O Equinócio de Outono é um fenômeno onde as noites e os dias são exatamente iguais. Ele também marca a mudança de estação. O dia do Equinócio é exatamente o primeiro dia do Outono.
Tecnicamente falando, o equinócio ocorre quando o sol está diretamente alinhado com a linha do Equador.
Ele ocorre sempre em março no Hemisfério Sul e em setembro no Hemisfério Norte, mas a data varia de um ano para outro.
Compreenda melhor esse fenômeno, veja o que esperar dele e como ele é celebrado pelos diversos povos e religiões.
O que é Equinócio de Outono?
Equinócio é a junção da palavra em latim “aequus”, que quer dizer “igual”, e da palavra “nox” que significa “noite”. Assim, Equinócio quer dizer “noites iguais”.
Ele marca a ocasião em que o dia e a noite têm a mesma duração, cada um com 12 horas.
Temos dois equinócios durante o ano: o Equinócio de Outono, que marca a passagem do verão para o outono, e o Equinócio da Primavera, que ocorre quando o inverno acaba e chega a primavera.
A data do Equinócio de Outono muda de um ano para outro, já que o ano não têm exatamente 365 dias. Isso faz com que a hora do equinócio tenha uma variação de 18 horas, ocasionando essa variação de data.
No Hemisfério Sul, o Equinócio de Outono acontece no dia 20 ou 21 de março de cada ano. Já no Hemisfério Norte, ele ocorre no dia 22 ou no dia 23 de setembro de cada ano.
Somente nas datas dos equinócios o Sol nasce exatamente no Leste e se põe no Oeste. Nos outros dias do ano, ele nasce e se põe deslocado um pouco mais para o Sul e para o Norte.
Equinócio de Outono na Astrologia
Para a Astrologia, tanto os equinócios como os solstícios falam do relacionamento da Terra com o Sol.
Cada um dos equinócios e dos solstícios correspondem a um dos quatro signos cardinais do zodíaco. Esses eixos cardinais são muito importantes na Astrologia.
Eles possuem ângulos poderosos que são pontos de manifestação de energia. No Mapa Astral, esses pontos acionam os principais eventos de nossa vida.
O Equinócio de Outono especificamente começa entre os dias 20 e 21 de março e marca o início de um novo ano astrológico. Nesse dia, o Sol entra nos primeiros graus de Áries, o primeiro signo do zodíaco.
Assim, associamos o Equinócio de Outono a um novo começo. Ele marca a morte do antigo e o renascimento do novo. Perto desta data também é celebrada a morte e ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa.
Equinócio de Outono – Significado Espiritual
A natureza vive de ciclos: nascer, crescer, germinar, morrer. E as mudanças de estações são pontos-chave desses ciclos. As culturas antigas viram nesses momentos de mudanças mais bruscas uma mensagem mais poderosa e profunda para a humanidade.
Assim, nessas culturas, cada mudança de estação marcada pelo Equinócio de Outono, Solstício de Inverno, Equinócio da Primavera e Solstício de Verão traz uma nova jornada espiritual para cada um de nós.
Seguindo essa linha de raciocínio, o outono representa a época do ano de colheita. É o momento de reconhecer toda a abundância que a vida tem nos trazido.
Para agradecer todas essas bênçãos, você pode realizar rituais ou apenas acender uma vela. Fique uns dias em silêncio e descansando para, em seguida, começar seu novo ciclo espiritual.
Equinócio de Outono no xamanismo
No xamanismo, o Equinócio de Outono é um tempo de transformação. Os xamãs realizam rituais para ajudar as pessoas a alcançar o divino.
Normalmente são realizados grupos de cura xamânica com foco no despertar do propósito mais elevado de cada um.
Nesses rituais, os participantes são apoiados em seu processo de libertar o que esteja bloqueando seus caminhos para atingir um objetivo maior em qualquer área da vida, seja financeira, emocional ou física.
Equinócio de Outono Wicca
Nas tradições da wicca, o Equinócio de Outono é um momento de agradecer pelas graças recebidas, pelas colheitas abundantes de nossa vida.
Nesta época do ano, os wiccanianos realizam o Mabon, festival de meio da colheita. A festividade é uma forma de homenagear a mudança da estação e celebrar a colheita.
