Geralmente, quando as pessoas falam de relacionamentos tóxicos, o foco está vida amorosa, mas você sabia que esse não é o único tipo de relacionamento tóxico que existe?
Pois bem, hoje vamos ver como identificar um relacionamento tóxico e o que esse tipo de relação pode fazer com nosso corpo e nossa mente.
O que são relacionamentos tóxicos?
Ao longo de nossas vidas, precisamos lidar com vários tipos de pessoa, seja em:
- escola;
- família;
- amigos;
- trabalho.
Entretanto, se existe contato entre as pessoas, existe a chance de surgir um relacionamento tóxico. E infelizmente, a maioria das pessoas só consegue identificar esse tipo de relação quando já está sofrendo com isso.
Até porque, não temos como saber se uma pessoa é tóxica só de olhar para ela.
Mas afinal, o que é considerado um relacionamento tóxico?
Diferente dos relacionamentos comuns, o tóxico acontece quando uma pessoa (ou mais) age de maneira prejudicial em relação à outra.
Sendo assim, para te ajudar a entender mais sobre o que é um relacionamento abusivo e tóxico, vamos ver o que eles nos causam e como identificá-los em nosso dia-a-dia.
Mas se além disso você tem outras dúvidas sobre seu relacionamento, peça ajuda ao Tarot. Converse com nossos especialistas e consiga as respostas que procura!
O que uma relação tóxica pode causar?
Infelizmente, relacionamentos tóxicos fazem parte da nossa vida, seja com o chefe que vive gritando mas não aceita sua demissão ou com a amiga que quer ser igual a você.
Contudo, quando aceitamos ficar nesse tipo de relacionamento, isso pode nos afetar de diferentes maneiras, como:
- nossa saúde mental fica cada vez mais prejudicada;
- ficamos emocionalmente esgotados;
- em casos de muitos estresse, nosso corpo começa a ser afetado fisicamente, surgindo problemas de estômago, falta de sono, problemas cardiovasculares;
- em alguns casos, a pessoa nos isola de todo mundo que conhecemos, impedindo nosso contato com qualquer pessoa que não seja ela ou faça parte do seu círculo.
Além disso, quando passamos por um relacionamento tóxico, fica bem difícil confiar em outra pessoa e seguir em frente.
O que é um relacionamento tóxico na amizade?
Muitas vezes, os amigos são descritos como os irmãos que nós escolhemos, entretanto, nem sempre a outra metade desse relacionamento pensa assim.
Existem pessoas que usam as amizades para proveito próprio, sempre pensando em como esse relacionamento pode dar vantagem a ela.
Então para que você possa se livrar da energia negativa dessa pessoa e se poupar emocional e mentalmente, aí vão algumas dicas de como identificar um relacionamento tóxico na amizade.
Sinais de relacionamentos tóxicos: Amizade
- Falta de apoio: raramente essa pessoa está do seu lado nos momentos ruins ou se preocupa em oferecer apoio emocional em períodos de dificuldade;
- Competição: a pessoa está sempre tentando te superar, tanto nos momentos felizes quanto nos tristes. Em outras palavras, ou ela ‘está mais feliz’ do que você, ou a vida dela é mais sofrida;
- Manipulação emocional: nesse caso eles se aproveitam de seu sentimento para conseguir o que querem por meio de chantagens ou jogos psicológicos;
- Críticas constantes: aqui não me refiro a críticas construtivas, e sim ao hábito de falar mal de absolutamente tudo relacionado a você ou seus hábitos;
- Fofocas ou traições: geralmente essa pessoa está sempre contando seus segredos ou comentando sobre a sua vida, fazendo com que ela seja uma amizade confiável;
- Ciúmes: a pessoa te impede de fazer novas amizades ou de passar algum tempo sem ela com outras pessoas, até mesmo familiares.
O que é um relacionamento tóxico no amor?
Provavelmente o mais falado, os relacionamentos tóxicos na vida amorosa são extremamente comuns. Contudo, podem ser também os que mais machucam.
Então, se você não está feliz em seu relacionamento ou reconhece algumas das características a seguir, esse é um sinal para que você saia desse relacionamento o quanto antes.
Sinais de relacionamentos tóxicos: Amor
Além de sinais como a manipulação emocional e a falta de apoio, outros traços de relacionamentos tóxicos são:
- Falta de comunicação: se vocês quase não conversam e estão sempre se desentendendo, esse pode ser um sinal de que vocês não estão na mesma sintonia;
- Ciúmes e possessividade: querer controlar o seu contato com as outras pessoas ou até proibi-lo é um grande sinal de toxicidade no relacionamento;
- Abusos: sejam eles verbais ou emocionais, esse é um sinal de que a pessoa não te respeita. Ou seja, estará constantemente te humilhando;
- Violência física: independente da intensidade, esse é um sinal de que você está em perigo, pois essa pessoa não sabe lidar com suas emoções e pode acabar se descontrolando e te machucando gravemente;
- Dependência emocional: por mais que muitas pessoas vejam isso como algo romântico, depender da outra pessoa para seu bem-estar e felicidade não é algo saudável.
Porém, se mesmo reconhecendo os sinais você tem dificuldade para se livrar de um relacionamento tóxico, você pode fazer uma simpatia para afastar essa pessoa e se ver livre desse relacionamento. Fale com nossos especialistas e saiba como!
Relacionamento tóxico na família
Por mais que a maioria das pessoas negue, existe sim relacionamento tóxico em famílias.
Inclusive, eles são os mais difíceis de mudar, pois se trata de pessoas que nos viram crescer e convivem conosco no dia-a-dia.
Além disso, eles também são mais difíceis de reconhecer, pois aquela é a rotina em que crescemos, e para nós, alguns hábitos são normais.
Contudo, aí vão alguns sinais de toxicidade na família para que você possa reconhecê-los.
Sinais de relacionamentos tóxicos: Família
- Doação total: desistir de fazer o que você gosta ou dividir tudo o que você tem com a sua família não é algo saudável, pois todos precisamos de individualidade;
- Falta de privacidade: ter pessoas invadindo sua privacidade o tempo inteiro também é algo comum em relacionamentos familiares tóxicos. Por exemplo, entram no seu quarto sem bater ou mexem nas suas coisas sem permissão;
- Chantagem emocional: às vezes é algo que nem a pessoa percebe que está fazendo, porém dramas e joguinhos emocionais também são comuns nesse tipo de relacionamento;
- Negligência: seja ela emocional ou física, esse também é um traço forte em relacionamentos familiares tóxicos;
- Comparações: principalmente entre irmãos, esse tipo de hábito além de enfraquecer a relação com a mãe ou pessoa que faz essa comparação, também enfraquece a relação entre irmãos;
- Falta de apoio: mesmo entre familiares, a falta de apoio e competição também é um sinal de toxicidade no relacionamento.
Infelizmente, no relacionamento familiar é muito mais difícil lidar com esse tipo de problema, entretanto, você também pode buscar ajuda com o Baralho Cigano. Fale com nossos especialistas e veja como as cartas te ajudam a melhorar seus relacionamentos!
Enfim, independente de onde vem, relacionamentos tóxicos podem acabar prejudicando nosso desenvolvimento pessoal, emocional e espiritual, sendo assim, procure se afastar deles o mais rápido possível. E não se esqueça, sua prioridade é você sempre!
Até a próxima!