Delfos foi o mais importante centro religioso da Grécia Antiga. Localizado no sopé do Monte Parnaso, nas encostas das montanhas da Fócida, era procurado por cidadãos comuns e também por líderes políticos interessados em previsões do futuro, conselhos e orientações através do oráculo.
A cidade de Delfos originalmente pertencia a Gaia (divindade que representa a Terra) e era guardada por sua filha, a serpente Píton. O deus Apolo, associado ao dom da profecia, teria assumido o controle do lugar após matar a serpente, que caiu em uma fenda do solo e teria entrado em decomposição, passando a emitir vapores intoxicantes.
Era nos subterrâneos da cidade que o famoso Oráculo de Delfos funcionava. Os gregos acreditavam que quando uma sacerdotisa inalava os gases emitidos por Píton, ela tinha seu espírito possuído por Apolo, que fazia as profecias por seu intermédio.
Como era consultado o oráculo?
Normalmente a consulta ao oráculo consistia em fazer uma pergunta à sacerdotisa, conhecida como pítia e, antes de entrar no Templo de Apolo, os peregrinos precisavam sacrificar uma ovelha ou uma cabra.
Para começar cada uma das sessões do oráculo, a profetisa seguia o ritual de descer até uma câmara subterrânea sob o templo, onde inalava os vapores “sagrados”, que induziam suas profecias e, em uma espécie de transe mediúnico, pronunciava as respostas em versos ritmados e estruturados como poemas.
Após o Império Romano tomar Delfos, no século 2 a.C., o local sofreu com constantes depredações e diversas pilhagens. Posteriormente, com a expansão do cristianismo, que também contribuiu para sua decadência, o templo pagão foi fechado definitivamente pelo imperador Teodósio no final do século 4.
Oráculo de Delfos – Indícios científicos do mito
As falhas geológicas que se cruzam bem abaixo do Oráculo de Delfos foram posteriormente analisadas e estudos feitos em 1996 confirmaram que o subsolo do Templo de Apolo, formado por pedra calcária betuminosa, poderia sim emitir etileno, um gás capaz de produzir alucinações. Isso explicaria os “vapores sagrados”, que surgiriam das rachaduras do terreno.
Veja também: Encontre no oráculo a solução para seus problemas. Como conseguir um amor verdadeiro com a ajuda ao oráculo. Oráculo dos anjos. Entenda o oráculo das bruxas e aumente seu autoconhecimento.