O autoconhecimento e a evolução são temas muito importantes, mas a jornada que precisamos percorrer para chegar a um estado mais avançado de consciência não é fácil.
Na Astrologia, o Mapa Astral é considerado um instrumento muito poderoso para nos guiar no caminho da auto compreensão.
O Mapa Astral e os Nodos Lunares
O Mapa Astral se refere ao posicionamento dos astros no zodíaco no momento do nascimento de uma pessoa. Os Nodos Lunares são componentes desse mapa, e se dividem entre Nodo Sul e Nodo Norte.
Os Nodos são pontos calculados no céu, que se baseiam nos posicionamentos do Sol, da Lua e da Terra. Eles também são chamados de “Nodos do Destino”, porque os seus efeitos estão relacionados aos processos de aprendizagem que precisamos vivenciar ao longo da vida.
Para fazer o seu Mapa Astral e descobrir onde está posicionado os seus Nodos Lunares, entre aqui!
Através de um material exclusivo e completo, você terá acesso a todas as informações que a Astrologia tem para te oferecer. Ganhando um contato mais próximo com suas qualidades, defeitos e desafios do seu futuro. Aproveite!
Os Nodos Lunares e os Eclipses
Os primeiros estudos que são conhecidos sobre os Nodos foram feitos pela Astrologia Védica – também chamada de Astrologia Indiana ou Astrologia Hindu. Segundo a história indiana, os eclipses acontecem quando um dragão do céu engole o Sol e acaba dividido em duas partes: cabeça e cauda.
Por isso, os Nodos Norte e Sul também são chamados de cabeça e cauda de dragão. Apesar de fazer parte da Mitologia Indiana, a história que explica a existência dos Nodos não é infundamentada:
- O Eclipse Solar acontece quando uma Lua Nova ocorre próxima a um dos Nodos;
- O Eclipse Lunar acontece quando uma Lua Cheia surge perto dos Nodos.
O que são os Nodos Lunares?
Os nodos lunares são pontos imaginários que estão opostos no Mapa Astral. Eles são calculados a partir do encontro das linhas imaginárias formadas pelo arco lunar e pelo arco solar.
Esses arcos nada mais são do que os caminhos traçados pelo Sol e pela Lua, do ponto de vista da Terra.
Dessa forma, o Nodo Norte se refere ao ponto mais alto que a Lua atinge em sua órbita, enquanto o Nodo Sul é determinado a partir do ponto mais baixo – ou seja, mais próximo da Terra – traçado pela Lua.
O ciclo dos Nodos Lunares
O arco da Lua demora 28 dias para se completar, enquanto o arco do Sol é formado em um ano. O encontro entre essas duas linhas ocorre a cada ano e meio, período em que os Nodos levam para transitar por um signo.
Nodo Norte e o Futuro
O Nodo Lunar Norte é relacionado aos aprendizados e virtudes que devemos desenvolver ao longo da vida, com o propósito de evoluir em termos de corpo, mente e espírito.
Esse ponto representa o caminho a ser descoberto. Por isso, ele é associado ao futuro, enquanto o Nodo Sul nos remete ao passado.
Diante disso, a posição do Nodo Norte indica como podemos superar os obstáculos rumo ao nosso propósito, buscando autoconhecimento e uma compreensão maior acerca da vida e da existência.
Como o Nodo Sul está relacionado à cauda do dragão, entende-se que ele abrange um conhecimento que possuímos e que nos ajuda a chegar na cabeça (ao Nodo Norte).
Nodo Sul e o Passado
O Nodo Lunar Sul representa a bagagem que carregamos e os padrões de comportamento que reproduzimos de forma inconsciente, mas que não são benéficos para nós.
Devido à sua relação com o passado, esse Nodo é associado à vidas passadas na Astrologia Kármica.
A partir da análise do posicionamento do Nodo Sul, encontramos pistas para identificar assuntos, pessoas, relacionamentos ou sentimentos que se tornam pesados ao longo do caminho mas que, por algum motivo, insistimos em carregar.
Como superar os desafios do Nodo Norte e ativar o Nodo Sul?
Os Nodos Norte e Sul são opostos ao Mapa Astral de todos nós, evidenciando tendência contraditórias que devem ser trabalhadas ao longo da nossa existência. Eles revelam características e tendências naturais da nossa personalidade, que precisam ser trabalhadas e equilibradas.
Assim, o posicionamento do Nodo Sul nos mostra os principais pontos desafiadores que existem em nós, como desvios de caráter, vícios, crenças limitantes e preconceitos. O Nodo Norte, por sua vez, nos direciona aos caminhos que devemos seguir para superar essas imperfeições.
Apego x negação
As características relacionadas ao Nodo Sul representam um tipo apego “tóxico”, que nos leva a escolher permanecer em nossa zona de conforto. Nela, está aquilo que nos impede de evoluir e alcançar os objetivos propostos pelo Nodo Norte.
Por esse motivo, o desenvolvimento desse Nodo não é uma tarefa fácil e agradável. A evolução requer o reconhecimento das nossas sombras, das partes de nós mesmos que preferimos fingir que não existem – como alguns pensamentos “errados” que surgem de tempos em tempos.
Considerando isso, é preciso tomar coragem e ser honesto consigo mesmo, para começar a desconstruir o que está te limitando.
Porém, de nada adianta reprimir ou ignorar o que se refere ao Nodo Sul. Esse ponto astral revela aquilo que realmente precisamos aprender, então, não vale fugir!
As inseguranças
Os conhecimentos, comportamentos e pensamentos que nós já possuímos e que, provavelmente, foram adquiridos em nossas vidas passadas configuram um modo cômodo de atuar no mundo, mas nos mantêm presos no mesmo ciclo.
