A cultura celta é extremamente rica em divindades, e uma das mais conhecidas é Morrigan, deusa da batalha.
Apesar de muitos símbolos da cultura celta terem perdido sua força ao longo do tempo, Morrigan ainda é um símbolo forte até os dias atuais. Por isso, hoje vamos entender um pouco mais sobre a história dessa deusa celta e qual o seu poder.
Nesse texto você vai ver:
- Quem são os principais deuses celtas: a cultura celta tem uma infinidade de deuses, seus principais são Morrigan, Brigit, Dagda, Belenus, Epona, Cerridwen, e Taranis.
- Quem foi Morrigan: Morrigan é a deusa celta da guerra e da morte. Durante muito tempo ela foi retratada como uma divindade violenta, entretanto ela começou a ser relacionada com os ciclos e poder da natureza, já que a morte é parte desse ciclo.
- Culto à deusa Morrigan: às pessoas costumavam fazer orações à deus antes das batalhas para que ela os abençoasse, mas com o tempo começaram a pedir coisas como fartura, fertilidade e força.
- Oração â Morrigan;
- Meditação para se conectar com a energia da deusa.
Morrigan, deusa da cultura celta
Primeiramente, para que possamos entender quem foi Morrigan precisamos entender um pouco mais sobre a cultura celta. Por exemplo, você sabe quais são os principais deuses celtas?
Seja do sexo masculino ou feminino, as divindades celtas são extremamente poderosas, e grande parte deles (se não todos) tem alguma coisa que os liga às forças da natureza. Aí vão alguns dos principais:
- Brigit, deusa do fogo;
- Dagda, deus da magia;
- Epona, deusa protetora dos animais;
- Belenus, deus do sol;
- Cerridwen, deusa da transmutação e fertilidade.
- Taranis, deus do trovão.
Além de muitas outras divindades relacionadas às estações, animais e ofícios. Entretanto, a divindade considerada uma das mais poderosas da mitologia celta ainda é Morrigan, a deusa das batalhas.
Não somente ela era uma das mais fortes, mas também é uma divindade cultuada até hoje, principalmente na religião wicca. Então vamos conhecer um pouco da história dessa deusa e como sua energia pode ser usada.
E você também pode se conectar com as energias da espiritualidade com a ajuda das cartas de Tarot. Converse com nossos especialistas e saiba como!
Quem foi a deusa Morrigan?
Apesar de estar sempre relacionada com batalhas, a deusa Morrigan também tem outras figuras na cultura celta. Ela também é conhecida como:
- deusa da guerra;
- deusa da morte;
- deusa da fertilidade;
- matrona das bruxas e feiticeiras;
- uma das faces da deusa tríplice.
Além disso, Morrigan também é conhecida por suas premonições, e sempre que algo ruim vai acontecer, ela chega em forma de corvo para avisar.
Entretanto, em alguns escritos da época ela também pode ser encontrada como Morrigan deusa lobo ou enguia. Mas em todas as suas descrições, ela é uma figura ligada à morte.
Sendo assim, a deusa Morrigan muitas vezes é comparada com as valquírias da mitologia nórdica, que são as deusas encarregadas de levar os mortos em batalha para o Grande Salão dos mortos, Valhalla.
Mas por trás de tantos nomes, qual é a história de Morrigan, a deusa?
É isso que vamos ver!
Morrigan, a deusa na cultura celta
Apesar de ser uma das deusas mais poderosas da mitologia celta, a história de Morrigan não é tão conhecida, pois em cada escrito antigo que ela aparece, a deusa já está envolvida com alguma batalha e não se diz muito sobre sua origem.
Algumas escrituras relatam a deusa como alguém que dava força e coragem para que os guerreiros no campo de batalha atacassem seus inimigos. Em outras a deusa incita a guerra, e além de guerrear junto com os soldados, ela gosta de derramar sangue inimigo.
Mas durante muito tempo, ela ficou associada à presságios de morte, onde aparecia:
- e forma de corvo sobrevoando campos de batalha;
- em forma de lobo se alimentando de carcaças;
- na beira de um rio lavando o sangue da roupa que quem não sobreviveria.
Além disso, a ligação da deusa celta com maus presságios era tão grande que muitos a associaram ao aparecimento das Banshees, que eram seres malignos que também previam a morte.
Contudo, com o passar do tempo, mesmo com a ligação de Morrigan deusa com a morte, ela começou a ser associada à natureza, pois a morte faz parte de um ciclo de renovação.
Sendo assim, algumas pessoas começaram a adorar a deusa devido à energia que a conecta com a natureza, fazendo oferendas para bênçãos relacionadas à:
- sensualidade;
- fertilidade;
- força;
- fartura;
- transformação (início ou fim de um ciclo).
Então, para que essa conexão com a deusa seja feita, é possível usar a meditação, ou a própria oração da deusa. Além disso você também pode conseguir suas bênçãos com o auxílio das Runas. Converse com os nossos especialistas e saiba como se guiar com elas.
Oração para Morrigan, deusa celta
Essa oração vai te ajudar a entrar em contato com a energia da deusa Morrigan, seja para vencer alguma batalha pessoal ou para pedir suas forças de transformação. Então, respire fundo, pense nas bênçãos que você busca e repita:
Eu sou o canto das águas,
sou a figura com as bênçãos da Lua.
Eu sou o som dos rios e lagos,
a força dos mares e a chuva que rega os campos.
Eu sou as estrelas brilhando na noite,
a luz que vai contra a escuridão
e a tempestade que muda a tarde.
Sou eu quem construo o meu caminho!
Eu sou a força que surge em momentos de fraqueza,
e sou guerreira em cada momento da minha vida.
Eu sou a mulher que não se esconde ou tem mistérios.
Eu sou a dama da noite, a senhora da magia, o sexo forte.
No meu corpo vive a chama da obstinação!
Não tenho medo da morte, pois ela caminha comigo nesse ciclo
e aprecia a vida que reina sobre mim.
Caminhando na linha tênue do destino
sou a bruxa forjada pela mão da deusa,
sou a verdade, a arte, a prosa, o começo, o meio e o fim.
Que assim seja!
Como se conectar com a energia da deus na meditação
Outra maneira de se conectar com essa divindade é por meio da meditação. Então, aí vão algumas dicas de como fazê-la.
- Faça em um lugar escuro onde você não será interrompida;
- Coloque uma música calma de fundo, de preferência que tenha o instrumento gaita de fole;
- Acenda um incenso de mirra, sálvia ou dama da noite;
- Acenda uma vela preta, cinza ou branca (cores associadas à deusa);
- Se quiser potencializar ainda mais essa conexão pode usar os cristais ametista, obsidiana, ônix, cristal negro ou turmalina negra.
Com o seu espaço pronto, respire profundamente e busque se conectar com a energia de Morrigan, refletindo sobre os campos em que você precisa da ajuda dela. Então, sinta a energia da deusa chegando até você, e quando sua meditação terminar, agradeça a deusa e siga com sua rotina normalmente.
E é assim que você consegue se conectar com Morrigan, a deusa das deusas. Então, agora que você já sabe como essa divindade pode te ajudar, é só buscar sua orientação para os caminhos da sua vida.
E para potencializar ainda mais as vibrações recebidas por essa deusa, faça uma simpatia para ter harmonia, e veja sua vida ficar cada vez melhor. Fale com nossos especialistas e aprenda as melhores simpatias.
Nos vemos na próxima, até mais!