Manter contato com espíritos não pode ser encarado como algo banal. Os médiuns, através do seu dom, conseguem receber a mensagem dos espíritos e emprestar seu corpo físico para servir de veículo de manifestação temporário de espíritos desencarnados.
No entanto, existem pessoas que fingem possuir esse dom para enganar os outros, em geral em busca de dinheiro: este é o falso médium. A seguir, ensinaremos você a identificar um médium falso e evitar possíveis golpes. E mais: como encontrar sensitivos confiáveis e realizar suas consultas online, com todo o sigilo e segurança.
O que é um médium?
De acordo com algumas religiões, em especial o Espiritismo, é considerado médium todo aquele que consegue se comunicar com o mundo espiritual. Ou seja, é a pessoa que estabelece uma conexão entre o plano terrestre e o plano dos espíritos.
O médium é uma pessoa que atrai energias, funcionando como um verdadeiro condutor. O conceito está fortemente relacionado aos sentidos. Se você se pergunta o que é uma pessoa sensitiva, saiba que estamos falando de uma pessoa médium. Ele faz a ponte entre o plano físico, dos vivos, e o plano espiritual, dos espíritos.
O que define um médium falso?
De acordo com o famoso O Livro dos Médiuns, do fundador do espiritismo Allan Kardec: “(…) Conhecemos a aversão dos Espíritos por tudo o que cheira a cupidez e egoísmo, a pouca importância que dão às coisas materiais, e apesar disso aceitaríamos que eles ajudassem os que pretendem negociar as suas manifestações? Isso repugna à razão e seria necessário quase nada conhecer do mundo espírita para admitir tal coisa.”
Ou seja, os espíritos reconhecem um médium falso e repugnam essa prática. Quando não, apenas se aproximam dele espíritos levianos e zombeteiros para enganá-lo e usá-lo para se comunicar com “o outro lado” como querem.
Isso porque a faculdade mediúnica é concedida para praticar o bem e para os espíritos bons, que se afastam de médiuns que pretendem transformar esse dom para conseguir ou alcançar ganhos pessoais, sejam materiais ou espirituais.
“A faculdade mediúnica, mesmo quando restrita aos limites das manifestações físicas, não foi concedida para exibições de feira. Quem pretender dispor de Espíritos às suas ordens para os exibir em público pode ser suspeito, com justiça, de charlatanismo ou da prática mais ou menos hábil de prestidigitação.” cita Allan Kardec em O Livro dos Espíritos.
Essa prática de prestidigitação é o mesmo que arte mágica, pois é baseada na habilidade dos dedos do mágico ao manipular objetos e acessórios. Logo, os médiuns não devem fazer shows e cobrar entrada para espetáculos, pois os espíritos não vêm ao plano espiritual para divertir ninguém, mas sim passar uma mensagem ou reencarnar em uma nova vida, de acordo com o Espiritismo.
De acordo com o Livro dos Médiuns, para um médium ser considerado elevado e atrair espíritos elevados é necessário ter os seguintes requisitos: ser bondoso, ser benevolente, ter simplicidade no coração, praticar o amor ao próximo e ter desprendimento de coisas materiais.
Médium falso: 5 formas de identificá-lo
Abordagens na rua: alguém que se apresenta como médium e surpreende pessoas na rua ou em qualquer outro espaço público não é um médium verdadeiro. Não dê bola para esse tipo de conversa!
Médiuns muito misteriosos: são pessoas que buscam apenas explorar o seu medo, passando mensagens vagas e, em geral, pedindo mais dinheiro para passar a informação completa. Se você se consultou com um “sensitivo” assim, não volte.
Sensitivos que oferecem maldições: como falamos, a mediunidade espírita é totalmente voltada para o bem e para os bons espíritos. Um médium que afirma que você é amaldiçoado ou que oferece um serviço para amaldiçoar e se vingar de alguém é com certeza um médium falso.
Médiuns que prometem 100% de precisão: mesmo os sensitivos famosos e experientes afirmam que não é possível receber mensagens 100% precisas. Afinal, as mensagens recebidas em uma incorporação dependem de interpretação, do médium e do consulente, com base nas energias de ambos. Desconfie!
Serviços além da consulta: um médium falso sempre vai buscar tirar mais de você. Em geral, eles oferecem serviços além da sessão, como orações extras por um período específico, acender uma vela ou, em casos ainda mais extremos, querem ser pagos por sua cura ou oferecem trabalhos de magia negra. Não se deixe levar por essas conversas malígnas.
Médiuns falsos que foram parar nos jornais
Existem diversas histórias de falsos médiuns que são presos por lesarem pessoas que acreditaram neles. Em 2018, na cidade de Belo Horizonte, um médium falso foi preso por aplicar golpes financeiros, especialmente em idosos. De acordo com relato da Polícia Civil na época, ele oferecia um “tratamento espiritual para purificação do dinheiro” – uma idosa chegou a perder R$ 280 mil enganada por ele.
Outro caso chocante aconteceu na cidade de Martelândia, também em Minas Gerais. Um médium falso, que prometia curar mal-olhado e maldições, mas apenas em consultas presenciais, e apenas com mulheres. Ao chegar ao suposto local da sessão, o falso médium passava à consulente uma lista de tarefas a serem cumpridas por ela, entre elas manter relações sexuais com ele. O homem foi preso.
Um casal de falsos médiuns também foi preso por oferecer “cirurgias espirituais” na cidade de Praia Grande, litoral de São Paulo. A dupla foi presa em flagrante pela polícia, que encontrou com eles uma grande quantia em dinheiro, cartões de crédito e maquininhas de cobrança. Uma mulher os reconheceu e ajudou na prisão; ela afirmou que foi abordada pelo casal perto da praia, no bairro do Boqueirão, e que eles ofereciam uma “cirurgia espiritual”. Durante a falsa sessão, eles furtaram seu cartão de crédito, que, felizmente, foi recuperado pela polícia.
Outra dica importante para identificar um médium falso é fazer uma busca na internet por notícias. A maneira como eles agem é semelhante, prometendo coisas que não podem cumprir e pedindo dinheiro, então casos que aconteceram com outras pessoas podem fazer de você uma consulente prevenida.
Como uma consulta com um médium verdadeiro pode te ajudar
Se consultar com um médium é uma ótima maneira de obter orientação e esclarecimentos de sensações ou eventos estranhos ou mal explicados do nosso cotidiano. A consulta com um médium pode, por exemplo, explicar se determinado mal-estar sem explicação aparente é apenas um evento ocasional ou se está sendo provocado por influência de um espírito.
O Astrocentro reúne os melhores especialistas em artes esotéricas do Brasil. Médiuns e videntes, entre outros especialistas, estão aqui para te ajudar. O atendimento é totalmente online e as consultas podem ser realizadas via telefone, chat ou e-mail.
Profissionalismo, sigilo e discrição são as principais qualidades do serviço que prestamos. Todos os seus dados são confidenciais e os especialistas não têm acesso a nenhum dos seus dados além do apelido (login) que você escolheu no Astrocentro. Somente você tem acesso aos dados cadastrados em nossa plataforma, e apenas mediante ao seu acesso pessoal (login/e-mail e senha).
Após selecionar o especialista, você pode verificar se ele está disponível no momento e se a consulta pode ser feita por chat, telefone ou email. Prepare suas perguntas e tire suas dúvidas, com a garantia de sigilo e atendimento de qualidade.