Ao falarmos de folclore, cada pessoa tem uma lembrança, afinal, cada região tem uma influência específica. Assim sendo, é a junção de todos os folclores brasileiros que deixa a nossa cultura tão rica.
Mas como assim todos os folclores brasileiros?
Em cada ponto do Brasil temos diferentes influências culturais, e a mesma história pode ter pequenas variações, de acordo com o lugar. Além disso, nem só de lendas se constrói uma cultura.
Se você quer saber mais sobre a origem e história de todos os folclores brasileiros continue por aqui.
Todos os folclores brasileiros: o que é folclore?
A palavra folclore vem da junção de duas palavras inglesas, ‘folk’ e ‘lore’. Folk significa povo, ou popular, e lore significa cultura, ou conhecimento sobre um determinado assunto.
Sendo assim, o termo folclore quer dizer sabedoria popular, e é nele que podemos encontrar não só lendas, mas também músicas, brincadeiras e danças. Tudo aquilo que constitui uma cultura.
A palavra folclore apareceu pela primeira vez em uma carta enviada para a revista britânica The Athenaeum. Essa carta foi enviada por um escritor chamado William John Thoms, no dia 22 de agosto de 1846.
Sendo essa a primeira vez que o termo foi usado, o Congresso Nacional Brasileiro, em 1965, oficializou o dia 22 de agosto como o dia do folclore, e é nesse dia que mais difundimos e celebramos todos os folclores brasileiros.
Decerto, os folclores brasileiros costumam assustar um pouco, devido às suas histórias de origem tenebrosas e sádicas. Que nos fazia ter pesadelos quando criança, inclusive você sabia que sonhar com mitos e lendas pode revelar muito sobre você?
Pois faça uma consulta com um de nossos especialistas em sonhos e significados. E descubra qual a sua ligação com os seres místicos.
Folclore de acordo com as regiões
O Brasil é um país extremamente mesclado no sentido cultural, e isso já vem desde a época da colonização do país.
Cada região tinha uma concentração maior de uma certa cultura, e foi assim que as diferentes lendas folclóricas surgiram.
Existem algumas lendas que são famosas no país todo, como:
- Boto cor de rosa;
- Cuca;
- Curupira;
- Iara;
- Lobisomem;
- Mula sem cabeça;
- Saci Pererê
Muitas das lendas surgiram com o intuito de controlar as pessoas, principalmente crianças.
É claro que nós temos várias criaturas que protegem a natureza e os animais, mas também temos aquelas que levam embora as crianças desobedientes.
Algumas criaturas surgem dos pecados das pessoas, como é o caso da Mula Sem Cabeça. Entretanto existem duas variações mais comuns dessa história.
Na primeira, a Mula sem cabeça é uma mulher que sofreu uma maldição pois teve relações sexuais antes do casamento, e a única forma de quebrar a maldição é sendo ferida por uma lança.
Na segunda, ela é uma mulher que se relacionou com um padre, e a ira de Deus a transformou naquela criatura por tentar um ser que estava em seu trabalho.
Nessa versão a mulher se transforma na Mula Sem Cabeça roda noite de quinta para sexta-feira, e só volta ao normal quando o galo canta três vezes.
Vamos ver agora algumas lendas das diferentes regiões do país, e quais culturas influenciaram todos os folclores brasileiros.
Região norte
A região norte tem sua maior influência vindo da cultura indígena. A lenda da região norte mais conhecida no Brasil é a do Boto cor de rosa.
De acordo com a lenda, o boto cor de rosa sai das águas em noites de festas. Ao sair do rio ele se transforma em um homem muito bonito, e ao chegar na festa atrai moças de família e ‘tira sua pureza’.
A lenda era muito usada para alertar as moças das consequências que poderiam seguir ao dar ouvidos a jovens desconhecidos.
Até hoje quando a paternidade de algumas crianças é desconhecida dizem que ela é filha do boto.
Além do Boto cor de rosa a região norte também tem várias outras, como:
- Curupira;
- lenda da mandioca;
- lenda das amazonas;
- Vitória régia.
Região nordeste
Assim como a região norte, o nordeste também tem grande influência da cultura indígena em seu folclore. A lenda mais conhecida é a do Papa Figo, ou Homem do Saco. A lenda do Papa figo era muito usada para assustar as crianças desobedientes.
De acordo com a lenda, o Papa Figo, ou Homem do Saco, era um velho maltrapilho que andava com um saco nas costas, e nesse saco havia ossos de crianças desobedientes. A lenda dizia que ele andava pelas ruas e pegava as crianças que não obedeciam para comer seu fígado.
A região nordeste também tem várias outras lendas, assim como:
- a cidade encantada;
- comadre fulozinha;
- a lenda da Alamoa;
- a lenda do Quibungo;
- o barba ruiva.
Região centro-oeste
De todos os folclores brasileiros, o da região Centro-Oeste é o que mais reflete a natureza local. Enquanto os outros falam sobre criaturas e deuses, ou das próprias pessoas, o folclore dessa região tem muito do próprio ambiente.
A lenda mais comum é a do Corpo Seco. De acordo com a lenda, ele foi um homem que era tão ruim na vida, que nem Deus e nem o Diabo o quiseram após sua morte. Sendo assim seu corpo ficou vagando na terra sem conseguir pagar pelos muitos pecados que cometeu.
Em alguns lugares ele também é conhecido como Britador, onde é a alma que vaga ao invés do corpo.
Dessa região também temos:
- a mãe do ouro;
- o arranca línguas;
- o minhocão do pari;
- o pé de garrafa;
- o nego d’água.
Região sudeste
A Região sudeste tem muita influência das culturas indígena e africana, e de suas lendas, a mais conhecida é o Lobisomem, e é também a que possui mais variações, não só no Brasil, mas ao redor do mundo.
Apesar das diferenças entre as versões, há uma coisa que nunca muda, o Lobisomem sempre se transforma em noites de lua cheia. Em sua forma de lobo, ele caça durante a noite, e perde todos os seus traços de humanidade, não importando que cruze seu caminho.
Além do lobisomem temos também:
- o bicho papão;
- a Mula sem cabeça;
- o Chibamba;
- a lenda da missa dos mortos;
- a lenda da cachoeira amorosa.
Região sul
O folclore da região sul é, de todos os folclores brasileiros, o que possui mais culturas em sua influência. Nele podemos encontrar influências indígena, africana e européia.
Das lendas dessa região, a mais conhecida é a da Cuca. Uma bruxa com cabelos amarelos e cara de jacaré. Ela nunca dorme e está sempre vigiando as crianças. Quem não obedece os pais, é levado pela Cuca quando dorme.
Além da Cuca temos outras histórias que também são muito conhecidas:
- Saci Pererê;
- Ahó, Ahó;
- o negrinho do pastoreio;
- a lenda do João de barro;
- a lenda da erva-mate.
Parte de todos os folclores brasileiros estão concentrados nas raízes indígenas e africanas. E que são muito estudados pelo espiritismo. Pois nesta religião se considera as vidas passadas e reencarnação. Onde a vida dos antepassados influenciam diretamente na sua atual realidade.
E se você gostaria de saber quem você foi na vida passada e como o seu espírito atravessou gerações, faça uma consulta com um de nossos especialistas em espiritismo e reencarnação, e descubra o seu propósito neste tempo.
Nos vemos nos contos, até mais!