Você sente que tem problemas na sua vida que não sabe exatamente de onde vieram ou como resolvê-los? Pode parecer clichê, mas isso pode ter tudo a ver com a sua família. Nós temos o hábito de incorporar o destino de familiares sem nem nos darmos conta, gerando dificuldades pessoais, problemas de relacionamento e outras questões, pois repetimos padrões e comportamentos que não são necessariamente nossos. Isso soa familiar? Então você deveria procurar a Constelação Familiar.
O que é Constelação Familiar?
Esta é uma técnica desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger na década de 70. Ela visa remover bloqueios amorosos presentes em diferentes gerações da família reconstruindo a sua árvore genealógica. Através dela é possível enfrentar medos, traumas, desafetos e descobre relacionamentos mais intrínsecos do que você poderia imaginar, tanto com parentes vivos quanto mortos, conhecidos ou não.
Constelação Familiar é a mesma coisa que terapia de família?
Não. Na terapia de família todos os membros envolvidos no conflito participam do processo, enquanto que a Constelação Familiar é trabalhada apenas com você.
Normalmente são realizados workshops em grupo e você consegue trabalhar um tema específico em apenas uma sessão de 45 minutos.
Por exemplo: você tem um problema com seu parceiro. Você leva até o grupo, conversa com o terapeuta e escolhe as pessoas que vão representar os membros de sua família. Você não conhece essas pessoas e todos estão lá para resolverem questões, ou seja, não precisa se preocupar com o que os outros vão pensar, pois todos têm problemas.
O terapeuta então começa a perceber a dinâmica da sua família e a ajuda a colocar o sistema em ordem. Cada parente vai ficar e atuar como deve e assim você ficará em um lugar mais libertador.
A ideia da Constelação Familiar é trazer a reconciliação. Quando você aceitar que seus antepassados fizeram o melhor que podiam, que a dor deles não precisa ser a sua, estará pronta para então assumir o seu destino e o de mais ninguém.
Essa reconciliação é feita através de 3 rituais:
- Fila dos ancestrais – onde você honra suas origens e os seus antepassados.
- Reverência – você vai se curvar diante dos seus ancestrais, demonstrando respeito e compreensão.
- Deitar-se diante dos mortos – indica respeito pela dor de quem já morreu, assim como a ajuda a romper com a identificação que você sente.
Quando procurar a Constelação Familiar?
O processo terapêutico ajuda as pessoas que têm questões como:
- Problemas de saúde
- Perdas/ luto
- Comportamento destrutivo
- Relação com trabalho e dinheiro
- Dificuldade de relacionamentos
- Dependência
A técnica está cada vez mais popular e muitos advogados de família começaram a aplicá-la para resolver conflitos de separação, guarda dos filhos, pensão e outros.
Você sente que precisa de uma ajuda extra? Talvez a Constelação Familiar seja uma boa opção. Pesquise por terapeutas em sua cidade e experimente. Se sentir bem com seus familiares, perdoar os erros dos outros é metade do caminho para conseguir viver a sua vida de maneira plena e original!
Não deixe de ler:
- Sinais que indicam que o namoro não vai dar certo
- Veja os nomes masculinos bonitos para seu filho
- Aprenda a oração de São Jorge
- Lindos nomes para meninas