, roupas xadrez, vestido, chapéu de palha, cabelos trançados, tudo isso para de alguma forma representar os camponeses que comemoravam a colheita que acontecia.
As músicas
A festa junina é comemorada no Brasil todo, mas sabemos que no Nordeste ela tem um peso maior, e isso podemos perceber pelas músicas que tocam durante a festa: O famoso forró. Atualmente, com a globalização e a popularização de diversos tipos de música, o forró não é o único gênero que toca, porém ele sempre vai estar lá, com cantigas, batidas e muito molejo.
Festa junina em 2022
E o momento mais esperado chegou. Depois de dois anos sem festa junina (ou com elas sendo feitas de forma online por causa da pandemia), chegou a época de aproveitar uma festa junina de novo.
Tudo do jeitinho que a gente gosta, com muita comida boa, pessoas que amamos por perto e muita música. Não esqueça, é o momento perfeito para fazer algumas simpatias.
Inclusive, nós da Astrocentro vamos indicar algumas simpatias que podem ser feitas da época de festa junina ou até depois, o importante é ter fé.
Aproveite e veja também: