Que a mitologia grega tem muitas personalidade famosas nós sabemos, mas você conhece a história do deus Hermes?
Muito conhecido por causa de suas sandálias com asas, o deus grego Hermes, além de ter sua própria história, está presente em vários mitos da cultura grega. Então, hoje vamos conhecer mais sobre essa divindade e como ele era cultuado.
Nesse texto você vai ver:
- Qual é a origem de Hermes: Hermes é filho de Zeus com uma ninfa chamada Maia, e muitos acreditam que ele nasceu na cidade de Arcádia, na Grécia;
- Quem é esse deus: conhecido por muitos como deus mensageiro, Hermes sempre foi extremamente inteligente e astuto, por isso ele foi ganhando vários títulos ao longo dos anos;
- Quantos títulos possui Hermes: Além de ser o mensageiro Hermes é conhecido como o protetor dos viajantes, deus dos ladrões, deus dos atletas, deus ca comunicação e deus da velocidade;
- Como esse deus é representado: as imagens de Hermes mostram sempre uma figura jovial, atlética e ele sempre está com um sapato alado, o caduceu (cajado) e um chapéu de viajante;
- O culto a Hermes: para honrar o deus eram feitos vários festivais, e eles sempre envolviam oferendas, competições atléticas e a confecção de estátuas de Hermes;
- Relação do deus com as Olimpíadas: as competições feitas nos festivais para Hermes foram ficando tão famosas que acredita-se que foram elas que deram início ao que conhecemos hoje como Olimpíadas.
A origem do deus Hermes
Ao falarmos de Hermes, a primeira coisa que vem na mente das pessoas é a sandália alada, contudo, ele fazia muito mais do que ficar correndo por aí.
Sendo assim, qual a história de Hermes?
Antes de tudo, precisamos entender qual é o significado de Hermes, pois apesar de ser conhecido como mensageiro dos deuses, ele exerceu muitas funções no Olimpo, e uma delas está relacionada ao significado de seu nome.
Em uma tradução básica, Hermes significa marcador de fronteiras, e uma das coisas que ele fazia era guiar as almas perdidas para o submundo.
Além disso, ele também era conhecido por fazer a conexão entre as pessoas e os deuses. Entretanto, se você quer fazer essa conexão mesmo sem essa divindade, as cartas de Tarot podem te ajudar. Converse com nossos especialistas e saiba como se comunicar com a espiritualidade por meio das cartas.
Contudo, como eu disse antes, o deus Hermes teve muitas funções diferentes no Olimpo, então, vamos conhecer mais sobre a sua história.
Quem é Hermes, deus da velocidade
Filho de Zeus com uma ninfa chamada Maia, Hermes é conhecido por sua inteligência e agilidade. Além disso, suas habilidades também envolviam:
- diplomacia;
- comunicação;
- carisma;
- enganação.
Assim, Hermes demonstrou inteligência logo nos primeiros anos de vida, pois foi o responsável pela invenção:
- do fogo;
- da lira (instrumento musical parecido com uma harpa);
- do alfabeto.
De acordo com a mitologia, ainda pequeno o deus Hermes roubou gado de seu irmão Apolo, então, para fugir da ira do deus do Sol, ele colocou suas sandálias ao contrário, com o intuito de confundir as buscas.
Vendo isso, Zeus fez com que Hermes entregasse a sua lira como pedido de desculpas a Apolo. O deus do sol ficou tão feliz com o presente que além de perdoar o irmão, entregou a ele o caduceu, um cajado com duas cobras entrelaçadas, símbolo da cura e da paz.
Conforme ele cresceu, Hermes ganhou cada vez mais espaço entre os deuses, e com isso, algumas funções também.
Os títulos de Hermes
Anteriormente vimos que Hermes tinha várias habilidades, e por causa delas ele recebeu diferentes títulos e funções no Olimpo, são elas:
- deus da comunicação: ele recebeu esse título devido à sua inteligência e diplomacia. Além disso, era Hermes quem fazia a conexão entre os humanos e os deuses;
- deus dos viajantes: conhecido por guiar as almas dos mortos em sua travessia para o submundo, o deus grego também ganhou esse título;
- deus dos comerciantes: conhecido dessa maneira também por causa das suas habilidades sociais;
- deus dos ladrões: por usar sua diplomacia e agilidade para enganar algumas pessoas, o deus grego Hermes também era venerado pelos ladrões e trapaceiros;
- deus da velocidade: na mitologia grega Hermes é mais conhecido como o deus mensageiro, isso porque além de fazer a conexão entre os deuses e os humanos, ele também enviava mensagens dos deuses para outros deuses (e reinos). Para que pudesse fazer isso com agilidade ele ganhou as sandálias aladas, razão do título recebido;
- protetor dos atletas: por estar sempre ‘correndo’, Hermes era representado como uma figura atlética e jovem, por isso muitos atletas o reverenciavam.
Além disso, ele também era conhecido por ser galanteador, tendo vários filhos (assim como seu pai Zeus). Um de seus filhos mais conhecidos é o deus das florestas Pã, que teve uma trágica história de amor, de onde se originou a sua flauta.
E se assim como Pã você teve ou está com problemas no amor, temos vários especialistas que podem te ajudar. Sendo assim, converse com nossos consultores e abra os seus caminhos para o amor.
Como ele é representado?
Tanto em pinturas quanto em estátuas, o deus Hermes era retratado de uma maneira jovial e com um corpo atlético. Contudo, além dos sapatos alados, ele também tinha alguns símbolos que estavam sempre com ele:
- Caduceu: o caduceu é o cajado que Hermes ganhou de seu irmão Apolo. Símbolo da cura e da paz, ele é um cajado com duas cobras entrelaçadas ao redor dele e com asas no topo (conhecido por muitos como o símbolo da contabilidade);
- Pétaso: apesar de muitos descreverem o deus usando um elmo, aquilo na verdade é um chapéu de viajante muito usado na Grécia Antiga, chamado pétaso, e ele costumava ser feito de palha ou couro.
O culto à divindade
Assim como a maioria das divindades na mitologia grega, o deus Hermes era conhecido e amado por toda a Grécia, principalmente em Arcádia, cidade onde acreditavam que ele tinha nascido.
Com isso, o culto ao deus da comunicação era bem comum, e haviam vários templos espalhados em sua homenagem. Além disso, foram criados vários festivais em sua homenagem, e o mais famoso deles era o Hermaia. Nesses festivais as pessoas costumavam:
- construir estátuas de Hermes;
- faziam oferendas (principalmente de morangos);
- realizavam competições atléticas.
E é por causa dessas competições que relacionamos o deus a um costume que temos até os dias de hoje.
O deus grego e as Olimpíadas
Anteriormente vimos que um dos títulos de Hermes era de protetor dos atletas. Com isso, nos festivais de homenagem a ele, as pessoas costumavam fazer competições de diferentes esportes, além de apresentações artísticas.
Essas apresentações, assim como os esportes também envolviam agilidade e destreza, e é o que hoje conhecemos como ginástica artística.
Por causa dessas apresentações e competições, muitas pessoas dizem que foram os cultos ao deus Hermes que colocaram os primeiros indícios do que hoje conhecemos como Olimpíadas.
Enfim, espero ter te ajudado e entender mais sobre quem é Hermes e qual foi sua importância para a mitologia grega. E se você precisar se comunicar com a espiritualidade mas não sabe como, além do deus mensageiro também é possível pedir ajuda ao Baralho Cigano. Então, fale com nossos especialistas e descubra como fazer essa conexão com as cartas.
Até a próxima!