Assim como o Brasil tem suas raízes com os índios, o Chile tem suas raízes com os Mapuches.
Até hoje o povo mapuche tem um grande peso no Chile e na Argentina, contudo, sua história não foi fácil.
Quer saber o que aconteceu com os Mapuches?
Então venha comigo e vamos conhecer mais sobre a cultura dos Mapuches e como a história desse povo ancestral se desenrolou.
Nesse texto você vai ver:
- Quem são os Mapuches: os Mapuches são um povo indígena que vivia na região da Patagônia antes da dominação espanhola, durante muitos anos eles lutaram para proteger sua cultura e foram o único grupo que escapou da colonização.
- Onde estão as comunidades Mapuches: Apesar de protegerem sua cultura, os Mapuches sofreram uma grande perda no seu território, mas hoje podem ser encontrados em diferentes comunidades no Chile e na Argentina.
- Como era a cultura dos Mapuches: assim como os indígenas brasileiros, os Mapuche viviam das coisas que a terra os dava, e muitos dos seus rituais eram para celebrar as forças da natureza.
- Como os mapuches vivem hoje: apesar de terem muitas comunidades espalhadas, os Mapuche ainda sofrem com relação ao seu território, pois existem muitas empresas extensionistas que querem expandir seus domínios.
Qual é a origem do povo mapuche?
Os Mapuches são um dos povos indígenas mais antigos da América Latina, e antigamente, viviam na Patagônia (bem antes do território ser dividido entre Chile e Argentina). Em sua língua natal, mapudungun, mapuche significa ‘povo que vive na terra’.
Além desse território, os Mapuches também viviam na ilha Chiloé e em Araucania, assim, por causa dessa localização, quando os espanhóis chegaram nessas terras, começaram a chamar o povo mapuche de araucanos ou reches (que era um termo considerado pejorativo entre eles).
Conforme a Espanha começou a tomar território na América para sua colonização, os Mapuches lutaram bravamente para manter seu espaço e sua cultura. Então como um meio de se proteger e se manter, eles acabaram recuando para as montanhas dos Andes, onde hoje é território argentino.
Assim, eles resistiram à dominação da Espanha por muito tempo, até que finalmente os espanhóis propuseram um tratado a eles. Nesse tratado dizia que eles não tentariam dominar o povo mapuche, porém eles não poderiam se aliar a nenhuma outra potência européia.
Então, depois de quase 300 anos de guerras, os Mapuches conseguiram viver bem por muito tempo. Pelo menos até a independência da Argentina e do Chile.
Essa resistência é uma das razões pela qual o povo mapuche é visto como um povo de resistência, pois eles nunca desistiram e nem abandonaram suas raízes. E você também pode encontrar sua força ancestral com a astrologia. Converse com um especialista e veja quais são suas forças com o mapa astral.
Defendendo seu território
Enquanto o Chile e a Argentina eram colônias, o povo indígena mapuche conseguiu viver em paz e em contato com a natureza, usando somente o que precisavam. Porém, após a independência desses países, tanto Argentina quanto Chile queriam expandir os seus territórios, e assim, buscaram o espaço dos Mapuches.
Então ignorando o tratado feito com a Espanha, esses dois países começaram a tomar o território desse povo, diminuindo drasticamente o número de pessoas dessa cultura.
Mas quantos mapuches existem?
Antigamente, esse povo indígena tinha aproximadamente 800 mil pessoas. Contudo, depois das guerras de território com a Espanha, eles chegaram a ficar com 80 mil, somente um décimo do que era antes.
Entretanto, depois de muito tempo, mesmo com as brigas territoriais com o Chile e a Argentina, estima-se que hoje existam cerca de 600 mil Mapuches, divididos em várias comunidades espalhadas pelo dois países, principalmente em:
- Província Neuquén;
- Rio Negro (Bariloche);
- Chubut;
- Parte de Buenos Aires;
- um setor do Chile.
Porém, apesar da força e resistência desse povo, infelizmente ainda existem pessoas que usam o termo reches, ou araucanos, para se referir aos Mapuche, como uma forma de diminuir a cultura deles.
Como viviam os mapuches?
Assim como a maior parte dos povos indígenas, inclusive os brasileiros, os Mapuches viviam da terra e acreditavam nos poderes da natureza, sendo assim, eles viviam do que a terra podia dar e a reverenciam por tudo que ganhavam.
Com isso, seus costumes eram bem parecidos com o dos índios brasileiros.
- Para se alimentar, a maior parte do povo costumava a viver da agricultura;
- A religião do povo mapuche também está ligada aos poderes da natureza, sendo possível encontrar xamãs nas comunidades para que pudessem lidar com os enfermos a partir da magia mapuche;
- As mulheres se dedicavam à cerâmica e tecelaria (atividades que até hoje são feitas nas comunidades atuais e atraem muitos turistas);
- Existiam diferentes cerimônias para celebrar e agradecer a natureza. Por exemplo a Nguillatun, que é uma cerimônia religiosa de 4 dias de duração, onde os Mapuches celebram e agradecem tudo que a natureza dá ao homem.
Apesar da separação, é possível encontrar até hoje comunidades que fazem esses rituais. Da mesma forma, nós também podemos agradecer nossas bênçãos nos conectando com a espiritualidade. Converse com nossos especialistas e aprenda as melhores maneiras.
Igualmente, existe outra tradição que faz parte das celebrações Mapuche até hoje, que é o We Tripantu.
Como funciona a celebração do We Tripantu?
Como maneira de preservar sua cultura ancestral, as comunidades Mapuches ainda fazem muitas comemorações, magia mapuche e rituais que eram feitos antigamente, e um deles é o We Tripantu.
Essa comemoração acontece entre os dias 21 e 24 de julho, e visa celebrar o renascimento da vida, ou, em outras palavras, o solstício de inverno. Pois é nesse momento que a natureza começa a mudar e:
- as chuvas retornam;
- os brotos começam a crescer;
- as águas dos rios se renovam por causa da chuva;
- os animais trocam suas peles;
- os pássaros aparecem mais cedo.
Assim, esse é o momento em que tudo na terra está sendo renovado, inclusive os seres. Da mesma forma, essa é uma celebração dedicada às colheitas, para que elas possam ser abundantes para todos.
Os mapuches hoje
Apesar de conseguirem manter grande parte da sua cultura ao longo dos séculos, os mapuches vem sofrendo novamente uma tentativa de diminuição do seu território.
Desde o começo, os mapuches buscaram proteger:
- seu espaço;
- seu povo;
- seus costumes.
Contudo, apesar de algumas comunidades trazerem vantagem econômica por causa do turismo, muitas empresas extrativistas ainda querem expandir seus limites, principalmente no território chileno.
De alguns anos para cá as empresas vêm avançando cada vez mais contra os mapuches, que, seguindo o exemplo de seus ancestrais, vêm defendendo seu território com toda a sua força.
Assim, desde o ano de 2019 (aproximadamente), grupos mapuche vem fazendo greves e manifestações para que o governo reconheça as terras como território mapuche e acabe com as invasões.
Mesmo com a riqueza da sua cultura, os Mapuches ainda têm muitos problemas a serem resolvidos. Porém sua herança ancestral os dá força para continuar, independente das adversidades. E você também pode buscar suas forças ancestrais compreendendo mais sobre suas relações familiares. Converse com nossos especialistas e encontre sua força.
Até a próxima!