O solstício de inverno ocorre no mês de junho, no Hemisfério Sul, e no mês de dezembro, no Hemisfério Norte. Ele marca a mudança do outono para o inverno.
Como no solstício de inverno o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer, temos a noite mais longa do ano e o primeiro dia do inverno. Saiba mais sobre esse fenômeno.
O que é um solstício?
O solstício representa a entrada das estações mais radicais, ou seja, a estação mais quente (verão) e a mais fria (inverno).
A data do solstício de inverno varia conforme o ano entre os dias 20 e 21 de junho no Hemisfério Sul e 20 e 21 de dezembro no Hemisfério Norte.
Já o solstício de verão acontece entre os dias 20 e 21 de dezembro no Hemisfério Sul e 20 e 21 de junho no Hemisfério Norte.
Por que ocorre o solstício de inverno?
O solstício de inverno acontece por conta da rotação e a translação do planeta Terra. É isso que faz com que a distribuição solar seja desigual para os dois hemisférios.
Por conta desses movimentos, um lado do planeta recebe mais luz que o outro por volta de um período de 182 dias.
Assim, o solstício de inverno começa quando o Sol atinge a maior distância da linha do equador, e dessa forma ocorre o dia mais curto do ano.
Solstício de inverno – significado espiritual
O solstício de inverno tem tantos significados espirituais que o tornam muito mais do que a noite mais longa ou o dia mais curto do ano.
Acredita-se que muitas religiões pagãs usavam o solstício de inverno para rituais de adoração aos deuses.
Segundo a crença, o outono chegava trazendo o ápice do frio e da escuridão para o mundo. No entanto, no dia do solstício de inverno, a luz começa a voltar, já que os dias vão ficando um pouco maiores.
Assim, muitas pessoas acreditam que a data possui uma poderosa energia de regeneração, renovação e autorreflexão.
Quer aproveitar melhor essa energia? Pare alguns minutos no dia do solstício de inverno e olhe para dentro de si mesma. Concentre-se em seus desejos.
Em seguida, examine as metas que você definiu para o ano, veja se elas ainda fazem sentido e se você tem feito tudo o possível para alcançá-las.
Caso elas não façam mais sentido, defina novas metas. O solstício está intimamente ligado a um despertar pessoal.
Solstício de inverno no xamanismo
No xamanismo, diferentes cerimônias são realizadas no dia do solstício de inverno. Em algumas tribos, o povo dá ao xamã presentes de valor para oficializar um pedido.
Entre os presentes estão comida, peles, lenha, moeda, cobre ou até mesmo a realização de cuidados.
O povo xamânico acredita que, após o solstício de inverno, as coisas que tentamos esconder nas trevas começam a ser reveladas.
Essa época, para o xamanismo, é um momento de perdoarmos os nossos erros para que possamos nos libertar do sofrimento. É uma chance de começar de novo.
Solstício de inverno no paganismo
No paganismo, o solstício de inverno era conhecido como Yule. Era uma celebração da energia da Lua, considerada uma deusa por essa crença.
Acreditava-se que no dia do solstício de inverno a Lua dava à luz ao Sol.
Para o paganismo, o solstício de inverno também era considerado uma época de reflexão.
Até hoje, muitas pessoas oferecem orações a Yule. Um dos rituais consiste em rezar uma oração diferente por dia, oferecendo-a a deusa, durante 12 dias.
Outras pessoas montam um altar para celebrar a chegada da nova estação.
Ritual do solstício de inverno
Diversas religiões acreditam que a noite do solstício de inverno é a mais poderosa. Assim, magias, orações e rituais são muito comuns durante esse dia de entradas de uma nova estação.
Confira um ritual que é comumente realizado no solstício de inverno para atrair sorte e dinheiro.
Ingredientes
- 1 raminho de pinheiro;
- 1 pau de incenso;
- 1 cristal de pedra do sol;
- 4 velas vermelhas;
- 1 espelho pequeno;
- 1 papel;
- 1 caneta de tinta verde.
Preparação
Para a realização deste ritual, é necessário que tudo seja feito ao ar livre, numa varanda ou ao lado da janela. Isso porque é preciso absorver os raios da Lua e do Sol.
Depois de encontrar o lugar ideal para fazer, disponha as 4 velas vermelhas de modo a formarem um quadrado.
Coloque no meio delas o espelho e, por cima, o cristal Pedra do Sol. Pegue um fósforo e acenda as velas e o pau de incenso.
Em seguida, passe com o ramo de pinheiro por cima de cada uma das velas, no sentido horário. Após, coloque o ramo por cima do cristal.
Pegue o papel e escreva nele, com a caneta de tinta verde, os seus desejos para essa próxima fase que está para iniciar em sua vida.
Assim que terminar, dobre o papel em 4 partes e coloque-o por cima do espelho, embaixo do cristal.
É necessário que esse altar fique exatamente do jeito que está durante 24 horas. As velas e o incenso não podem se apagar, você precisa mantê-los acesos até o fim.
O cristal, o espelho, o ramo de pinheiro e os seus pedidos devem receber a energia da Lua e do Sol, transferindo para você toda essa sorte.
No dia seguinte, no mesmo horário, você poderá desmontar o altar. Guarde o cristal e o ramo de pinheiro num saquinho e o esconda em um local secreto no seu quarto.
Enterre o papel onde escreveu os seus pedidos em um vaso de planta do seu agrado. Se preferir, pode colocá-lo também embaixo de uma árvore ou um jardim. Os restos da vela e do incenso podem ser jogados fora.
Quer aprender a fazer o seu próprio ritual do solstício de inverno? Fale com nossos especialistas e aprenda a simpatia ideal para o que você precisa
https://youtu.be/EHIMaEWc3io