O judaísmo é uma religião monoteista, ou seja, acreditam em apenas um Deus. Além disso, é a religião monoteista mais antiga do mundo, com mais de três mil anos de existência. Ela é bem conhecida por conta de seus costumes judeus.
A origem do judaísmo
Surgiu em 1800 a.C quando Abraão recebeu uma mensagem de Deus para que ele migrasse com o povo para Canaã – a até então terra prometida.
Para o povo judeu, o Judaísmo está baseado em três pilares de fé:
- Teshuvá – que pode significar o arrependimento;
- Tefilá – que significa a ligação com Deus;
- Tsedacá – que pode significar justiça.
É válido lembrar que o judaísmo é uma religião familiar, ou seja, a religião não busca outros fiéis para entrar. Os costumes judeus e tradições são passados de geração em geração ao longo dos anos.
A importância do judaísmo para a história da humanidade
Ao longo da história da humanidade, as pessoas que seguiam o judaísmo passaram por diversas perseguições.
Foram escravizados no Egito, tiveram seus territórios invadidos e foram as principais vítimas de uma das maiores brutalidades que aconteceu na história da humanidade: o Holocausto, que aconteceu durante a segunda guerra mundial.
Mesmo passando por todos esse momentos dificeis, o povo judeu nunca negou a sua religião e a sua cultura. Muito pelo contrário, até hoje, é uma religião linda repleta de tradições e que todos tem muito orgulho de seguir.
Por ser uma religião muito antiga, os costumes judeus foram passados de geração em geração. Como o mundo se encontra mais globalizado nos dias de hoje, resolvemos contar e explicar algumas de suas tradições para que você entenda mais sobre essa cultura.
Os costumes judeus e suas tradições
Os costumes judeus foram bastante influentes para a história do mundo, principalmente para a região entre a África e o Oriente Médio. Entre suas tradições tem desde comidas, hábitos, símbolos, literatura e festas.
Conheça agora as mais populares pelo mundo e aqui no Brasil:
Quipá
Quipá é uma espécie de chapéu que os homens usam para demonstrar seu respeito a Deus. Alguns homens usam em apenas datas solenes ou comemorativas, já outros utilizam todos os dias.
Quando usam o chapéu eles estão reconhecendo que Deus está acima de todas as coisas. As mulheres não usam chapéu como Quipá, porém utilizam véus para cobrir a cabeça para representar e ter o mesmo significado.
Essa é uma das características mais marcantes da religião para quem não frequenta. É uma forma de identificar a religião e que todos sabem que é preciso ser usada com respeito.
Estrela de Davi
Este é um simbolo tão importante para o povo judeu que está presente até na bandeira de Israel. Ela é formada por dois triângulos entrelaçados e por isso os judeos costumam dizer que o símbolo representa o relacionamento do povo judeu com Deus.
Além disso, a estrela estava presente no escudo do Rei Davi, durante suas batalhas. Isso faz com que ela também represente que Deus estava nas antigas guerras vencidas pelo povo judeu.
Menorá
Menorá é um candelabro que contém 7 velas. Elas são os 7 orifícios que estão no rosto do ser humano: os dois olhos, dois ouvidos, duas narinas e a boca.
Também simboliza a árvore da vida, que representa Deus e da vida eterna.
Shabat
É conhecido pelos Judeus como o sétimo dia da semana, ou seja, o dia de descanso.
Segundo a Bíblia, Deus criou o universo em seis dias e no sétimo descansou. Seguindo os 10 mandamentos que Moisés escreveu na pedra sagrada, é preciso guardar o sétimo dia para somente a adoração a Deus.
Durante esse dia, é comum os povos judeus se reunirem com a sua família na noite de sexta-feira para fazer um jantar festivo, acender algumas velas e orar.
O shabat se inicia no pôr do sol de sexta-feira e vai até o anoitecer de sábado. Por isso o horário do início varia dependendo das cidades, já que depende do pôr do sol.
Brit milá
É um dos costumes judeos mais tradicionais. O Brit milá é quando realizam uma circuncisão em todo menino judeu.
Acontece quando ainda são crianças, atualmente utilizam uma pequena quantidade de anestesia para realização do processo.
O Brit Milá é um ato de fé, que segue mantido através das gerações. E significa a aliança viva e eterna entre o homem e Deus.
Normalmente é realizado até o oitavo dia de vida da criança , para que ele tenha essa ligação com Deus o mais rápido possível e para que não seja algo traumático e doloroso na vida dela.
A festa mais popular dos costumes judeus
O Bar Mitzvá é talvez o costume judeu mais conhecido pelo mundo todo. Isso porque ele aparece em diversos filmes e séries sendo representados por grandes festas do povo judeu.
Essa tradição é a cerimônia mais importante na vida de um judeu.
Isso porque é quando acontece a concessão da maioridade religiosa aos jovens judeus. Ou seja, quando os adolescentes finalmente são responsáveis pelos seus atos e suas escolhas que são referentes à religião.
É um ritual muito importante que reúne amigos e familiares do adolescente e que dura aproximadamente uma hora e trinta minutos. Depois é seguida de uma grande festa para celebrar esse momento.
Esse é um dos costumes judeus que os homens podem comemorar a partir dos 13 anos. Já as meninas a partir dos 12 e a festa é chamada de bat-mitzvá.
O famoso casamento judeu
Os casamentos também são cheios de costumes judeus.
Para a comunidade judaica o dia do casamento é considerado o dia do perdão. Eles consideram que é o momento de Deus perdoar os noivos e os purificarem para uma vida nova.
Além disso, antes e durante a cerimônia acontecem uma série de costumes judeos. São eles:
Quebra do prato
Significa que o casamento deve ser bem cuidado para que não seja quebrado assim como as porcelanas, pois elas não tem concerto. Normalmente as louças são jogadas no chão pelas mães dos noivos.
Micvê
É o banho que os noivos fazem para purificar o corpo e a alma. É indicado que se faça uma vez por mês após o casamento. Ele é responsável por atrair bênçãos para a nova família que virá a partir dessa união.
O contrato de casamento
É o momento onde os noivos assinam o contrato em que diz quais são as responsabilidades que o homem terá com a sua esposa. Os judeus vêem o casamento além de uma união espiritual e física, mas também como um compromisso assinado.
Além desses, a religião é repleta de costumes judeus que fazem seus fiéis estarem mais conectados com o seu espiritual. É importante respeitarmos todas as religiões que existem e sempre lembrarmos que intolerância religiosa é crime.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre os costumes judeus, confira nossos outros conteúdos:
- O verdadeiro significado da Páscoa
- Intolerância Religiosa – Como acabar com o preconceito
- A morte de acordo com cada religião