Na Astrologia, a Lua e Vênus são consideradas os princípios femininos que existem em todos nós. O feminino, no sentido simbólico, refere-se ao olhar que temos sobre a vida e à sabedoria interior, enquanto o masculino fala sobre a força pessoal e os impulsos.
Dessa forma, quando analisamos o posicionamento desses dois astros no Mapa Astral, conseguimos encontrar muitas pistas sobre nossos relacionamentos.
Não se trata apenas de descobrir se um signo combina com o outro, porque somos muito mais que o nosso signo solar.
Os signos em que se encontram a Lua e Vênus nos ajuda a entender o que buscamos em uma relação, qual o nosso posicionamento dentro dela (se somos inseguras, ciumentas ou mais tranquilas), nosso poder de atração e também aquilo que não toleramos.
Os signos regidos pela Lua e Vênus
A Lua é regente do signo de Câncer, que é conhecido por ser o mais maternal do zodíaco. Pois isso, ela influencia diretamente nossa noção de conforto emocional e o modo como lidamos com nossos próprios sentimentos.
Apesar de também ter efeitos sobre as emoções, Vênus está mais ligada aos nossos desejos, além de direcionar a forma como nos relacionamos. Esse astro é regente de Libra e Touro, que são signos ligados à ideia de prazer e de atração.
Enquanto Libra se relaciona com a nossa capacidade de nos conectar com o outro por meio da conversa, dos ambientes sociais e de fatores físicos, Touro se relaciona aos gostos, à conquista e à atração sexual.
Por isso, o posicionamento da Lua e Vênus no Mapa Astral de cada um é muito importante, principalmente para entender qual é o nosso entendimento sobre afeto, amor e as necessidades associadas a isso.
A Lua e Vênus no Mapa Astral
Dentro de um mapa, todos os astros podem formar aspectos harmônicos ou desarmônicos entre si. Na relação entre os planetas femininos, a Lua em oposição ou em quadratura a Vênus pode indicar, por exemplo, uma mãe que é crítica com as pessoas que você se relaciona.
Em outros casos, como uma conjunção ou um sextil, a influência desses dois astros pode despertar dualidades: caso você tenha a Lua posicionada em um signo considerado ciumento (Touro, Câncer, Escorpião ou Leão) e a Vênus em um signo que preza pela liberdade (Gêmeos, Aquário ou Sagitário), por exemplo.
Nesse caso, você tende a sentir ciúmes e insegurança quando a pessoa que está se relacionando vai sair sozinha, mas também sabe que é importante que cada um tenha o seu espaço.
Assim, é preciso ter paciência para que a confiança se construa com o tempo.
Para saber quais signos estão posicionados nesses planetas, faça o seu Mapa Astral! Aqui pelo Astrocentro, além de você receber o resultado agora mesmo, ganhará um material exclusivo e completo.
Lua – As emoções e o inconsciente
A Lua é considerada um dos astros mais importantes para a Astrologia. Ela está diretamente associada ao Astro Rei, o Sol. Enquanto ele representa, simbolicamente, a razão, a força e o masculino, a Lua fala sobre a nossa face sensível, inconsciente e intuitiva.
Só que este astro não representa simplesmente o lado feminino da alma, mas especificamente o arquétipo materno – a noção de nutrição, amor incondicional e acolhimento das fragilidades. Esse lado também existe em todas nós, ainda que esteja pouco desenvolvido.
No Mapa Astral, a Lua também traz um entendimento sobre a experiência pessoal com a mãe. Afinal, é a partir dela que começamos a construir todas essas noções de “afetos maternais”.
O signo em que a Lua está posicionada
O signo onde está a Lua em nosso Mapa Natal nos mostra que tipo de possibilidades trazemos dentro de nós mesmas, que vão proporcionar a sensação de segurança dentro dos relacionamentos – de que eu vou ser cuidada e de que posso cuidar do outro.
Sendo assim, o posicionamento lunar diz sobre as demandas afetivas que carregamos – o que temos para oferecer, de que forma oferecemos e como nossos traumas e medos vão influenciar essa dinâmica.
Vênus – As relações e os prazeres
Na Mitologia, Vênus é entendida como a deusa do amor e da beleza!
Assim, enquanto a Lua fala sobre acolhimento e vulnerabilidades, Vênus nos diz sobre a sedução, sobre o que procuramos em uma relação e sobre a tensão sexual que existe (ou não) entre as pessoas.
Em uma analogia, podemos dizer que a Lua se relaciona com o Amor, enquanto Vênus está mais próxima da Paixão, do que ela desperta em cada um de nós e do que fazemos para manter esse sentimento.
O signo que estiver na Vênus no Mapa Astral
O posicionamento de Vênus no Mapa Astral indica aquilo que nos chama a atenção no outro – o que você considera atraente, o que você repara primeiro, o que é charmoso e intrigante para você.
A Lua, em contrapartida, fala sobre as questões da personalidade que te atraem no outro – se a pessoa é romântica com palavras e gestos, ou se expressa seu cuidado em atitudes práticas do dia a dia, por exemplo.
- Vênus em signos de Terra – Touro, Virgem e Capricórnio: indica pessoas que procuram, primordialmente, segurança e estabilidade em uma relação.
- Signos de Ar – Gêmeos, Libra e Aquário: a comunicação, a troca de ideias e os estímulos intelectuais são os pontos mais valorizados.
- Vênus está nos signos de Água – Câncer, Escorpião e Peixes: a pessoa tende ao romantismo e, por isso, buscam acolhimento, intimidade e carinho.
- Vênus nos signos de Fogo – Áries, Leão e Sagitário: indica que a intensidade e o dinamismo são o que desperta o interesse nas relações e, por isso, essas pessoas buscam novidades e aventuras que possam ser compartilhadas com o parceiro.
A sua relação com os sentimentos
A Lua e Vênus possuem uma ligação muito forte entre elas por um planeta complementar o outro. Mas para saber exatamente a sua forma de lidar com todos esses sentimentos, o melhor será consultar um astrólogo!
Através de uma análise do seu Mapa Astral, esse especialista poderá revelar para você muitos detalhes da sua personalidade. Desde qualidades, defeitos e até desafios que podem surgir em sua vida, de acordo com o posicionamento do astros.
Não perca mais a oportunidade e faça agora uma consulta!
Boa sorte na sua jornada de autoconhecimento ;*