O ser humano é um animal tão complexo que não adianta ver se uma pessoa é inteligente apenas pelo seu QI, ou seja, seu nível de capacidade de aprendizado. Mais do que saber ler, fazer contas e decifrar mistérios da ciência, nós precisamos lidar com nossos sentimentos, pois eles interferem diretamente em nossos relacionamentos.
Isso é o que é inteligência emocional: é a capacidade que temos de perceber, entender, avaliar e administrar nossas emoções, assim como a dos outros. É saber olhar para uma situação desfavorável, entender o que está acontecendo e descobrir a melhor maneira de lidar com ela. Ou ainda, reconhecer que tem um chefe difícil, sacar o que ele espera de você e entregar, sem grandes atritos.
Por que é importante saber o que é inteligência emocional?
Uma pessoa com inteligência emocional alta pode se dar melhor na vida do que uma com um QI de gênio, pois o mundo não é feito de fórmulas. Ela é autoconfiante, persistente, motivada, controlada, se dá melhor no ambiente de trabalho, em relacionamentos amorosos tem baixo nível de estresse e depressão e ainda se recupera mais rapidamente de uma situação traumática. Enquanto que uma pessoa muito inteligente pode travar diante de qualquer desafio. Percebe a diferença?
A inteligência emocional afeta como nos comportamos e reagimos aos acontecimentos a nossa volta. Para ter esse fator tão importante de sobrevivência, é preciso trabalhar o autoconhecimento, o autocontrole (não pode se desesperar a cada obstáculo), a motivação, as habilidades sociais e a empatia, que é a qualidade que temos de nos colocar no lugar do outro.
Veja abaixo alguns sinais de quem tem inteligência emocional alta:
- A pessoa gosta de conhecer e conversar com pessoas novas
- É um bom líder
- Conhece suas forças e fraquezas, e ainda sabe utilizá-las a seu favor
- Tem concentração para terminar uma tarefa
- Sabe reconhecer de onde vem os sentimentos. Por exemplo, se está com raiva, sabe o que causou
- Se dá bem com todos, o que não significa ser fofo e melhor amigo de todo mundo
- Apresenta comportamento ético e moral
- Supera situações desfavoráveis e traumas rapidamente
- Consegue “ler” o caráter do outro sem ser enganado por aparências
- Confia em seu instinto
- Sabe dizer não e respeitar os seus limites
Agora que você já sabe um pouco sobre o que é inteligência emocional e qual é a sua importância, está na hora de fazer uma análise do que você pode fazer para melhorar a sua, se sentir mais confiante e atingir seus sonhos com mais foco e rapidez!
Leia também:
- Afinal, por que sonhamos?
- Traição tem perdão?
- Saiba como escolher nomes para meninos
- Quais são os sete pecados capitais?