O quinto dos 10 mandamentos é “Não matar”, o que parece ser bem claro. Além de pecado, é crime e não é todo mundo que conseguiria tirar uma vida. Mas para a igreja católica, esta lei vai além do simples ato de pegar uma arma e atirar contra outra pessoa.
Para ela, a simples intenção de destruir ou fazer mal a alguém já é considerada pecado, assim como quem trabalha em empresas ou em áreas que causam a fome, a morte e os maus tratos a outros.
Nesta regra também estão incluídos o aborto e a eutanásia, assim como o suicídio, já que nos três casos existe um atentado contra a vida. Omitir ajuda e provocar a guerra são outros fatores que seriam pecados. Agora, se você for se defender e precisar matar alguém, isso já não é considerado pecado, pois você está defendendo a sua vida, o maior presente que Deus poderia lhe dar.
A morte é um tema recorrente no cinema, principalmente quando falamos de guerra, assassinos em série e suspense. Veja alguns filmes que abordam este que é um dos 10 mandamentos mais conhecidos por nós.
Quinto mandamento no cinema – Não matar
O Senhor das armas – Nicolas Cage é um homem de família humilde que enriquece fornecendo armas para países que estão em conflito, causando mortes e mais guerras. Ele até consegue esconder a procedência de seu dinheiro por um tempo, mas logo a família descobre e o caos se instaura.
A felicidade não se compra – Este filme de 1947 tem uma mensagem mais positiva. Depois de levar uma vida pensando nos outros, George Bailey vê tudo desmoronar. Em um ato de desespero, ele decide se matar, mas um anjo aparece e mostra como seria o mundo se ele não existisse. Vale a pena assistir para recuperar a esperança!
A Lista de Schindler – Durante a Segunda Guerra Mundial, um homem tenta liberar presos de campos de concentração, conseguindo documentos especiais. Este filme retrata a triste realidade da máquina de morte que era a Alemanha durante o período.
A hora do pesadelo – Freddy Krueger é um serial killer que ataca jovens em seus sonhos, matando-os também na vida real. Um clássico de terror que assusta pessoas de todas as idades.
Os 10 mandamentos fazem parte do desenvolvimento moral de todo católico, mas o quinto é talvez o mais universal. Independente da sua crença ou religião, matar alguém não é certo. Precisamos preservar todo tipo de vida que existe, pois todas são únicas e preciosas.
Aprenda quais são os mandamentos e para que eles servem:
- Quais são os 10 mandamentos
- Mandamento – Amar a Deus sobre todas as coisas
- Mandamento – Não falar Seu Santo nome em vão
- Mandamento – Guardar domingos e festas de guarda
- Mandamento – Honrar pai e mãe
- Mandamento – Não pecar contra a castidade
- Mandamento – Não roubar
- Mandamento – Não levantar falso testemunho
- Mandamento – Não cobiçar a mulher do próximo
- Mandamento – Não cobiçar coisas alheias