É celebrado os dons da terra e há também a aceitação que o solo começará a morrer até que chegue novamente a época de plantio.
Sendo assim, o Equinócio de Outono é um período de equilíbrio e reflexão. Por isso, trouxemos abaixo alguns rituais que você pode realizar para comemorar o dia e agradecer as bênçãos recebidas.
Rituais do Equinócio de Outono
Alguns povos da antiguidade faziam rituais no Equinócio de Outono para celebrar e agradecer a colheita.
Ritual de Mabon
O nome Mabon vem de um deus celta, o Deus do Amor. Trata-se do dia de Ação de Graça do povo pagão. Veja algumas celebrações realizadas no Mabon.
Doação de comida
Por ser um tempo de agradecimento, os wiccanos acreditam que o Mabon é um bom momento para ajudar as pessoas menos afortunadas.
Assim, eles costumam realizar um jantar para a família e amigos para celebrar a fartura e pedem para que cada convidado leve um alimento não perecível. Os alimentos recolhidos são doados para alguma instituição ou abrigo.
Normalmente, para essas reuniões do Ritual de Mabon, os wiccanos fazem um altar composto por um círculo de três metros de diâmetro no chão. Para decorar é utilizada bolas, pinhas, rosas brancas, malmequer, cardo, grãos de cereais, frutas, legumes e sino.
As flores são arrumadas em forma de buquês ou guirlandas para o altar e em coroas para se colocar na cabeça. Salpica-se sal dentro do círculo e, com uma espada cerimonial sagrada ou uma vareta, traça-se o círculo.
Assim se inicia o agradecimento pela colheita farta e pede-se proteção para as pessoas amadas, além dos velhos e doentes.
Ritual das maçãs
As maçãs são um dos símbolos da temporada de Mabon. Essa fruta é frequentemente relacionada à sabedoria e magia. Assim, muitas pessoas passam o dia do Equinócio de Outono em um pomar de maçãs com a família.
A cada maçã colhida na árvore, os membros da família agradecem à Pamona, deusa das árvores frutíferas. Muitos colhem frutas a mais para levarem para casa e guardar para os próximos meses.
Agradecendo as bênçãos
No dia do Equinócio de Outono, outro Ritual de Mabon é fazer uma lista das coisas pelas quais sentimos gratidão. Segundo a wicca, a gratidão atrai abundância para a nossa vida.
Ritual de Purificação do Equinócio de Outono
Outro ritual poderoso para se fazer no Equinócio de Outono é o Ritual de Purificação.Veja o passo a passo:
Passo 1
Antes de começar a fazer o ritual, reflita sobre o que você precisa purificar em sua vida ou do que você precisa se libertar. Determine um propósito para o ritual.
Passo 2
Pegue um sino e dê 11 badaladas em cada canto da sua casa. Enquanto dá as badaladas, invoque energias positivas para dentro do seu lar.
Os cantos de casa são os locais onde as energias costumam ficar estagnadas, assim como pensamentos negativos e doenças.
Passo 3
Após dar as badaladas em todos os cantos de todos os cômodos da sua casa, sacuda o seu corpo energeticamente por um tempo. Mexa todo o corpo.
Enquanto faz isso, respire fundo e vá diminuindo o ritmo dos movimentos aos poucos, até parar.
Passo 4
Ao finalizar o passo 3, faça respirações profundas e sinta toda a energia que circula pelo seu corpo.
Passo 5
Para manter toda essa energia positiva e protetora dentro da sua residência, decore a sua casa com objetos sagrados, cristais, incensos, baguás e plantas.
Quer criar o seu próprio ritual para fazer no Equinócio de Outono? Faça o curso “Criando o seu ritual”. Nele, você irá aprender:
- Conceitos básicos de magia;
- Fontes de energia mágica;
- Ética na prática de magias;
- Correspondências mágicas;
- Como estruturar rituais;
- Banhos;
- Dicas;
- Feitiços.
Além disso, ao comprar o curso, você ganha:
- E-books “O significado dos sonhos” e “Magia lunar”;
- Desconto de R$ 20,00 ao fazer uma consulta com um vidente do Astrocentro;
- Mapa Astral completo, em formato PDF;
- Diversos materiais em PDF com explicações e tabelas de correspondências mágicas.
No vídeo abaixo, o especialista do Astrocentro Brendan explica melhor como funciona o curso.