Mais uma vez, aqui estamos: Júpiter fica retrógrado no dia 20/06. E permanece assim até 18/10. Mas o que muda quando o grande benéfico da Astrologia anda na direção contrária dos nossos planos?
Hoje, vamos entender como isso nos afeta. Primeiro, a retrogradação acontece quando o movimento aparente do astro se dá ao contrário no céu. Ou seja, é como se ele estivesse “caminhando para trás”. Claro que é uma ilusão de ótica. Afinal, a Astrologia é o sistema que estuda a relação entre os astros e os meridianos do céu, tomando a Terra como ponto de vista.
Sempre que um planeta entra nesse processo, percebemos uma mudança. Aquilo que ele rege na Astrologia, sua simbologia e tudo mais, é trazido para evidência de um modo reflexivo. Por vezes, isso ocasiona problemas aqui e ali, como se a falta da energia fosse sentida na Terra. Ou como se ela estivesse de alguma forma “truncada”.
Na prática, o que acontece quanto Júpiter fica retrógrado?
Quando Júpiter fica retrógrado, podemos dizer que somos levados a olhar para dentro. E, através dessa autoanálise, entender o que precisa ser feito para tomar responsabilidades individuais. Ou ainda trabalhar temas que evitamos, como o desapego e a inconstância de tudo o que existe.
Outro ponto essencial é saber da relevância de Júpiter em nossas vidas. Na mitologia romana, ele é o Deus do Trovão, senhor da Justiça e da realeza. Sendo associado à Zeus na mitologia grega, seus mitos falam sobre exageros e prazeres, como se fosse possível ser ele um Deus bon-vivant. Bom… e por que haveria de ser impossível?
Tido como o planeta que anuncia grandes feitos e que expande todas as coisas, Júpiter é um planeta social. Tanto ele quanto Saturno, ao se movimentar pelo céu, influenciam a sociedade como um todo. E isso inclui a nossa forma de agir, o que pensamos e sentimos dentro do contexto em que estamos inseridos.
A propósito, isso também rege os golpes de sorte, as viagens que fazemos, o otimismo e a esperança. Em alguns casos, a fé também. Assim como a carreira acadêmica, o senso de justiça e aquele conjunto de crenças pessoais que estão na zona cinza entre a moral e a ética.
Júpiter no mapa astral
Por sinal, ter Júpiter bem posicionado no mapa astral é algo comum para artistas e influenciadores. Principalmente para pessoas que mudam o mundo, seja por ciência, negócios ou mesmo causas sociais. Porém, o último é um terreno bastante uraniano, que vamos abordar em outra conversa.
Como uma previsão, vale adicionar que Júpiter fica retrógrado quando ainda está em Peixes. E ele caminhará para Aquário até chegar em Capricórnio.
Tudo isso pode vir como um movimento de abandono, que inclui:
- práticas espirituais generalistas;
- autoconhecimento;
- bem-estar.
Na prática, isso acontece por questões de rotina, responsabilidade e trabalho. Logo, as coisas tendem a ficar um pouco mais frias, concretas e cinzas.
Questionamento e dilema
Aqui há dois pontos relevantes. Primeiramente, temos uma questão: estamos vivendo a nossa espiritualidade de forma sustentável? Depois, vem o dilema entre ceticismo e a crer em coisas holísticas, como energia e corpos sutis.
Conforme Júpiter se aproximar de Capricórnio, a sociedade volta a flertar com ideias mais conservadoras. No caso, há um certo medo de dar um passo maior do que a perna. No fim das contas, é a sensação de perder seus valores iniciais ao deixar as regras do mundo mais abertas e inclusivas. Mas, a parte boa é: isso passa até que rápido.
O que esperar quando Júpiter fica retrógrado?
Essa movimentação retrógrada nos leva a refletir sobre o planejamento. Isto é: quais coisas que realmente queremos atingir ou atrair em nossas vidas?
De fato, é comum que imprevistos aconteçam, mas não necessariamente atrapalhando o resultado final. Entretanto, deixam tudo diferente e nos mostram que, no fundo, temos pouco controle sobre as vicissitudes da vida. E, talvez, o segredo da felicidade esteja em como lidamos com essas mudanças repentinas.
