Já pensou sobre o que os aspectos astrológicos podem indicar em um Mapa Astral? Os encontros e desencontros planetários podem revelar muito sobre nossas aptidões e dificuldades ao longo da vida, e podem ser grandes aliados em nosso caminho de evolução. O sextil na Astrologia é um aspecto muito bem-vindo, já que revela um relacionamento harmônico entre planetas.
Ficou curiosa para saber mais sobre o significado do sextil na Astrologia? Confira tudo sobre esse aspecto harmonioso e descubra como aproveitar todo o seu potencial!
O que são aspectos planetários?
Na Astrologia, os aspectos planetários ou astrológicos são os ângulos de separação formados entre dois ou mais planetas na Roda Astrológica. Os aspectos determinam se a relação entre os planetas e suas influências serão tranquilas ou conturbadas.
Cada aspecto é formado a partir da distância, de um grau de separação específico entre os planetas. O grau exato de formação, portanto, refere-se à posição exata na qual o aspecto é formado; no entanto, os aspectos admitem uma variação de até 10° para mais ou para menos. O grau determina a força do aspecto: quanto mais próximo do grau exato, maior será a força exercida por ele.
Os aspectos astrológicos podem ser divididos em aspectos maiores, que exercem maior influência em um mapa, e aspectos menores, que possuem poder menor. Os aspectos também podem ser categorizados em em aspectos harmoniosos e aspectos tensos ou desafiadores. Os aspectos harmoniosos são sentidos mais “discretamente”, enquanto os aspectos tensos são sentidos com mais facilidade.
Além da distância, os aspectos astrológicos também são influenciados pelos planetas envolvidos e pelos signos nos quais esses planetas estão posicionados. Como exemplo, podemos citar os aspectos formados a partir dos planetas pessoais (Sol, Lua, Mercúrio, Marte e Vênus, além do Ascendente): já que tratam sobre a personalidade de cada um, seus efeitos são sentidos com mais força.
- Veja também: O que significa cada planeta no Mapa Astral?
O que é o sextil na Astrologia?
O sextil na Astrologia é um aspecto planetário harmonioso, no qual os planetas envolvidos mantêm uma relação tranquila, favorecendo uma troca de energia fluida. Nesse tipo de aspecto, as áreas influenciadas pelos planetas parecem fluir mais facilmente.
Na Astrologia, um sextil é formado quando dois planetas estão separados por uma distância de 60°, valor atingido ao dividir a roda astrológica por 6: 360° / 6 = 60°. A orbe, ou seja, a variação de grau permitida é de até 5° graus, o que significa que esse aspecto pode ser formado quando há uma distância entre 55° e 65°.
Além disso, esse aspecto geralmente é formado entre planetas posicionados em signos de elementos complementares, ou seja, entre um signo de Água e outro de Terra, ou um signo de Ar e outro de Fogo.
Os efeitos mais favoráveis do sextil na Astrologia são causados pelo trabalho coordenado entre os planetas: cada um contribui com o propósito do outro. Além disso, os aspectos positivos de cada um dos planetas são unidos, favorecendo ainda mais a energia positiva
No sextil, um planeta contribui positivamente com o propósito do outro; há uma colaboração mútua nessa associação. Assim, as qualidades de cada planeta são unidas, favorecendo tendências positivas.
Significado do semisextil na Astrologia
O semisextil é um aspecto menor e harmonioso formado quando há entre dois planetas uma distância no ângulo de 30°, admitindo uma orbe de 2° para mais ou para menos.
Na prática, isso significa que o aspecto será formado entre dois planetas posicionados em signos adjacentes: 360°/12 = 30°. Portanto, os signos serão de elementos diferentes e não complementares.
Na Astrologia, o semisextil é capaz de suavizar a incompatibilidade entre os signos adjacentes, seus elementos e suas energias, permitindo que consigam expressar suas características.
A energia trazida pelo semisextil na Astrologia favorece novas oportunidades e possibilidades, além de permitir que tendências sejam descobertas ou melhor aproveitadas.
Dessa forma, o aspecto pede para que padrões de comportamento sejam superados em favor de novas possibilidades, evitando aquilo que é considerado mais “fácil”, mas sem perder a noção daquilo que pode ser feito de fato.
Como aproveitar a energia do sextil na Astrologia?
Já que o sextil na Astrologia é caracterizado por uma energia de colaboração entre os planetas, esse aspecto favorece a ocorrência de oportunidades e o desenvolvimento de potenciais pessoais.
As habilidades naturais de cada um são favorecidas com a energia criada a partir desse aspecto astrológico e, dessa forma, fica mais fácil desenvolvê-las. Sob a influência do sextil na Astrologia, as áreas favorecidas pelos planetas envolvidos parecem fluir mais facilmente.
No entanto, para aproveitar tudo que o sextil na Astrologia tem a oferecer é preciso iniciativa, já que seus efeitos não ocorrem de forma automática. Ao identificar a influência desse aspecto, não tenha medo em fazer o seu melhor para aproveitar essa energia.
Na Astrologia, um sextil formado entre Urano em Capricórnio e Plutão em Escorpião favorece mudanças e transformações, não apenas internamente, mas também na sociedade. Por isso, a melhor forma de aproveitar essa energia é tomar atitudes conscientes que favoreçam as mudanças que deseja.
Diferentemente de outros aspectos astrológicos, deixar a energia do sextil de lado não trará consequências negativas, como ocorre a acomodação criada por um trígono não aproveitado.
Como localizar o sextil no Mapa Astral?
Como um aspecto harmonioso, o sextil na Astrologia pode ser identificado em um mapa por uma linha geralmente azul, ligando dois planetas distantes entre si em 60°. Na tabela de aspectos astrológicos, o sextil é identificado por uma estrela de seis (em alguns casos, oito) pontas azul, conectando os planetas envolvidos.
Abaixo, pode-se observar um sextil formado entre Vênus em Sagitário (linha vertical) e Urano em Aquário (linha horizontal).
Na Astrologia, um sextil é uma presença muito favorável em um mapa, já que indica tranquilidade e facilidades. Para entender mais sobre a influência desse aspecto, é necessário entender como os planetas e os signos trabalham em conjunto.
No curso preparado pelo Astrocentro “Interpretando Seu Mapa Astral”, você irá aprender o necessário para conseguir uma leitura e uma interpretação corretas de seu Mapa Astral. Ao longo do curso você irá:
- Entender o que cada um dos 12 signos significam e quais são suas características;
- Compreender quais são as influências do trânsito planetário nos signos e nas casas zodiacais;
- Descobrir o que cada uma das 12 casas zodiacais simbolizam;
- Conhecer a importância de pontos principais do Mapa Astral, como Ascendente e Meio do Céu;
- Aprender como interpretar corretamente seu Mapa Astral.
Saiba mais sobre o curso “Interpretando Seu Mapa Astral” no vídeo: