Os meios espirituais são direcionamentos que nos levam por um caminho de equilíbrio. Contudo, para saber como entrar na Umbanda é preciso conhecer suas ramificações.
Afinal a Umbanda é uma religião que possui muitas linhas que se expandem à medida que você estuda.
Se você já ouviu por aí sobre:
- terreiros;
- entidades;
- preto velho;
- pomba gira.
Saiba que são algumas características que configuram a Umbanda, mas não pense que para por aí, pois esta é somente a ponta do iceberg.
Ademais continue por aqui e saiba quais são as linhas da Umbanda e quais os meandros desta religião para a vida.
Como entrar na Umbanda? Os primeiros passos
Antes de tudo faça uma reflexão!
Pense no porque você está buscando a Umbanda. Pois esta é uma religião como qualquer outra e com isso, é preciso ter respeito acima de qualquer coisa.
Certamente, aderir uma religião não deve ser somente por curiosidade e diversão. Pois ao entrar você estará selando um compromisso, seja com:
- filosofias;
- aprendizado;
- pensamento e cosmovisão;
- comportamentos.
Afinal a religião tem o poder de nos guiar, mas que nos influencia em nossa vida como um todo.
Portanto, se realmente deseja entrar na Umbanda, faça isso pelo fundamento que ela mesma prega:
- luz;
- caridade;
- amor.
Assim sendo, a Umbanda te proporcionará este caminho, pregando a benevolência e o amor ao próximo.
Contudo você pode começar descobrindo qual dos orixás te representa, e o melhor de tudo, é gratuito!
Aproveite também para aprender o que são os guias:
Como saber se estou apto?
Felizmente a Umbanda é uma religião que aceita as pessoas como elas são, não existe distinção ou pré julgamentos para que você faça parte dela.
No entanto, é preciso ter dedicação, e ao selar um compromisso com a Umbanda você terá a responsabilidade de fazer com que este seja o seu caminho para o bem.
A menos que o terreiro em que você vá se candidatar tenha algum ritual de iniciação, você pode conversar com um sacerdote ou responsável pelo local, mas nem sempre é tão simples assim.
Contudo, haverá momentos em que você vai precisar estudar sobre diversos assuntos. E com a sua bagagem pessoal você irá passar pela:
- história;
- cultura;
- ensinamentos;
- dogmas.
Aliás, a uUmbanda é uma religião que existe desde 1908, e de lá pra cá seu histórico é gigante mesmo comparado a outras religiões.
Contudo, uma maneira simples de saber se você está apto para entrar na Umbanda, é falar com um pai ou mãe de santo, afinal esses guias podem te ajudar a se direcionar em alguma linha da umbanda e seguir o que é mais adequado para você.
Fale agora mesmo com um pai ou mãe de santo, e saiba qual é a melhor linha para você seguir.
As linhas da umbanda – Como entrar na Umbanda
É muito simples começar numa religião em que desconhecemos os seus meandros, mas se quer saber como entrar na Umbanda. Mesmo após uma iniciação, é preciso estudar um pouco sobre as ramificações em que ela se estende.
Pois mesmo que você tenha uma ideia do que quer seguir, vale a pena conhecer os princípios das linhas na Umbanda.
Contudo, cada segmento nessas linhas é regido por um orixá diferente, e por isso suas influências devem ser observadas.
Linha da justiça
Esta linha segue o orixá Xangô e São Gerônimo, e é conhecida por organizar as leis kármicas e de ordem para que haja justiça sobre as coisas.
Linha dos caboclos
Conhecida por ser a linha do conhecimento, ela é liderada pelo orixá Oxóssi e São Sebastião, que levam a catequese para seus devotos.
Linha das crianças
Cheia de vida e de voz infantil, esta linha é liderada por Iori e representada por Cosme e Damião. Sua composição vem de entidades evoluídas e se destacam pelo ânimo da vida.
Linha religiosa
Esta linha é tida como a primeira dentre as outras. Regida por Oxalá, é considerada a linha representada por Jesus Cristo, e por isso é o reflexo da fé e da esperança na religião.
Linha das demandas
A linha do apoio e da mão amiga. Demandas é regida por São Jorge, e é conhecida por ser o segmento da proteção dos guerreiros e que mantém a fé em dias ruins.
Linha dos pretos velhos
Também conhecida por ser a linha das almas, essa linha da Umbanda é regida por Iorimá e São Benedito, e traz os espíritos que combatem o mal e protegem o bem.
Linha do povo da água
Liderada por Iemanjá, esta linha traz a Nossa Senhora da Conceição, que por sua vez representa a gestação, fertilidade e a feminilidade. Além disso, ela é fortemente ligada às águas e ao poder do mar.
A feminilidade é muito presente nas orixás, especialmente se você conhece mais a fundo as histórias de paixão e tragédia que completam esse panteão.
No entanto, se você se interessa pelo poder feminino, e na capacidade de sedução e conquista, experimente as simpatias para o amor, pois elas são um meio de agarrar aquela paixão que você tanto deseja.
Como entrar na umbanda – Sem preconceito!
As religiões de matriz africana, como é o caso do candomblé e da própria Umbanda. Trazem um holofote negativo para as pessoas preconceituosas.
Pois elas olham para a Umbanda como uma religião menor, ou que prega valores impróprios para as pessoas que a seguem.
No entanto, isso está errado e precisa acabar!
Contudo, se você tem interesse na umbanda, não deixe que o preconceito te afaste dessa religião, pois assim como o cristianismo ela prega o amor ao próximo e a caridade.
Enfim, gostou de como essa religião se expande?
No mais, para entender como entrar na umbanda vai depender dos seus objetivos. Assim sendo é recomendável que você fale com um especialista no assunto, pois experimente a consulta de um de nossos umbandistas.
E entre para uma casa cheia de amor e solidariedade.
Nos vemos no próximo encontro, até lá!