A primeira coisa a fazer se você desconfia que está com depressão é procurar um médico psiquiatra. Se você não conhece um, peça indicação a amigas, ao seu clínico geral ou ao seu ginecologista. O psiquiatra vai conseguir fazer um diagnóstico mais assertivo sobre seu caso e te direcionar para o melhor tratamento, além de ensinar um método de como sair da depressão.
Algumas pessoas precisam tomar remédio por um tempo, outras terão uma solução mais simples, será o médico que te ajudará a escolher pela melhor opção para o seu caso. Se você não precisar de remédios fortes, ele pode indicar acompanhamento psicológico ou terapias alternativas, como acupuntura, homeopatia, florais ou aromaterapia.
Para te ajudar em sua busca de como sair da depressão, existem pequenas mudanças na rotina que trarão benefícios para sua saúde física e mental:
Como sair da depressão?
Pratique atividade física diariamente
Ela libera endorfinas, que nos fazem sentir mais alegres e animadas. Se você não está acostumada, comece devagar, com caminhadas curtas ou procure uma academia.
Respire ar puro e aproveite o sol
Nada como respirar um pouco de ar puro para clarear a mente. Vá a um parque ou praça perto de sua casa ou do escritório. O sol ajuda o seu corpo a sintetizar a vitamina D, que nos faz sentir melhor.
Cuide da sua alimentação
Procure ter uma alimentação saudável, rica em vitamina B12, ômega 3 e triptofano, que melhoram o nosso humor. Inclua salmão, tomate, espinafre, leite e derivados, chocolate amargo, banana, abacate e brócolis em sua dieta.
Durma bem
Procure ter uma boa noite de sono, de 6 a 8 horas por dia. Isso ajuda a repor as energias e descansar a mente.
Aprecie os bons momentos
Procure atividades artísticas como ouvir música, ir ao cinema ou ao teatro. Além de se distrair e sair da rotina, você pode se inspirar com alguma história.
Ajude outras pessoas
Faça trabalho voluntário, assim você se ocupa de problemas dos outros e se sente melhor.
Uma dica legal é transformar a sua casa em um verdadeiro oásis. Coloque flores bem coloridas, deixe uma essência de lavanda, camomila ou jasmim sempre pronta e, quando chegar em casa, faça uma meditação de 5 minutos para se acalmar e se concentrar em coisas positivas. Evite discussões e conflitos, para que a energia de sua casa esteja sempre pura e limpa.
O mais importante para sair de uma depressão é assumir que o problema existe e procurar ajuda de médicos e amigos queridos. Todo apoio vai ser importante para que você supere essa fase e reencontre a alegria de viver.
Leia também:
- O que é depressão?
- Como lidar com a depressão?
- Aprenda a lidar com tristeza
- Conquiste seu equilíbrio energético
- Descubra os livros que vão mudar sua vida
Compartilhe este texto com quem mais precisa. Use o Facebook ou o WhatsApp.
Procurando ajuda
Se você está sofrendo com depressão, ansiedade ou se sentindo isolada, saiba que não está sozinha. Existem pessoas que podem ajudá-la a sair dessa situação e a encontrar um sentido na vida. Estas questões são sérias e precisam ser tratadas por profissionais da saúde como psicólogos e psiquiatras.
O Centro de Valorização da Vida (CVV), atende gratuitamente ligações de pessoas que precisam conversar, desabafar ou simplesmente ouvir uma voz amiga. Trata-se de um centro de apoio emocional e prevenção do suicídio. Eles atendem mais de um milhão de pessoas por ano, de maneira segura, gratuita e sigilosa. Todos os voluntários são treinados para sempre ter uma palavra amiga, ou apenas o tempo disponível para ouvir. Independente da cidade em que você mora, de todo o país, ligue para 141 e fale com alguém sobre suas emoções e seus sentimentos. Muitas vezes essa atitude já alivia o peso da situação.
Se preferir, você pode procurar ajuda do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que oferece auxílio a pessoas com transtornos mentais, depressão e dependência química. Os centros fazem parte da rede pública de saúde, ou seja, oferecem ajuda gratuitamente. Encontre o CAPS mais perto da sua casa e marque uma consulta. Depois da triagem, você será encaminhada para o tratamento adequado.