Os umbandistas celebram a Sexta-feira Santa, e a Semana Santa toda, de forma muito parecida com os católicos. Sem comer carne vermelha, guardando e renovando as energias, com orações e compartilhando a fé com os irmãos. Você pode aproveitar esse dia para fazer uma oração para Sexta-feira da Paixão na Umbanda.
Para os umbandistas, a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é o dia do Amor Pleno, da Plenitude da Fé, do Amor Pleno, do Perdão Vivo e Plenamente Manifestado. Há algumas orações feitas pelos umbandistas na Sexta-feira da Paixão.
Oração para Sexta-feira da Paixão na Umbanda
Esta oração para Sexta-feira da Paixão deverá ser proferida às 15h, se possível, em jejum. Deverá fazer abstenção de: carne vermelha, cigarro e bebida alcoólica. Ela deverá ser rezada três vezes:
Oração Das Três Horas
Eram três horas da tarde quando a cabeça de Jesus pendeu no cruzeiro
Estremeceu o céu
Estremeceu a terra
Estremeceu o mar
Estremeceu as estrelas
Estremeceram os mortos e os vivos
Só não estremeceu o corpo de Jesus no cruzeiro, assim como não vai estremecer o corpo (nome da pessoa)
perante as enfermidades e as negatividades da vida terrena.
(Centro Espiritualista de Umbanda Pai Joaquim de Angola)
Veja também:
Você também pode fazer uma oração para Sexta-feira da Paixão voltada para Arcanjos e outros seres de luz:
Oração a São Miguel Arcanjo
Amado São Miguel Arcanjo, herói e príncipe dos exércitos celestes,
Nosso maior condutor depois do Cristo Jesus,
Dignai-vos a permanecer conosco, protegendo-nos, incentivando-nos, dando-nos força e ânimo para prosseguirmos nossa jornada rumo à luz!
Amado São Miguel Arcanjo, padroeiro do Brasil, incansável lutador na batalha incessante contra o mal,
Que o bem triunfe sempre e que o criador o enalteça, o eleve, o fortaleça e o proteja sempre e mais.
Amém.
Oração de Encerramento dos Trabalhos
Senhor Deus, pai justo e misericordioso, infinitamente sábio e poderoso, nós, humildes filhos vossos, agradecemos as graças que nos tendes dispensado.
Agradecemos, Senhor, pelos benefícios que nos concedestes, permitindo que os trabalhos desta tenda, sob o patrocínio de nosso padroeiro, o Bom Jesus, não fossem desviados dos fins a que se propunham.
Jesus, nós agradecemos vossa assistência e vos imploramos para que não nos falteis com a vossa santa proteção.
Maria, Virgem santíssima, recebei nossos agradecimentos pela benevolência com que acolheste as nossas súplicas.
São Miguel Arcanjo, rogai a Deus por nós, para que perdoe as nossas faltas e sejamos ajudados pelos bons espíritos, a fim de que possamos, com calma e paciência, suportar as provações da vida terrena. Livrai-nos das perseguições dos maus espíritos e que a vossa luz e o vosso sublime amor sejam para nós um poderoso escudo contra as tentações e atuações.
Aos santos Anjos da Guarda, aos poderosos Orixás da Santa Lei de Umbanda, aos bondosos Pretos Velhos, aos caridosos Caboclos e a todas as Linhas Trabalhadoras da Fraternidade, que ajudamos a prestar a caridade, enviamos os nossos agradecimentos e dirigimos-lhes os nossos pedidos de proteção.
Senhor Deus, vós nos dissestes pela boca de Jesus Cristo, o vosso Messias: “bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça; perdoai aos vossos inimigos; orai pelos que vos persigam. ” E ele próprio nos deu o exemplo orando pelos seus algozes.
Seguindo esse exemplo, meu Deus, imploramos a vossa misericórdia para os que desprezam os vossos santíssimos preceitos, únicos capazes de facultar a paz neste mundo e no outro. Como Cristo, também nós vos dizemos: “Perdoai-lhes Pai, que eles não sabem o que fazem”
Dai-nos as forças para suportamos com resignação e perseverança, como provas para a nossa fé e a nossa humildade, seus escárnios, injúrias, calúnias e perseguições; isentai-nos de toda ideia de represália, visto que para todos soará a hora da vossa justiça, hora que esperamos submissos a Vossa Vontade santa. E, em Vosso nome e em nome do vosso filho Nosso Senhor Jesus Cristo, pedimos licença para encerrar os trabalhos desta noite.
Assim Seja.
Faça essa última oração para Sexta-feira da Paixão no final do dia, depois de jejuar, meditar sobre sua vida e orar por você e quem você ama.