A maioria das pessoas imagina que o desapego significa viver com poucas coisas materiais, abrir mão do que é supérfulo e ter uma vida simples. Essa é uma maneira de ver, mas que parece muito difícil de ter na prática, já que vivemos em uma sociedade que quer sempre mais de tudo. Precisamos entender o que é desapego através de um outro ponto de vista, o do equilíbrio.
Afinal, o que é desapego?
Desapego é a capacidade de abrir mão de objetos, pessoas, ideias e situações. Por exemplo, para mudar de vida e seguir em frente precisamos abrir mão do que não nos serve mais. Essa é a parte mais difícil, mas quando conseguimos, nos tornamos pessoas mais calmas e receptivas às mudanças e imprevistos.
O apego está relacionado ao medo de perder, de que amanhã o que tanto amamos não estará mais aqui. Isso faz com que nos grudemos a coisas, pessoas e situações que não cabem mais em nossa vida. Quem nunca guardou um vestido antigo, pois a moda pode voltar? Quem não ficou em um relacionamento destrutivo com medo de ficar sozinha? São nesses momentos que precisamos aprender o desapego, que está ligado ao amor.
O mestre indiano Osho tem um texto chamado O Desapego que explica bem como essa relação funciona. Leia um trecho:
“Todas as nossas misérias e sofrimentos não são nada mais do que apego. Toda a nossa ignorância e escuridão é uma estranha combinação de mil e um apegos. Nós estamos apegados a coisas que serão levadas no momento da morte, ou mesmo, talvez, antes. Pode estar muito apegado ao dinheiro, mas pode ir à bancarrota amanhã. Pode estar muito apegado ao seu poder e posição, mas eles são como bolhas de sabão. Hoje eles estão aqui; amanhã eles não deixarão nem um traço. (…)
Todas as nossas posições, todos os nossos poderes, o nosso dinheiro, o nosso prestígio, respeitabilidade são todos bolhas de sabão. Não fique apegado a bolhas de sabão; senão, estará em contínua miséria e agonia. Essas bolhas de sabão não se importam por estar apegado a elas. Elas continuam arrebentando e desaparecendo no ar e deixando-o para trás com o coração ferido, com um fracasso, com uma profunda destruição de seu ego. Elas deixam-no triste, amargo, irritado, frustrado. Elas transformam a sua vida num inferno.
Compreender que a vida é feita da mesma matéria que os sonhos é a essência do caminho. Desapegue-se: viva no mundo, mas não seja do mundo. Viva no mundo, mas não permita que o mundo viva dentro de si. Lembre-se que ele é um belo sonho, porque tudo está mudando e desaparecendo.”
Estas sábias palavras exemplificam bem o que é desapego e podem incentivá-la a abrir mão, seguir em frente e abraçar o que a vida mandar, sempre pronta para soltar quando necessário.
Leia também:
- Descubra o que é mitologia
- Saiba como lidar com uma desilusão amorosa
- Entenda o que é o sentimento de culpa
- Superar o fim de um relacionamento não é fácil, mas é preciso!