Dessa forma, nossas inseguranças podem nos enganar, fazendo com que pareça melhor permanecer reproduzindo os mesmos padrões, mesmo que os resultados sejam nitidamente desagradáveis.
Assim, a resistência a mudanças nos leva a um lugar frustrante, em que só enxergamos as dificuldades e a vida não flui com leveza.
É preciso honrar o passado
O primeiro passo para transformar essa realidade é admitir para si mesmo suas imperfeições e limitações, mas sem tentar negá-las. É preciso honrar nosso passado e acolher nossas sombras, entendendo que elas são sim partes de nós.
Ainda que você enxergue coisas que não se orgulha em sua história, saiba que foram fundamentais para chegar até aqui e para que, hoje, você tenha a capacidade de expandir sua consciência e perceber aquilo que pode e deve ser aprimorado em si mesmo.
Em vista disso, é importante aprender a olhar com gratidão para todas as experiências do passado, mas percebendo que elas não te definem.
Como podemos identificar o que precisa ser transformado?
Para começar esse processo, você precisa conhecer onde os Nodos estão posicionados em seu Mapa Astral.
Considerando a influência dos signos em que estão os seus Nodos, você pode fazer algumas coisas bem simples:
- Coloque em um papel tudo aquilo que você considera um “defeito” em si mesmo;
- Na mesma “lista”, escreva as memórias e experiências que são mais dolorosas para você, aquilo que alimenta o seu rancor;
- Pergunte às pessoas que você confia quais atitudes suas dificultam a construção de uma relação mais leve e saudável;
- Identifique, em sua história, as escolhas que geram o sentimento de arrependimento;
- Identifique, também, quais são os hábitos e manias que você tem alimentado, mesmo sabendo que te trazem malefícios.
Com base em suas conclusões, você pode construir uma relação entre os seus traumas e aquilo que você listou como defeito – uma pessoa que foi abandonada pelos pais, por exemplo, pode ter dificuldades para expressar seus sentimentos e para confiar nas pessoas com quem se relaciona.
A conscientização e o perdão
A partir dessa reflexão, você começa a tomar consciência da raiz dos seus “defeitos” e traumas, sendo acolhedor e compreensivo consigo mesmo.
Quando você consegue se perdoar e entender o seu passado como fonte de aprendizado, torna-se possível se comprometer verdadeiramente com o seu processo de evolução.
Assim, você desperta o potencial do Nodo Norte e pode encontrar o seu propósito, passando a se dedicar àquilo que te move e te aproxima da sua essência.
Contudo, precisamos ter cuidado para não pensar que esse processo chegou ao fim. Estamos constantemente nos transformando e aprendendo novas coisas e, da mesma forma, devemos buscar evoluir todos os dias.
Compatibilidade entre os Nodos Lunares
Pessoas nascidas sob o mesmo Nodo Lunar
As pessoas nascidas sob o mesmo Nodo Lunar (que não têm mais de um ano e meio de diferença de idade), podem ter destinos similares e que se cruzam de formas interessantes.
Isso também ocorre com pessoas que nasceram com 18 anos de diferença – tempo em que os Nodos demoram para percorrer os 12 signos do zodíaco.
Nesse caso, os nodos estão posicionados nos mesmos signos e, por isso, essas pessoas costumam carregar traumas, desafios e jornadas similares – afinal, as experiências de uma mesma geração tendem a ser bem parecidas.
Nodos Lunares opostos
Em contrapartida, pessoas com diferença de idade entre 9 e 10 anos, costumam ter nodos opostos: uma pessoa com Peixes no Nodo Norte e a outra com Peixes no Nodo Sul, por exemplo.
Nos casos de oposições, entende-se que os indivíduos possuem um grande potencial quando se encontram, porque cada um possui características inerentes que são desafiadoras para o outro, impulsionando o seu processo de evolução.
A passagem dos Nodos Lunares pelos signos
No passado, os eclipses (que acontecem quando a Lua está próxima a um dos Nodos, como já vimos) eram considerados importantes presságios para a vida humana na Terra.
Sendo assim, acompanhar o trânsito dos Nodos Lunares nos ajuda a estar preparados para lidar com acontecimentos coletivos – envolvendo cidades, países ou instituições.
A nível pessoal, a mudança nodal nos dá a oportunidade de olhar sob um novo ponto de vista os temas relacionados aos nossos karmas e ao nosso destino.
A mudança de eixo nodal que aconteceu no dia 18 de janeiro evidencia as energias dos signos de Escorpião e Touro, até julho de 2023. Essa transição marca o início de um período em que seremos direcionados a quebrar barreiras que se põem entre nós e os outros.
A mudança nodal de 2022
O Nodo Norte, que mostra aquilo que estamos atraindo, se encontra em Touro e indica uma caminhada relacionada ao encontro de estabilidade e harmonia. Tudo aquilo que é desconfortável se torna mais evidente sob a influência de Touro, que preza pela luxúria.
Para atingir o potencial proporcionado pelo Nodo Norte, devemos transformar esses pontos que nos atraem apenas pelos prazeres carnais.
Consequentemente, o Nodo Sul está em Escorpião, indicando a necessidade de analisarmos melhor as atitudes que tomamos para conquistar os nossos desejos mais profundos.
Além disso, a necessidade de controle e a manipulação são características desafiadoras relacionadas à influência de Escorpião, que são evidenciadas neste momento. Por esse motivo, o materialismo e o egoísmo serão colocados à prova nos próximos meses.
Para saber ainda mais a fundo o que esse posicionamento quer passar para você, consulte um astrólogo agora mesmo!
Beijos, e até a próxima! 💜