Existem diversos tipos de oráculos no mundo e cada um deles possui suas particularidades, que os tornam únicos. Inclusive nos que utilizam meios semelhantes, como é o caso do Baralho Cigano e do Tarot, no qual ambos empregam cartas como meios divinatórios.
Eles, no entanto, não são a mesma coisa e para entender exatamente no que eles se distinguem, continue lendo o artigo a seguir.
Nele, você aprenderá qual a diferença entre Tarot e Baralho Cigano e ainda verá um pouco da história do surgimento de cada um e verá como escolher entre os dois para obter as respostas que deseja!
Afinal, qual a diferença entre Tarot e Baralho Cigano?
Apontar qual a diferença entre Tarot e Baralho Cigano não é uma tarefa complicada. Até porque eles são dois tipos completamente distintos de oráculos, mesmo que ambos utilizem cartas para interpretar as mensagens do mundo astral.
A primeira coisa que os distingue é o número de cartas utilizadas. Enquanto o Tarot funciona com 76, que são divididas entre 22 chamadas de Arcanos Maiores e 56 conhecidas como Arcanos Menores, o Baralho Cigano usa apenas 36.
Outro ponto é que o primeiro oráculo precisa de uma interpretação mais complexa, até pela quantidade de elementos que possui, e ela depende muito da interação entre as imagens extraídas durante uma leitura.
Já o outro é mais direto e ligado às ações humanas, uma vez que sua linguagem não pode ser desvinculada dos aspectos culturais do povo cigano. Por esse motivo é bastante procurado quando se precisa de respostas rápidas, geralmente de ‘sim’ e ‘não’.
A seguir você entenderá quais são as principais diferenças entre esses oráculos, mas aqui você pode ter a oportunidade na prática.
Aproveite esse momento e conheça os nossos melhores especialistas em cartomancia que podem te trazer de forma prática quais são as grandes diferenças entre o Tarot e o Baralho Cigano. Faça já uma consulta!
O que é Tarot?
O Tarot é um oráculo bastante antigo. Para você ter uma ideia, os primeiros registros de uso dele datam do século XIV. Ao longo do tempo, a arte foi se atualizando e se adaptando e, hoje, é possível encontrar diversos modelos disponíveis, inclusive com temas atuais, como filmes e séries, ou mais divertidos, como gatos.
Ele utiliza diversos elementos para o processo de adivinhação, sendo uma mistura de símbolos da astrologia, numerologia e até mesmo da cabala.
Como foi dito anteriormente, ele possui bastante cartas. As principais são os Arcanos Maiores, que normalmente são numerados de 0 a 21, mas existem alguns decks que começam a contagem a parte do 1. Dito isso, eles são:
- O Louco;
- O Mago;
- A Suma Sacerdotisa ou Papisa;
- A Imperatriz;
- O Imperador;
- O Papa ou Hierofante;
- Os Enamorados;
- A Carruagem;
- A Justiça;
- O Eremita;
- A Roda da Fortuna;
- A Força;
- O Enforcado;
- A Morte;
- A Temperança;
- O Diabo;
- A Torre;
- A Estrela;
- A Lua;
- O Sol;
- O Julgamento;
- O Mundo.
Já os Arcanos Menores são separados em quatro naipes, como os de baralho, e são 14 para cada um. Eles são:
- copas;
- ouro;
- paus;
- espadas.
Todas elas possuem ilustrações diferentes, mas que costumam seguir o mesmo tema. Por exemplo, com a Imperatriz sendo representada como uma mulher de poder e os Enamorados por um casal.
O que é Baralho Cigano?
Já o Baralho Cigano, que também é chamado de petit lenormand, é um pouco mais recente. Sua criação aconteceu há pouco mais de 200 anos, na França, e é atribuída a Marie Anne Adelaide Lenormand.
Suas cartas também são separadas entre os quatro naipes, que estão relacionados com os elementos naturais, mas possuem símbolos mais atuais do que o Tarot. Isso é o que faz com que ele seja mais direto. Os 36 elementos desse oráculo são:
- O Cavaleiro;
- O Trevo;
- O Navio;
- A Casa;
- A Árvore;
- As Nuvens;
- A Cobra;
- O Caixão;
- As Flores;
- A Foice;
- O Chicote;
- Os Pássaros;
- A Criança;
- A Raposa;
- O Urso;
- A Estrela;
- A Cegonha;
- O Cachorro;
- A Torre;
- O Jardim;
- A Montanha;
- O Caminho;
- O Rato;
- O Coração;
- O Anel;
- Os Livros;
- A Carta;
- O Cigano;
- A Cigana;
- Os Lírios;
- O Sol;
- A Lua;
- A Chave;
- O Peixe;
- A Âncora;
- A Cruz.
Qual é melhor: Tarot ou Baralho Cigano?
Deu para perceber quais as diferenças que existem entre o Tarot e o Baralho Cigano, mas isso não quer dizer que um é melhor do que o outro. Os dois oráculos conseguem responder as suas dúvidas de maneira precisa, já que as combinações das cartas possuem inúmeras interpretações.
Logo, o que realmente importa na hora da leitura é o profissional, que precisa ter o total conhecimento sobre a arte, para saber interpretar tudo com exatidão.
Como escolher entre Tarot e Baralho Cigano?
Agora que você já sabe qual é a diferença entre Tarot e Baralho Cigano e que nenhum oráculo é melhor do que o outro, ficou na dúvida sobre qual escolher para consultar? Bem, para fazer isso é preciso apenas seguir o seu coração.
Pode parecer um pouco clichê, mas como ambos são igualmente precisos em suas previsões, você pode optar pelo que mais se identificar. Inclusive é totalmente aceitável ir para um oráculo pela estética do mesmo.
Algumas pessoas, porém, indicam seguir para o Tarot caso tenha perguntas mais complexas, já que ele permite analisar mais elementos em cada tiragem. Isso, no entanto, não é uma regra que precisa ser seguida.
O mesmo conselho é válido caso deseje aprender uma arte divinatória, visto que se conectar com ela é um passo essencial para alcançar resultados certeiros.
E aí, ficou com vontade de consultar um desses oráculos? Pois saiba que o Astrocentro possui profissionais sérios e competentes especialistas tanto em Baralho Cigano, quanto em Tarot do Amor.
Nos dois casos o atendimento é feito totalmente a distância, por telefone, chat ou e-mail, e você tem a segurança de estar se consultando com pessoas capacitadas e com bastante bagagem nas costas.
Então escolha o que mais se identifica e receba hoje mesmo as respostas para todas as suas dúvidas!