A gravidez é um momento mágico na vida da mulher. É quando estamos gerando uma vida e, ao mesmo tempo, nos preparando para grandes mudanças. Acontece que, por mais mágico que esse momento possa ser, ele vem acompanhado de muitos desconfortos físicos e emocionais.
Infelizmente, muitos remédios devem ser evitados neste período, pois podem afetar o desenvolvimento do bebê. Assim, a melhor opção para aliviar esses incômodos da gravidez acaba sendo a aromaterapia para gestantes.
A atuação da aromaterapia ocorre por meio do olfato. O perfume dos óleos essenciais gera uma resposta neuropsíquica, que mexe com nossas emoções de forma positiva, através do sistema nervoso.
Benefícios da Aromaterapia para gestantes
- Ameniza os sintomas do enjoo;
- Reduz as dores de cabeça;
- Combate e auxilia no tratamento da depressão, baixa autoestima, ansiedade, tensão, nervosismo e insônia;
- Reduz mudanças bruscas de humor;
- Acalma a mente;
- Diminui a celulite e estria;
- Reduz os desconfortos causados por gases, prisão de ventre ou má digestão;
- Diminui a retenção de líquidos;
- Melhora a concentração;
- Aumenta o apetite sexual;
- Combate as dores musculares.
Aromaterapia na gravidez – cuidados a serem tomados
A aromaterapia é uma terapia alternativa que ajuda muito nesta fase de gestação. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados. Confira abaixo:
Diluição
Gestantes não podem aplicar óleo essencial puro diretamente na pele. Ele pode desencadear uma reação alérgica.
Além disso, em contato direto com a pele, o óleo cai rapidamente na corrente sanguínea, ultrapassa a placenta e pode atingir o feto. Esse contato com o óleo pode acarretar intoxicação e má formação.
Para realizar a aromaterapia na gravidez, a mulher deve diluir muito bem os óleos essenciais, principalmente aqueles que precisam entrar em contato com a pele.
A maneira mais indicada é diluir algumas gotas em água e colocar em um aromatizador.
Outra forma de fazer a aromaterapia para gestantes é utilizando óleo vegetal como diluidor, que, além de diminuir as toxinas, possui poder terapêutico.
Os banhos também são boas opções. Escolha uma fragrância e pingue uma gotinha em seu sabonete neutro.
Dosagem
A recomendação é de que a grávida use apenas 25% de uma dosagem mínima recomendada.
Óleos essenciais para gestantes
A mulher também precisa estar atenta a quais óleos usar na aromaterapia para gestantes, já que alguns devem ser evitados durante a gravidez. Por isso, fizemos uma lista dos óleos essenciais para gestantes. Se deseja usar outros, procure um especialista, ok?
Bergamota – Este óleo tem um toque cítrico e é ótimo para quem tem ansiedade, insônia e medos. Faça um banho com uma gotinha dele e desfrute os seus benefícios.
Grapefruit – É um óleo relaxante e antidepressivo. Ideal para o começo da gravidez, quando sentimos fortes mudanças de humor. Dilua três gotinhas em um pouco de água e coloque em um aromatizador a vela ou elétrico.
Lavanda – Um clássico da aromaterapia para gestantes, ajuda a acalmar a mente e a diminuir dores de cabeça, que podem ocorrer no primeiro trimestre. Dilua duas gotas em uma colher de óleo de amêndoas e aplique na testa, massageando delicadamente.
Limão – Este é ótimo para diminuir celulite. Dilua algumas gotas em um pouco de óleo de amêndoas e espalhe na área afetada. Se estiver se sentindo desanimada, deprimida e com falta de concentração, use em um aromatizador.
Tangerina – Sabe o enjoo matinal? Pois este é o óleo que pode te ajudar. Tanto como aromatizador quanto com massagem, é uma ótima opção para esse mal estar.
Manjerona – Faça uma massagem ou compressa na barriga com a mistura desse aroma com óleo de amêndoas e veja o desconforto causado pelos gases e pela indigestão irem embora. Também ajuda a combater a insônia.
Laranja – Este é o óleo da aromaterapia para gestantes. Ajuda a combater prisão de ventre, enjoo, gases, retenção de líquido e celulite se usado como óleo de massagem. Como aromatizador, tranquiliza a oscilação de humor, a tensão, ansiedade e insônia.
Patchouli – Para prevenir estrias, use uma mistura de uma gota de óleo com 30 ml de óleo de amêndoas como hidratante. O patchouli também é afrodisíaco, que pode ajudar a dar uma movimentada na vida sexual.
Vertiver – Ajuda a combater dores musculares, comuns no final da gestação. Peça para o seu parceiro fazer massagem nas suas costas e aproveitem o momento de intimidade para namorar, já que este óleo também é afrodisíaco.
Óleos essenciais que devem ser evitados durante a gravidez
- Alecrim;
- Cedro;
- Sálvia esclareia;
- Junípero;
- Manjericão;
- Manjerona;
- Mirra;
- Canela;
- Erva doce;
- Hortelã;
- Pimenta negra;
- Tomilho.
Antes de fazer qualquer tratamento, fale com seu médico e peça indicação de um especialista. Eles vão te ajudar a encontrar a melhor maneira de aliviar os desconfortos desse período!
Para entender melhor como usar a aromaterapia para gestantes ao seu favor, você pode fazer o Curso de Aromaterapia. Nele, você irá aprender:
- A parte química e fisiológica por trás da aromaterapia e seus efeitos benéficos;
- A fazer perfumes, cremes redutores, anti-idade, máscaras e outros produtos de beleza;
- A fazer combinação de aromas;
- A usar as propriedades das ervas para aliviar sintomas físicos, mentais e emocionais.
Saiba mais sobre o curso no vídeo abaixo, com a aromaterapeuta Fabíola Cota: