Os Baianos na Umbanda são pertencentes à Linha das Almas, aquela dos Pretos Velhos. Esta linha geralmente nos traz uma mensagem de conforto, pois atua com aparatos mais condizentes com nosso tempo. Os Pretos Velhos são os espíritos diretamente relacionados à astúcia e esperteza de cada um de nós em nossa passagem terrena.
No que se refere o desenvolvimento da sua Gira, os Baianos na Umbanda passam uma mensagem positiva para que possamos lidar com as adversidades cotidianas através da tranquilidade, da alegria e da magia.
Os Baianos na Umbanda são aquele povo que consegue vencer o mal constantemente, são os espíritos que conseguiram evoluir por meio do sofrimento do preconceito e que, por isso, têm a capacidade de ajudar.
Os Baianos na Umbanda – Sabedoria, magia e fundamentos
A importância da linha dos Baianos na Umbanda também se dá por conta do seu grande conhecimento sobre as ervas e sobre o Axé, a energia vital. A Gira dos Baianos são sempre dotadas de muita leveza e alegria e são conhecidas por desmanchar demandas. Seus guias são sempre orientadores e sempre nos aconselham.
Além da leveza, essa é uma linha com uma característica importantíssima. É uma Gira de fé inabalável. Os espíritos aqui estão sempre dispostos a trabalhar e vivem agradecidos pelas homenagens que são prestadas pelos Baianos na Umbanda.
Dentre os espíritos presentes nessa linha também existem:
- Marinheiros: espíritos que possuem forte ligação com o mar e com Iemanjá;
- Boiadeiros: nossos ancestrais que trabalharam no sertão do nordeste;
- Caboclos: diz respeito aos nossos espíritos indígenas.
Baianos na Umbanda – Características particulares
- Comidas: acarajé, caruru, vatapá, pipoca, coco, cocada, farofa de carne seca, etc;
- Bebidas: cachaça, água de coco, batidas, etc;
- Trabalham: dão passes, desmancham trabalhos de magia negra, são poderosos em suas orações e rezas, benzem com água, dendê e ervas para tirar o mal olhado e quebranto;
- Fumam: fumo de rolo e cigarro de palha;
- Apresentação: usam chapéu de couro, chapéu de palha e roupas que misturam nuance dos Orixás, e das outras entidades;
- Cor: as cores são definidas pela entidade;
- Nome de algumas entidades baianas: Zé do Trilho verde, Zé Baiano, Zé do Coco, Severino, Maria do Alto do Morro, Maria do Balaio, Maria Bonita, Maria dos Remédios, Maria Baiana, Zé Pelintra, entre outros.
Agora que você já conhece os Baianos na Umbanda, veja também:
- Qual a origem da Umbanda?
- História da Maria Padilha: a feiticeira das pomba-giras
- Ogum na Umbanda
- Exú na Umbanda
- Entenda sobre os Cablocos na Umbanda