Se você chegou até o Astrocentro, provavelmente se interessa pelo universo esotérico. Mas afinal, o que é esoterismo?
O esoterismo estuda e faz uso prático das energias da natureza na Terra. Os métodos de sintonia com essas energias são inúmeros. O termo engloba um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões, mas que buscam desvendar e compreender aspectos da natureza da vida que são mais ocultos.
A seguir, conheça mais sobre o que é esoterismo, as diferenças entre esoterismo, ocultismo e misticismo, e também o que é considerado esotérico.
O que é esoterismo?
O significado de esoterismo vem do conjunto de ensinamentos e conhecimentos, que devem ser ocultados aos não iniciados, passados secretamente por diversas tradições, assim como interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar o sentido oculto do Universo.
Segundo alguns, o esoterismo tem seu significado nas doutrinas antigas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser “vulgarizados”, sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.
Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável.
Origens do esoterismo
A palavra esoterismo deriva do grego esotéricos e significa interno ou escondido, portanto, significa o estudo que se oculta às pessoas, revelando-se no tempo certo aos iniciados, não em escolas, mas solitariamente, através de mestres e da leitura de livros esotéricos.
A ideia de que uma ampla gama de tradições e filosofias ocidentais poderiam ser categorizados em conjunto no que hoje denominamos “esoterismo”, desenvolvido na Europa no final do século XVII. A definição precisa do esoterismo ocidental tem sido debatida por vários acadêmicos, com um número de diferentes opções propostas.
A ideia central do esoterismo é pesquisar o conhecimento perdido e utilizar todas técnicas possíveis para que cada homem consiga transmutar o velho em novo, as trevas em luz, o mal em bem.
Esoterismo x ocultismo x misticismo
O esoterismo é muitas vezes confundido com o misticismo, mas tratam-se de coisas diferentes. O misticismo parte do esoterismo (que é um termo genérico), mas é mais específico, com práticas selecionadas, experiência empírica e comprovações pessoais, obtidas por seus adeptos.
Já o ocultismo engloba todos os tipos de fenômenos psicológicos, fisiológicos, cósmicos, espirituais e físicos. A palavra ocultismo é derivada do latim occultus (secreto e oculto). Trata-se de uma ciência que estuda os mistérios da natureza e, a partir disso, desenvolve poderes psíquicos nos seres humanos.
A base do ocultismo está nas coisas que estão fora do alcance da percepção da pessoa comum, materialista. Ao contrário do que se pensa, o ocultismo não está ligado à coisas ruins ou fantásticas. O ocultista faz a prática de seus ensinamentos baseado em tudo que concerne à natureza, sem prejudicá-la de nenhuma forma.
As artes esotéricas
Como vimos, o esoterismo estuda especialmente o uso prático das energias da natureza e existem inúmeros métodos em sintonia com isso. É possível estabelecer essa conexão com rituais, orações ou se dedicando às chamadas artes esotéricas, que envolvem o aprendizado e interpretação de oráculos.
Entre os oráculos mais populares estão o tarot, a numerologia, as runas e até mesmo a astrologia, com o objetivo de responder perguntas e prever o futuro.
O Astrocentro reúne os melhores especialistas em artes esotéricas do Brasil. O atendimento é totalmente online e as consultas podem ser realizadas via telefone, chat ou e-mail. Após sua consulta, você poderá deixar uma avaliação para o especialista com quem se consultou – e você também pode selecionar seu especialista para consulta entre os melhores avaliados da nossa plataforma.
Além do atendimento personalizado online, você também pode se consultar e tirar suas dúvidas em nossos oráculos gratuitos, como, por exemplo, o baralho cigano ou o tarot do amor. Também não deixe de conferir nossas ofertas especiais, como pacotes de minutos para conversar com especialistas, elaboração de mapa astral e muito mais!