Os Florais de Bach se baseiam no modelo de cura vibracional, segundo o qual as doenças são manifestações de desequilíbrio emocional e de mau funcionamento de nosso fluxo de energia vital para os sistemas energéticos.
Após anos de estudos e pesquisas, o respeitado médico Edward Bach, fundador da Terapia Floral Moderna (que leva seu sobrenome), verificou que as doenças são expressões do conflito de nossa alma com nosso corpo físico em função das emoções negativas e atitudes ruins do cotidiano, como raiva, medo, egoísmo, insegurança, cobiça, orgulho etc.
Então ele concluiu que, para uma cura efetiva do paciente, a personalidade dele também deve ser tratada, procurando equilibrar as emoções negativas com as positivas como paz, amor, esperança, alegria etc.; e descobriu que determinadas flores possuem tanto a energia vital quanto as propriedades curativas capazes de trabalhar essas emoções, como é o caso dos Florais de Bach para depressão.
Você sabia que, juntamente dos florais, uma ótima maneira de aliviar os sintomas que causam a depressão é falando com um vidente? Falar com um vidente é uma experiência que proporciona autoconhecimento e nos dá orientações para as mais diversas situações do dia a dia e do futuro. Acesse a página dos videntes no Astrocentro e faça sua consulta online!
E como os Florais de Bach para depressão podem ser úteis no tratamento?
Nos casos de depressão, os pacientes parecem ter se acostumado à doença de tal modo que esta se torna parte de sua natureza, e, ao invés de buscarem a cura, tais pacientes se adaptam e alteram suas vidas em função da doença, se conformando com ela. O que ocorre é que os remédios antidepressivos não agem na causa da depressão e sim nos sintomas que a depressão produz, e acabam se tornando soluções paliativas.
Já um Floral de Bach para depressão atua na questão emocional que gera o problema. Ou seja, é usado como um fator auxiliar ao tratamento da depressão, mas nunca em substituição aos tratamentos médicos e psicoterapêuticos convencionais.
O terapeuta floral exige de seus pacientes que eles enfrentem seus problemas abertamente e neste sentido os Florais de Bach para depressão irão ajudar na superação dos medos e a vencer os bloqueios que até aquele momento impediam os pacientes depressivos de levarem uma vida mais feliz.
As essências dos Florais de Bach mais indicadas para os casos de depressão
Os Florais de Bach para depressão despertam nos pacientes as qualidades e as emoções positivas que neles estavam dormentes e, desta forma, contribuem para que suas personalidades se desenvolvam positivamente, possibilitando sua cura emocional e, consequentemente, sua cura física.
Na dinâmica dos Florais de Bach existe um grupo de essências específicas para o tratamento da depressão e que devem ser utilizadas segundo cada quadro clínico correspondente. Vamos citar alguns exemplos:
- Agrimony (agrimonia): é o ansiolítico natural do sistema de Florais de Bach, ou seja, indicado para combater a ansiedade, os medos físicos, o medo da solidão e a síndrome do pânico; para pessoas que se preocupam e sofrem por antecipação.
- Cherry Plum (abrunheiro de jardim): espécie da qual fazem parte as ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros e amendoeiras; para pessoas que tem impulsos de fazer coisas horríveis aos outros e a si mesmas, é indicado sempre que há falta de controle emocional e neurose obsessiva.
- Chicory (chicória): para pessoas egoístas e possessivas, que sempre buscam ser reconhecidas e que se sentem de alguma forma rejeitadas, incompreendidas ou magoadas quando não o são; auxilia no aprendizado de se amar e aconselhar sem exigir obrigatoriamente em troca amor e atenção.
- Star of Bethlehem (estrela de Belém): é a essência floral indicada para casos de perdas, choques ou traumas; para quem se separa de entes queridos ou passa por traumas causados por acidentes, este floral neutraliza os efeitos do choque e conforta dores e perdas.
Cada essência floral tem uma particularidade própria, que podem e devem ser usadas como complementos umas às outras, dependendo do que o terapeuta julgar necessário. Estes foram apenas quatro exemplos, já que nos Florais de Bach existem 38 opções de remédios, cada qual para um estado mental negativo que determinada pessoa possa vir a passar.