Dentre os três seres celestiais mais conhecidos, também tidos como arcanjos, está Rafael. Entenda através da história do Anjo Rafael o motivo dele ser lembrado por suas curas e ser padroeiro dos viajantes, além de conhecer esse que é o único ser angelical que andou entre os homens.
História do Anjo Rafael
O Anjo Rafael é conhecido por ser padroeiro dos cegos, dos médicos, sacerdotes, viajantes, soldados e escoteiros. Geralmente é associado à imagem de uma serpente, comumente ligada à medicina. Muitos devotos recorrem a ele justamente para conquistar a cura de suas enfermidades.
O nome Rafael significa “Deus cura” em hebraico, com variações de “enviado por Deus para curar em Seu Nome”. Este fato, de ser considerado o portador da cura, dá indícios de que ele seja o responsável pela transição do corpo e espírito.
Rafael também é conhecido como São Rafael Arcanjo, sendo comum o uso de arcanjo às religiões judaica, cristã e islâmica. Pode ser conhecido como “chefe dos anjos da guarda” e “o anjo da providência que zela pela humanidade”.
A aparição e a história do Anjo Rafael são documentadas no livro apócrifo de Tobias. Nele, o Rafael ajudou um jovem chamado Tobias em sua viagem, quando este o encontrou em uma estrada, disfarçado de homem. Por isso, o Anjo Rafael é citado como o único ser angelical a andar na terra.
Nesse encontro, Rafael, chamado de Azarias, ajuda o companheiro de viagem a pescar para que eles possam comer, e pede que Tobias guarde algumas partes desse peixe, que mais a frente na história é usado para realizar três curas.
Quando se diz que o Anjo Rafael não aparece nas escrituras sagradas, é pelo fato de o livro de Tobias ser um apócrifo (não aceito como divinamente inspirado) e não estar presente na Bíblia protestante, apenas no cânon católico. Na versão dos protestantes, somente cita apenas os nomes de dois anjos de Deus: Gabriel e Miguel. Para eles, Rafael é classificado de Serafim.
A devoção ao Anjo Rafael
Rafael é representado normalmente com um peixe em uma de suas mãos. Também é comum vê-lo com um cajado na outra, que nos dá a ideia de ser o objeto com o qual ele conduz aqueles que estão fora do caminho de Deus e precisam de ajuda, como visto na história do Anjo Rafael com Tobias.
O Anjo Rafael é reverenciado por graças de libertações, manifestações da Divina Providência de forma material, natural e ainda sobrenatural, protegendo dos perigos. A devoção a ele vem daqueles que necessitam ou obtiveram curas, sejam elas físicas, espirituais e até mesmo emocionais.
Sua festa acontece no dia 29 de setembro, junto com o Anjo Gabriel o Arcanjo Miguel, mas no passado havia uma data apenas para sua celebração, em 24 de outubro.
Aprenda a oração ao Anjo Rafael
“Poderoso arcanjo São Rafael, vós que estais sempre vigilante diante da face do Deus Altíssimo, que vos dignastes orientar Tobias para chegar a um feliz casamento, que nos prevenistes que o demônio Asmodeu, que fez morrer os sete noivos de Sara, ainda hoje se intromete nas famílias que se afastam dos mandamentos de Deus e este espírito maligno desmancha a felicidade do casal e desune os membros da família eu vos peço, guiai os jovens namorados, orientai os casais de noivos para que cheguem a um feliz casamento;
Sede sentinela vigilante à porta de todos os lares cristãos para impedir a entrada do mau espírito da desconfiança, da desarmonia, da discórdia, da infidelidade, do ciúme e do ódio. São Rafael, fazei reinar em nossas famílias o amor, o respeito e a compreensão entre esposo e esposa e entre pais e filhos; fazei florescer a verdadeira felicidade em todos os lares.
São Rafael abençoai-nos e defendei-nos. Amém.”