O primeiro dos 10 mandamentos é: Amar a Deus sobre todas as coisas. Ele funciona como uma regra básica. Ele nos convida a crer, confiar e respeitar Deus. “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6,5).
Para o católico, tudo começa em Deus. Se você não o ama acima de tudo, não vai fazer o necessário para conquistar seu respeito e um espaço no céu. Podemos dizer que é preciso depositar confiança em Deus e em sua força para atingir a graça. Pode parecer fácil quando estamos em uma fase boa, mas quando a crise aperta é que devemos nos apoiar mais nele.
Existe uma história muito conhecida da Bíblia que ilustra bem este primeiro mandamento. É a de Jó, o homem que, mesmo perdendo tudo, se manteve fiel a Deus.
A História de Jó
Jó era um homem íntegro, que temia e respeitava Deus, sem nunca seguir pelo caminho do mal. Era abençoado, pois tinha sete filhos e três filhas, além de milhares de animais em seu rebanho. Era rico, saudável e tinha tudo o que precisava.
Um dia Satanás apareceu para Deus e disse que Jó era interesseiro, que só amava e confiava em Deus porque tinha tudo, mas que se perdesse suas riquezas, sua fé também iria embora. Para provar que Satanás estava errado, Deus deixou que ele atormentasse a vida de Jó para ver se ele continuaria amando-o.
Deste momento em diante, a vida de Jó se tornou uma tragédia. Primeiro ele perdeu seus bens, depois seus filhos morreram e ele ficou gravemente doente. Mas em nenhum momento ele blasfemou Deus, nem perdeu sua fé. Pelo contrário, sempre se manteve fiel. O máximo que fez foi perguntar por que tudo isso estava acontecendo com ele.
Sua mulher perdeu a paciência, dizendo: “Amaldiçoe a Deus e morra!”, mas ele não fez isso. Seus amigos tentaram consolá-lo, dizendo que ele estava pagando por algum pecado, mas ele dizia que não era isso, pois não tinha cometido nenhum.
No meio da discussão, Deus apareceu e conversou com Jó, que disse: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42)
Depois da conversa, Deus mudou a vida de Jó para melhor, concedendo-lhe mais sete filhos e três filhas, o dobro de bens e riquezas, assim como seu rebanho e muita saúde. E Jó viveu ainda muitos anos com alegria e amor ao Senhor.
É por causa desta história que temos a expressão “paciência de Jó”, pois ele nunca desistiu do amor de Deus e sabia que havia algo além do que estava acontecendo em sua vida. É disso que se trata o primeiro dos 10 mandamentos: se entregar a um amor inexplicável, mas verdadeiro e presente em nosso dia a dia.
Aprenda quais são os mandamentos e para que eles servem:
- Quais são os 10 mandamentos
- Mandamento – Não falar Seu Santo nome em vão
- Mandamento – Guardar domingos e festas de guarda
- Mandamento – Honrar pai e mãe
- Mandamento – Não matar
- Mandamento – Não pecar contra a castidade
- Mandamento – Não roubar
- Mandamento – Não levantar falso testemunho
- Mandamento – Não cobiçar a mulher do próximo
- Mandamento – Não cobiçar coisas alheias