Todos os povos sempre foram muito curiosos para saber do futuro. Os gregos, principalmente, usavam diversas formas de leituras como as estrelas, vegetais e até vísceras de animais mortos. Quem eram responsáveis por fazer essas leituras eram os oráculos e as sacerdotisas.
Apolo era um deus muito conhecido por suas adivinhações e seu templo era o mais popular em toda a Grécia antiga. Nele trabalham as pitonisas, sacerdotisas responsáveis pelas adivinhações.
Quem eram as Pitonisas?
Dizem as lendas que Hera, uma deusa muito ciumenta, mandou uma cobra píton vigiar de perto Leto, mãe de Apolo. Ele não gostou nada da ideia e matou o animal com suas flechas, ficando conhecido como Pítio. Por isso, todas as mulheres que trabalhavam em seu templo eram chamadas de Pitonisas.
Normalmente essas mulheres eram escolhidas das partes mais pobres da população, pois os gregos acreditavam que a riqueza impedia a visão do futuro. Para ser uma pitonisa, a mulher precisava aderir à castidade, ao desapego material e se trajar com descrição.
Uma vez ao ano, na primavera, pessoas de todos os lados do país vinham se consultar com as sacerdotisas de Apolo. Os líderes queriam conselhos sobre suas estratégias de guerra, os exploradores procuravam orientações para suas viagens e a população em geral queria previsões principalmente sobre saúde e dinheiro.
As pitonisas ficavam sentadas em cadeiras trípodes altas, de frente a uma abertura na terra, de onde saía um gás que as colocava em transe. A partir desse momento elas ficavam praticamente possuídas e davam as respostas tão desejadas.
Os preparativos para o evento eram duros e envolviam jejum de três dias, banho na fonte de Castália, ruminação de folhas de louro e diversos rituais. As mulheres chegavam a ficar dias em transe, mesmo após o fim da experiência.
Hoje em dia não existem mais pitonisas para consultarmos, mas os médiuns, videntes, tarólogos e outros esotéricos são capazes de tirar nossas dúvidas mais complexas e nos indicar caminhos para sairmos de situações desagradáveis. Você já experimentou? Aqui no Astrocentro existem diversos especialistas de áreas diferentes que podem ajudá-la a resolver o seu problema e a ter uma vida mais plena e feliz.
Leia também:
- Afinal, por que sonhamos?
- Traição tem perdão?
- Saiba como escolher nomes para meninos
- Quais são os sete pecados capitais?