Este ano ocorreram alguns fenômenos astronômicos que despertam a curiosidade de muita gente. O primeiro deles é a Superlua, que durante o ano de 2015 acontecerá três vezes; a primeira em 29 de agosto, a segunda em 27 de setembro e a última em 26 de outubro, já perto do Dia das Bruxas. O segundo fenômeno será a Lua de Sangue, marcada para o dia 27 de setembro, completando um ciclo de 4 acontecimentos iniciados em abril de 2014. Mas o que estes eventos representam?
O que é a Superlua?
Como todos sabemos, a Lua é um satélite natural que gira em torno da Terra. Este movimento não é linear, ou seja, em alguns instantes pode afastar ou aproximar a Lua de nosso planeta. Este momento de aproximação, juntamente com a fase da lua cheia, é chamado de Superlua. Durante este ciclo a Lua fica mais próxima da Terra, encurtando a distância em 10%, o que nos passa a sensação de que ela está muito maior, gigante aos olhos humanos.
O evento da Superlua acontece todos os anos, mas é bem raro observá-lo em anos seguidos do mesmo país, justamente pelo movimento contínuo que o nosso planeta faz e os ciclos lunares. O ano de 2015 presenteou o Brasil, já que por três vezes podemos apreciar essa maravilhosa paisagem noturna.
A primeira ocorrência da Superlua em 2015 foi em 29 de agosto. Talvez a mais discreta das três, pois neste período a lua ainda parecia um pouco distante, com “apenas” 14% mais brilhante e 30% maior.
A segunda ocorrência da Superlua será em 27 de setembro e vai ser a mais impactante. Prevista para aparecer às 22h47, este ciclo da lua deve durar em torno de 1h e ainda coincidirá com um eclipse lunar, permitindo um espetáculo noturno conhecido como Lua de Sangue. Explicaremos ainda neste texto.
A terceira ocorrência da Superlua está prevista para 26 de outubro. Porém, o ciclo da lua cheia deve iniciar apenas às 23h, o que dificultará a apreciação deste evento. Por ser uma data bem próxima do dia das Bruxas, alguns mitos podem surgir.
A Superlua no cinema
Lembra daquele filme Todo Poderoso? Em uma das cenas, Bruce Nolan, vivido por Jim Carrey, está ao lado de sua namorada Grace Connelly (Jennifer Aniston), e tem super poderes. Para encantar a amada ele traz a lua para perto da Terra, produzindo uma bela imagem.
O que é a Lua de Sangue?
Existe uma passagem bíblica que diz: “O Sol se converterá em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor!”. Por ser um evento bem raro, a Lua de Sangue sempre causou preocupação e curiosidade nos homens. Trata-se de um eclipse lunar, no qual a Lua fica entre a Terra e o Sol, refletindo a iluminação do astro rei, passando a sensação de que ela mudou de cor.
A Lua de Sangue é um fenômeno raro que só deve se repetir em 2019, por isso, anote em sua agenda e reserve o dia 27 de setembro de 2015 para apreciar este incrível momento. Será também o último eclipse lunar das quatro Luas de Sangue, previstas para o biênio (2014/2015), e que recebe o nome de tétrade.
Esta sequência iniciou em 15 de abril de 2014 e teve destaque por representar o primeiro dia da realização de uma profecia relatada no livro, “As Quatro Luas de Sangue: Algo está prestes a mudar”, de John Hagee. Os antigos acreditavam que a alteração na cor do brilho da lua era o presságio de coisas ruins. Logo após o primeiro evento, eles já deviam se preparar para péssimos acontecimentos.
A segunda Lua de Sangue foi no dia 08 de outubro de 2014, a terceira em 04 de abril de 2015 e a derradeira prevista para 27 de setembro. Agora é torcer para que a noite esteja com temperatura agradável, sem nuvens no céu e apreciar este belo fenômeno. A partir das 22h deste dia já será possível ver o início do evento, que deve se encerrar por volta da 1h da manhã do dia 28.
Leia também:
- Descubra o que é mitologia
- Superar o fim de um relacionamento não é fácil, mas é preciso!
- Entenda os benefícios do pensamento positivo
- O que é o amor platônico?
- Qual o significado de sonhar com onça?
- Como esquecer uma paixão?