Oi, Astroamiga!
Eu sou a Vic, astróloga aqui do Astrocentro e, a partir de agora, vamos acompanhar o horóscopo semanal juntas!
Você sabia que a Astrologia pode ser uma grande ferramenta de autoconhecimento, quando passamos a acompanhar os trânsitos astrológicos?
Ao entender melhor sobre os movimentos que os planetas estão fazendo a cada dia, podemos perceber muitas “coincidências” em nossas vidas. Isso porque tudo que acontece no céu, nos influencia aqui na Terra.
E essa não é uma crença só da Astrologia, viu?
A Lei da Correspondência é a segunda das 7 Leis Universais (ou 7 Leis Herméticas), e diz que “o que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima”.
Dessa forma, entender os movimentos planetários nos ajuda não só a compreender nossas emoções e o que tem impulsionado nossas decisões, mas também a programar nosso dia a dia, nossos compromissos e metas.
Então, te convido a experimentar um novo e mais assertivo horóscopo semanal. Vem com a gente!
Horóscopo semanal como você nunca viu: os trânsitos astrológicos da semana
Neste horóscopo semanal, observamos que desde a semana anterior, o Sol, Vênus e Mercúrio (que começou o movimento retrógrado no dia último dia 29) estão transitando por Capricórnio, nos deixando mais perceptivas e também mais críticas.
As coisas que estávamos empurrando para debaixo do tapete nos últimos meses (sentimentos, obrigações, ressentimentos) vão a “aparecer” de novo, com a influência da conjunção que aconteceu entre Vênus e Plutão no dia primeiro de Janeiro.
Enquanto Vênus é o planeta dos relacionamentos, Plutão diz sobre nosso lado mais sombrio, segredos, traumas, e todas as coisas que a gente não conta pra ninguém, o tipo de pensamento que nos pega de surpresa quando estamos sozinhas.
O encontro entre esses dois astros desperta reflexões e revelações, e será importante respeitar esses momentos, sem nos forçar a manter o ritmo e as aparências, entendendo nossos próprios limites.
A vontade de nos colocar em primeiro lugar e dar espaço ao nosso lado mais autêntico e original também é despertada pela entrada de Vênus em Aquário, que acontece na segunda-feira (02).
Vênus em Aquário evidencia a criatividade e o dinamismo, auxiliando na criação de novas estratégias para resolver problemas, e nos encorajando a expor nossas ideias mais originais (aquelas que costumamos guardar por medo de julgamentos).
Como o espírito questionador e revolucionário também são características aquarianas, é preciso ter cuidado com a tendência a ser “do contra” nas discussões, e com a vontade de fazer grandes gestos, sem pensar direito sobre o que você está cultivando com suas escolhas.
A fase da Lua e os ciclos da vida
Para você entender esse horóscopo semanal precisamos observar que o ano se iniciou com o poder de uma Lua crescente em Áries, nos deixando mais animadas e disponíveis para viver novas aventuras. Essa vontade de “viver mais” também é efeito do trânsito de Júpiter por esse signo.
Apesar de toda essa energia ariana, a Lua em Touro, na segunda-feira (02), nos mostra que precisamos fazer as coisas no nosso próprio tempo. Quando nos comparamos com a velocidade ou assertividade dos outros, somos “travadas” pelas frustrações e ideias irreais que surgem.
Na terça (03) e na quarta-feira (04) a Lua estará em Gêmeos, nos deixando mais comunicativas e criativas, além de abertas para sair um pouco da rotina, e aproveitar boas companhias.
Na quinta (05) a Lua entrará em Câncer e, na sexta-feira (06) se iniciará a fase Cheia, aflorando nossas emoções e trazendo para luz algumas das nossas sombras. Essa fase lunar exige mais atenção com nossos próprios sentimentos, para perceber como eles estão direcionando nossas escolhas.
É momento de entender quais necessidade emocionais estamos projetando nos outros, sem compreender que apenas nós mesmas podemos nos oferecer esse tipo de acolhimento, cuidado e aceitação.
Mercúrio Retrógrado e seus ensinamentos
A retrogradação de Mercúrio por Capricórnio traz um grande ensinamento: nos reconhecer como protagonistas da nossa vida não significa que teremos total controle sobre ela!
Muitas vezes, perdemos muito tempo tentando segurar as pontas, tentando manter ou fazer aquelas coisas que são “necessárias” para que tudo dê certo, para que as coisas sejam como “deveriam” ser.
