Você tem dormido mal? Acorda cansada e passa o dia todo sonolenta? Pode ter algum distúrbio do sono, já parou para pensar? São problemas que atrapalham nosso descanso e são causados por diversos fatores. O Instituto do Sono, de São Paulo, é referência mundial no assunto e listou os principais distúrbios do sono.
Veja se algum destes problemas lhe soa familiar
Distúrbios do sono – Insônia
É a dificuldade em pegar no sono ou acordar várias vezes durante a noite, tendo então problemas para adormecer novamente. No dia seguinte você tem a sensação de que não descansou, fica sonolenta e mau humorada.
Causas: Existem diversas causas para a insônia, como a ansiedade, depressão, o estresse; a utilização de alguns medicamentos, hábitos inadequados, como fumar e beber em excesso, outros distúrbios do sono como apnéia; algumas doenças respiratórias ou que causam dor e distúrbios hormonais.
Tratamentos: O tratamento depende do que leva o paciente a ter insônia e varia de terapias alternativas (como aromaterapia para acalmar o estresse), acompanhamento psicológico e remédio.
Distúrbios do sono – Apnéia
É a interrupção ou diminuição da respiração durante o sono que pode causar o despertar. A pessoa costuma ter pausas respiratórias de mais de 10 segundos cerca de 5 vezes por hora. Alguns sintomas são ronco alto com paradas respiratórias e sono durante o dia.
Causas: Envelhecimento, alterações anatômicas e obesidade.
Tratamentos: Dependendo do caso, o tratamento pode ser o controle do peso, a utilização de aparelhos que facilitam a respiração ou até mesmo cirurgia corretiva.
Distúrbios do sono – Narcolepsia
É quando se tem um sono incontrolável o dia inteiro. É muito raro e causado pela falta de uma proteína no cérebro.
O tratamento é feito com medicamentos que aliviam os sintomas.
Distúrbios do sono – Bruxismo
Quando a pessoa range ou aperta os dentes enquanto dorme, gerando dores de cabeça, no rosto, desgaste dos dentes, desconforto ao morder e problemas na gengiva.
Causas: Ansiedade, estresse, problema de alinhamento dos dentes, outros distúrbios do sono, refluxo, entre outros.
Tratamento: Normalmente o paciente usa uma placa de resina que protege os dentes enquanto trata a causa deste distúrbio do sono.
Distúrbios do sono – Sonambulismo
Mais comum em crianças, o sonambulismo faz com que a pessoa fale ou ande dormindo. Quando o caso é mais intenso, é preciso tomar medidas de segurança para evitar acidentes.
Causas: Estresse, privação de sono, ansiedade, febre, mudanças na rotina, alguns medicamentos.
Tratamento: Não existe nenhum tratamento, o que se faz é olhar para as causas e ver como pode-se melhorar o quadro.
Distúrbios do sono – Síndrome das pernas inquietas
Trata-se da vontade incontrolável de movimentar as pernas para aliviar um desconforto. Como acontece com frequência antes de dormir, pode causar insônia.
Causas: Não se conhece a causa, mas é comum que essa síndrome aconteça durante a gravidez (passa depois do parto), em quem tem diabetes, doenças renais ou doença de Parkinson; em pessoas obesas, que fumam ou que tomam certos medicamentos.
Tratamentos: Se o distúrbio é decorrente de outra doença, o tratamento desta já melhora a síndrome, se não for o caso, existem alguns remédios que ajudam, assim como mudanças de hábito.
Como você pode ver, muitos distúrbios do sono estão ligados a um desequilíbrio na sua vida, como estresse e ansiedade. Procure ter uma rotina saudável, cuidar do seu peso e da sua alimentação, utilize técnicas de relaxamento e se, mesmo assim sentir que dorme mal, fale com o seu médico. Cuide da sua saúde para ter os caminhos sempre abertos à sua frente.
Leia também:
- Como escolher os nomes para meninas?
- Esclareça suas dúvidas sobre sexo na gravidez
- Quais são os sintomas de ansiedade?