Conhecido como o Orixá da Natureza, Oxóssi é uma figura muito importante na crença das religiões de origem africana, como Candomblé e Umbanda, E assim como os outros Orixás, existe um dia dedicado a ele, 20 de Janeiro.
Por isso, para que você possa honrá-lo da melhor maneira, hoje vamos conhecer a história e as características desse Orixá tão poderoso.
Quem é Oxóssi, o Orixá da Natureza?
Com uma forte ligação com a natureza, Oxóssi é associado a tudo aquilo que é natural e as artes. Além disso, ele também é conhecido como o Orixá das:
- matas;
- animais;
- caça;
- fartura de alimentos.
Assim, Oxóssi nos ajuda a enaltecer a natureza e tudo o que ela proporciona de maneira sábia e moderada. Por isso quem está em sintonia com esse Orixá pode sempre esperar retribuições positivas, pois ele busca no mundo tudo o que é naturalmente de bom.
Além disso, seu contato e sintonia com a natureza fazem dele um guerreiro muito virtuoso e sábio, pois está sempre em equilíbrio com o ambiente.
Outras características de Oxóssi
Apesar de ser conhecido como Orixá da caça e da arte, muitas pessoas também buscam Oxóssi para:
- encontrar um novo emprego;
- melhorar as condições de trabalho;
- garantir seu sustento diário.
Para isso, elas costumam fazer rituais que envolvem:
- Dia da semana do Orixá: muitas pessoas o relacionam com a quinta-feira, e priorizam esse dia para rituais envolvendo Oxóssi;
- Cores do Orixá: as principais cores ligadas a ele são azul, turquesa e verde que representam a natureza, os rios, a floresta e a mata;
- Símbolos do Orixá: os principais símbolos de Oxóssi são o arco e flecha, o que é usado como amuleto por algumas pessoas;
- Saudação: para se conectar com a energia de Oxóssi e honrá-lo, as pessoas também usam sua saudação, que é ‘Okê arô’.
Mas além de pedir a ajuda de Oxóssi, muitas pessoas também procuram orientação no Jogo de Búzios, e não só para o trabalho. Fale com nossos especialistas e descubra como abrir seus caminhos com os Búzios!
Contudo, para que você entenda mais sobre os poderes de Oxóssi, vamos conhecer a história desse Orixá.
Conhecendo a história de Oxóssi
De origem iorubá, Oxóssi significa ‘guardião popular’. Ele é filho de Oxalá e Iemanjá, e é considerado o Rei de Ketu (uma nação candomblé). Isso porque ele salvou a população de um dos pássaros de Eleyé e, por consequência, quebrou um feitiço que foi lançado sobre eles.
Segundo a lenda, apenas uma flecha é suficiente para o Orixá matar seu alvo, e foi exatamente assim que Oxóssi eliminou o pássaro. Assim, por conta dessa história, ele também ficou conhecido como ‘Otokan Soso’, uma expressão que significa ‘guerreiro que precisa somente de uma flecha, já que nunca erra o alvo’.
Antigamente a presença de Oxóssi era muito forte na região onde era rei, mas seu culto foi diminuindo com o tempo, até ficar praticamente extinto.
Entretanto, no Brasil e em algumas regiões, a presença de Oxóssi permanece com a mesma força.
Como são os Filhos de Oxóssi?
Os Filhos dos Orixás são pessoas que costumam carregar características do próprio Orixá e fazer trabalhos relacionados a ele. Sendo assim, os Filhos de Oxóssi também carregam suas características. Geralmente eles são:
- comunicativos;
- agradáveis;
- bem humorados;
- focados;
- determinados;
- fiéis (tanto no romance quanto na amizade).
Além disso, eles têm uma energia vital muito forte, características muito ligadas à guerreiros e lutadores.
Contudo, os Filhos de Oxóssi são extremamente dedicados aos seus relacionamentos, e se magoam com facilidade. Por isso, se você quer manter sua amizade ou relacionamento romântico com essa pessoa, não tente enganá-lo.
E se você está com problemas ou tem dúvidas em relação à sua vida amorosa, pode pedir conselhos aos oráculos do amor. Fale com nossos especialistas e alcance o relacionamento que você merece!
Sincretismo do Orixá com São Sebastião
Alguns Orixás costumam ser relacionados com os Santos do Catolicismo, e o mesmo acontece com Oxóssi. Ele costuma ser relacionado a São Sebastião.
Esse Santo tem uma história de resistência ao tentar pregar a fé Cristã e motivar prisioneiros torturados, mesmo sendo homens perseguidos pelo Império Romano.
Por consequência, São Sebastião foi condenado à morte e foi executado com flechadas, mas resistiu e acabou sendo morto de outra forma. Assim, o fato de ter resistido às flechadas, o relaciona com Oxóssi, já que a flecha é o principal símbolo desse Orixá.
Em alguns locais do país, o sincretismo pode se dar de outra forma. No estado da Bahia, por exemplo, o Orixá é sincretizado com São Jorge, santo conhecido por sua garra, força e por não ter medo daquilo que encontra em seu caminho.
Enfim, agora que você conhece a força e a história de Oxóssi, também pode comemorar o seu dia e aproveitar as energias desse Orixá para conquistar suas metas. Você também pode guiar seu caminho com a ajuda do Tarot. Fale com nossos especialistas e saiba como alcançar o sucesso com as cartas!
Até a próxima!