Em quase todos os textos de relacionamentos e sucesso que escrevemos colocamos a palavra autoestima, mas você sabe o que ela significa? Você já parou para se perguntar o que é autoestima e como ela influencia a sua vida?
Afinal, o que é autoestima e qual é a sua influência?
A autoestima começa a ser construída na infância, quando recebemos ou não apoio de nossos pais. Isso não significa ser elogiado o tempo todo, mas ser ouvido, ter liberdade para se expressar, tentar e errar.
Ela está relacionada com a nossa autoconfiança e ao autorrespeito e tudo isso faz parte de quem somos e como lidamos com o mundo. Uma pessoa com boa autoestima, por exemplo, enfrenta desafios e luta pelo que acredita com a cabeça erguida, sem medo de falar o que pensa. Se sente adequada, competente e, o mais importante de tudo, merecedora. Sabe que trabalhou duro e merece uma promoção no trabalho ou um aumento. Como ela se respeita, recebe o respeito também do outro.
Já uma pessoa com baixa autoestima é insegura, não fala o que pensa, vive para agradar os outros, é indecisa e tem mais chances de ter depressão. Ela está sempre em relacionamentos destrutivos, pois não acredita que mereça algo melhor. Como ela não se respeita e não se ama, não vai receber nada positivo dos outros.
Todos os nossos relacionamentos são influenciados pela autoestima, desde o trabalho, casamento, família e amigos, pois ela revela como você será com as pessoas e que espaço terá para se realizar com cada uma. Se você tiver um senso de autorrespeito apurado, vai conseguir manter relações saudáveis, impondo seu espaço e recebendo carinho e sucesso de maneira satisfatória.
Se o seu caso for o contrário, terá tendência a não se expressar, deixar as pessoas passarem por cima de você, se anular para agradar o outro e ainda deixar passar oportunidades interessantes, pois acha que não seja digna delas.
Como ter mais autoestima?
Autoestima não se constrói de fora para dentro, ou seja, se você é insegura consigo, não vai se sentir melhor ao ser aplaudida ou elogiada. A única coisa que realmente ajuda a fortalecer o amor próprio é uma autoanálise intensa. Tem gente que consegue fazer sozinha, com a ajuda de terapias alternativas como florais, mas para outras é mais complicado e é necessário procurar um psicólogo. É um processo dolorido e longo, mas vale muito a pena, pois quando você se aprova, os outros vão aprová-la e respeitá-la e vai finalmente viver todo o seu potencial.
Saiba mais:
- Como fazer uma reflexão do dia?
- Leia frases de motivação no trabalho
- Descubra como identificar uma mentira
- Inspire-se com frases de orgulho ferido e supere esta situação