Muitas pessoas acham que sabem o que é Umbanda, mas a verdade é que não se aprofundam nessa religião. O que elas têm é uma visão genérica, a partir de coisas que ouviram de um lado, ou de outro, mas nunca pararam para pesquisar o que realmente significa essa palavra. Essa religião não é “macumba” (que é um instrumento musical), e nem é africana. Você quer saber mais sobre isso? Confira o texto!
O que é Umbanda – Origem da religião
Esta é uma religião 100% brasileira que tem aproximadamente 100 anos. Embora sua origem remeta aos cultos africanos trazidos pelos escravos no século XVII, XVIII e XIX, ela não é uma religião pagã e sua criação se deu no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro.
Para compreender o que é Umbanda tem de deixar o preconceito de lado e admitir que é uma religião cristã. Porém, Cristo é sincretizado com o orixá Oxalá, representado com a mesma imagem do Cristo católico. Nos cultos desta religião, as sessões são abertas com Pai Nosso e Ave Maria. Os santos católicos são cultuados a partir de sincretismos culturais com os orixás do Candomblé.
Diferente de muitas religiões de matriz africana, quando se entende o que é Umbanda é possível perceber que é uma religião voltada para caridade. Isso significa que nenhum trabalho deles podem ser cobrado. Todos os médiuns trabalham de forma voluntária, inclusive tirando dinheiro do seu bolso para custear o aluguel de um terreiro, a feitura de suas roupas, os presentes para as suas entidades, as bebidas, os incensos, as velas e etc.
Outra característica da Umbanda que a diferencia de outras religiões de matriz africana é que ela é uma religião urbana. Ou seja, a maioria dos terreiros de Umbanda se encontram no meio da cidade, na confusão do dia-a-dia. A Umbanda foi organizada e pensada justamente para poder fazer um rito no meio da cidade e atender as pessoas que precisam de apoio espiritual. Está conseguindo acompanhar o que é Umbanda? Tenha mais informações abaixo.
Entendendo a criação e o que é Umbanda
A Umbanda foi criada oficialmente por Zélio Fernandino de Moraes, médium carioca que frequentava centros de mesa (kardecistas) nos quais era proibido o trabalho de incorporação.
Assim que se percebe o que é Umbanda, está na hora de entender os espíritos de luz, chamados entidades, que incorporam nos médiuns para dar recados, passes, consultas e passar trabalhos com a finalidade de contribuir na evolução das pessoas. Essa é uma forma de trabalhar também é boa para as entidades, que evoluem mais rápido em outros planos.
Na Umbanda, os orixás são forças da natureza que vêm para dar um “axé”. Dependendo da casa, também se toca para os orixás antes de abrir uma sessão.
As giras – Aprendendo os rituais e o que é Umbanda
O ritual dessa religião se chama gira e é feito dentro da casa de Umbanda. Nesse dia, a casa é preparada e energizada contra qualquer interferência de espíritos zombeteiros. Para participar da gira, os médiuns devem cumprir uma dieta (sem carne, sem sexo e sem bebidas alcóolicas) e, de preferência, tomar um banho de ervas.
Os médiuns costumam trabalhar de branco. Em algumas casas de Umbanda Traçada, é permitido usar preto e vermelho em gira de Povo de Rua. Na Umbanda Branca, só se usa branco.
A cada gira, vibra-se na frequência de uma falange de Umbanda: Caboclos, Preto-velhos, Povo de Rua e Erês (criança ou ibeji). Os caboclos e os preto-velhos costumam comandar as sessões porque são espíritos mais elevados nos planos astrais.
Agora que você já sabe o que é Umbanda, leia também:
- Aprenda a história de Ogum na Umbanda
- Compreenda agora qual a origem da Umbanda
- Conheça mais sobre os Santos Católicos na Umbanda
- Descubra as verdades sobre as incorporações na Umbanda