Coisas dignas de nota quando Júpiter fica retrógrado
Viagens
Se você tem uma viagem marcada para esse período, é melhor ter um plano B. E, quem sabe, até mesmo um plano C. Aqui, é comum ter o cancelamento de reservas e o adiamento de pacotes em hotéis. Em geral, as coisas acontecem sim, mas fora daquilo que foi desenhado antes.
Posições de poder
Chefes, professores e governantes podem esquecer compromissos ou atrasar entregas. Ou seja, pessoas que têm algum tipo de poder ou status superior tendem a mudar algo que geralmente acontece no prazo.
Fora de controle
Sentimentos como afobação e ansiedade podem sair do controle. No caso, vale lembrar que teremos menor controle sobre o porvir. Então, expectativas serão criadas sobre várias coisas. Até mesmo aquelas que não deveríamos esperar ter tanto retorno assim.
Emoções à flor da pele
É normal ter reações emocionais exageradas nesse período, já que sentiremos uma baixa geral na energia física. Daquelas reações que a gente pensa depois de agir, se arrepende e não tem muito como consertar. Além disso, também podem aparecer o mau humor e até uma certa dose de pessimismo.
Excessos
Esse planeta rege os excessos. Portanto, quando Júpiter fica retrógrado, é possível que nossos defeitos recebam uma dose extra de força. Sendo assim, eles se sobressaem mais vezes do que de costume. Por exemplo, uma pessoa naturalmente teimosa fica ainda mais intransigente. Já alguém mais fleumático pode perder controle sobre o sono e o cansaço.
Carreira
Em paralelo, seremos levados a refletir sobre as nossas escolhas de carreira. Isto é, o que conquistamos até hoje e quais são os caminhos possíveis para o futuro.
A balança
Por fim, haverá momentos em que a comparação será inevitável. Com isso, pode acontecer uma certa frustração. Principalmente ao colocar a sua vida na balança, junto com pessoas do passado.
E agora, como lidar com essas probabilidades?
Claro, nada disso é uma sentença. A Astrologia é um sistema que observa, registra e relaciona as tendências de acordo com o que acontece no céu. E as coisas não esperam um determinado astro sair do lugar para acontecer. Por exemplo: chateações, imprevistos e a sensação de falta de sorte podem surgir em qualquer dia.
Aliás, lembra daquela dica que eu dei no começo do texto? Para enfrentar esse período da melhor maneira, pense na forma que você escolhe lidar com isso.
Questione, reflita e interiorize
Logo, vamos a um exemplo prático. Para tal, pense em algumas perguntas quando estiver frente a frente com uma das situações descritas aqui:
- o que eu poderia fazer para evitar que isso aconteça novamente?
- será que tem algo acontecendo realmente. Ou é apenas o meu limitado ponto de vista?
- nessa situação, o que realmente me pertence e o que é do outro? Se for a segunda opção, isso sai do meu controle direto, certo?
E o que acontece ao buscar refletir e interiorizar a situação em que a autoridade e o talento são questionados? Dessa forma, podemos alcançar novos patamares na jornada de evolução pessoal. Assim, aprendemos com os erros, crescemos e ficamos mais fortes.
Nesse sentido, pense comigo: qual problema tirava o seu sono há 5 anos? Será que ele ainda faz sentido hoje? Enfim, todas as coisas são finitas e não há fardo maior do que possamos carregar. Se houver, temos a opção de deixar a bagagem pesada na beira do caminho e seguir mais leve pela estrada. Mas, novamente, depende de como você escolhe lidar com isso.
A expansão
Também é preciso lembrar que Júpiter expande tudo o que toca, seja isso feito de luz ou de sombras. Por fim, todo esse questionamento não passa de um lembrete do Universo do quão pequenos são nossos problemas. E do quão limitada costuma ser a nossa capacidade de compreender o mundo.
Resumindo, essa é uma oportunidade para abrir a mente e olhar para novos horizontes. Com isso, cada um pode enxergar a si mesmo (pelo lado de fora) e, assim, encontrar caminhos nunca antes explorados. Sim, a vida é uma grande aventura. E toda aventura pertence à Júpiter.
Então, se prepare para essa fase de muita introspecção e reavaliação das próprias atitudes. E lembre-se que Júpiter fica retrógrado aproximadamente a cada 12 meses. Assim sendo, ano que vem tem mais. 🙂