Quando vivemos nesse modo automático, muitas outras necessidades (as que são de cada contexto, as que são internas, as “não convencionais”) são negligenciadas. Por isso, a necessidade de desacelerar é um dos grandes efeitos da retrogradação de Mercúrio.
O sentimento de preencher nossos “espaços vazios” com algo que seja “útil” nos coloca em constante movimento para o mundo externo, e acabamos deixando de lado o trabalho interno, que ordena todo o resto.
A calma tem te apavorado? Você vive os momentos de “fazer nada” pensando em tudo o que “falta” para fazer? Você tem se permitido respirar e apenas perceber as coisas, o que está ao seu redor, o que está acontecendo internamente, o que o seu corpo tem te falado?
A retrogradação de Mercúrio em Capricórnio, num momento de transição para o novo ano, nos convida a começar 2023 com um novo “tom”.
A leveza que sentimos quando temos em mente o sentido e o propósito daquilo que estamos fazendo, traz resultados de uma forma que a autocobrança jamais trará!
Olhando em qual casa está Capricórnio no seu Mapa, por exemplo, é possível saber em que área da sua vida Mercúrio retrógrado está “causando” mais, e como lidar com essa influência.
Pode parecer complicado, mas não é tanto assim…
…Mercúrio está retrógrado em Capricórnio agora. Em qual casa está Capricórnio no seu Mapa Astral?
- Casa 1: Importantíssimo reavaliar a relação consigo mesma, refletindo sobre quanto da sua energia está sendo dedicada aos outros, para equilibrar com o quanto você tem cuidado de si mesma.
- Casa 2: Cuidado com a vida financeira! Quais investimentos você tem feito? Você está investindo em suas próprias ideias com inspiração, ou tem sido movida apenas pela vontade de conquistar mais?
- Casa 3: Nem tudo aquilo que você pensa precisa ser dito! Esse é um momento de reavaliação das suas ideias e de como você tem se comunicado.
- Casa 4: Como você tem cultivado a sua relação com a família? Quais rancores você tem guardado?
- Casa 5: Alguns traumas podem vir à tona, e é importante questionar sobre os padrões de “perfeição” que você vem carregando. Pense em como você tem cultivado seu lado mais “livre”. Quais coisas você gosta de fazer sem sentir nenhum tipo de pressão? Quais hobbies você tem praticado?
- Casa 6: Qual tem sido o “modus operandi” da sua rotina? Você está vivendo no automático ou você tem ouvido seu corpo, sua mente, suas emoções, e respeitado os seus próprios limites?
- Casa 7: Você tem alinhado suas expectativas com seus parceiros? As pequenas coisas que você vem “aguentando” podem atingir o limite, o que pode indicar duas coisas: (1) você não está comunicando e respeitando seus próprios limites, já que “aguentou” tanto, ou (2) você está alimentando expectativas altas demais, exigindo um padrão de “perfeição” que é injusto com você e com os outros.
- Casa 8: Quais sombras você tem afastado? Quais são os sentimentos que você mais se julga por ter? E os desejos? É preciso abraçar as suas sombras para que elas não sejam tão assustadoras, para fazer as pazes e ser possível lidar com elas de forma mais leve e consciente.
- Casa 9: Você tem se sentido alinhada e conectada com sua essência? Você sabe o que te faz sentir motivada? O que faz seus esforços fazerem sentido? O processo de autoconhecimento precisa de mais atenção, para perceber que realização é sobre qualidade de vida, e não sobre quantidade de nada.
- Casa 10: Você tem se sentido reconhecida? Você tem trilhado um caminho que te faz sentir orgulho de si mesma? Aonde você quer chegar profissionalmente?
- Casa 11: Como anda sua vida social? Com quem você tem compartilhado seus momentos de lazer? E quais dessas relações têm sido verdadeiramente construtivas e alinhadas com você?
- Casa 12: Você está comprometida com você mesma e com seu processo de evolução? Você conhece seus desejos e sabe por que os deseja? Você tem cultivado sua espiritualidade e reconhecido a capacidade criativa que há em você? Você tem se conectado com sua força interior, ou duvidado dela?
E a mesma lógica funciona com todos os outros planetas!
Para entender sobre como os trânsitos dessa semana vão influenciar você de forma ainda mais específica, você pode fazer seu Mapa Astral aqui com a gente!
Para os próximos dias, lembre-se de reconhecer e se conectar com sua força interior, para construir sua história da forma como tanto almeja!
Um beijo, até semana que vem e espero que o horóscopo semanal tenha te ajudado! 💖