No Candomblé, Oxalá é o orixá que representa o poder reprodutivo masculino. Ele é o criador do universo e de todas as coisas dentro dele. É um orixá muito inteligente, que sempre consegue o que quer usando do seu raciocínio e intelecto. O banho de Oxalá é um ritual que pode ser feito com várias finalidades.
Desde abrir os caminhos até garantir paz para você e para pessoas queridas são graças que podem ser alcançadas com o banho de Oxalá. Há algumas variações desse banho, e aqui você aprende as principais delas.
Todas as receitas são bem simples e feitas com ingredientes de uso comum. Então, pode ser que você já tenha tudo em casa. Que tal fazer o banho de Oxalá hoje mesmo?
Banho de Oxalá: para que serve
O banho de Oxalá tem mais de um propósito. De uma forma geral, ele serve para reequilibrar as energias e descarregar as emoções negativas. Esse banho pode aliviar incômodos como dores na lombar e de cabeça, calafrios, insônia, dificuldades no emprego e falta de amor.
Por ser um orixá de grande força, o banho de Oxalá tem o poder de bloquear o mal em todas as áreas da vida de uma pessoa. Ele pode ser feito por todos e tem ainda outra particularidade: é o único banho em que podemos lavar o chakra da coroa, no topo da cabeça.
Banho de Oxalá: como fazer
O dia de Oxalá é a sexta-feira. Portanto, o banho de Oxalá terá ainda mais força e poder se for feito nesse dia da semana. Além disso, é interessante preparar o ambiente para fazer o banho. Afinal, um banho de equilíbrio energético não é igual ao que você toma no chuveiro todos os dias.
Escolha um momento tranquilo do seu dia e, de preferência, quando você sabe que não será interrompida. Se quiser, pode colocar uma música suave para tocar e acender incensos e velas aromáticas para ajudá-la a relaxar e construir uma atmosfera agradável.
Faça uma meditação e uma prece pessoal no início do ritual do seu banho, antes mesmo de começar a preparar os ingredientes. Mentalize a razão que está levando você a fazer o banho de Oxalá e o que gostaria que acontecesse nessa dimensão da sua vida.
Com o olho da mente, visualize a questão sendo resolvida e o resultado desejado. Mantenha esse estado de espírito relaxado e confiante durante todo o banho de Oxalá.
Banho de Oxalá com boldo
Um dos banhos de Oxalá mais comuns é feito com boldo, e há duas formas de fazê-lo. A primeira é bem simples, e você vai precisar só de um xampu com extrato natural de boldo. Antes de lavar a cabeça com o xampu, esfregue o couro cabeludo, lavando-o só em água corrente. Deixe repousar por três minutos.
Depois, lave o cabelo com o xampu de boldo, sempre mentalizando o que você deseja limpar na sua vida. Enxague com bastante água e sinta as energias serem renovadas.
A outra receita é um pouco mais elaborada.
Ingredientes:
- 3 folhas de boldo (também conhecidas como tapete de Oxalá);
- Pétalas de 3 rosas brancas;
- 3 galhos de levante (também conhecida como menta silvestre ou hortelã de cavalo);
- balde;
- pano branco.
Preparo:
Macere as ervas e as pétalas em água enquanto faz seus pedidos de paz, proteção e abertura de caminhos do amor e do dinheiro para Oxalá. Deixe a mistura descansar por 4 horas em um balde, coberta por um pano branco.
Coe o conteúdo e complete o balde com água até a metade. Tome o seu banho normalmente. No fim, já com o chuveiro desligado, jogue a mistura do balde em todo o corpo, da cabeça aos pés. Jogue os restos das ervas em um jardim.
Banho de Oxalá para abrir caminhos
Ingredientes:
- pétalas de 3 rosas brancas;
- pétalas de 3 cravos brancos;
- pétalas de 3 palmas brancas;
- 1 colher de açúcar;
- 1 copo de leite de origem animal (vaca, cabra, ovelha).
Preparo:
Ferva 5 litros de água e, quando entrar em ebulição, adicione os demais ingredientes. Mexa com uma colher no sentido horário, desligue o fogo e deixe em infusão por 5 horas.
Coe o conteúdo para um balde limpo e acrescente mais água diretamente do chuveiro. Jogue sobre todo o corpo, da cabeça aos pés. Enquanto isso, faça seus pedidos para o orixá.
Depois do banho, acenda uma vela branca para Oxalá e outra para o seu anjo da guarda. Faça uma prece pessoal para o orixá e o anjo. Por fim, descarte as ervas e flores usadas para o banho em um jardim, na composteira ou no lixo orgânico.
Será que você é filha desse orixá? Veja as principais características dos filhos de Oxalá.
Banho de canjica para Oxalá: como fazer
Esse banho de Oxalá pode ser feito para pedir proteção e abertura dos caminhos em geral para o orixá. O ritual deve ser feito ao anoitecer.
Ingredientes:
- 1 kg de milho de canjica;
- sabão de coco;
- bucha vegetal;
- panela grande, com capacidade para 12 litros;
- açúcar;
- vela de 7 dias branca.
Preparo:
Escolha bem o milho da canjica, retirando e descartando todos os que estiverem estragados, com pintas pretas ou amarelas. Coloque para cozinhar em uma panela grande, com 10 litros de água. Quando levantar fervura, retire a água e reserve para esfriar.
Volte com o milho para o fogo e acrescente água suficiente para terminar o cozimento. Quando estiver cozida, deixe esfriar.
Pegue a primeira água do cozimento já fria e prossiga para o banho. Tome primeiro um banho frio, com água corrente do chuveiro. Esfregue todo o corpo com o sabão de coco e a bucha vegetal e faça bastante espuma na cabeça.
Depois de se enxaguar, ainda molhada, pegue a água da canjica e aproxime-a da boca. Peça a Oxalá que retire os males do seu corpo e abra os caminhos da sua saúde, do amor e da prosperidade. Derrame toda a água sobre a cabeça, deixando-a lavar o corpo inteiro.
Terminado o banho, fique um pouco no chuveiro, sentindo a energia circular pelo seu corpo. Não se enxugue e vista roupas claras, de preferência, brancas.
Saia do banheiro e coloque um copo de água gelada bem açucarada dentro de um prato branco. Acenda uma vela de 7 dias e coloque ao lado do copo, em um lugar alto da casa. O prato deve ficar mais alto do que você de pé. Faça uma prece ao seu anjo da guarda.
Pegue a canjica branca cozida e, aos punhados, vá jogando em cima da sua casa. Peça a Oxalá que retire todos os males do ambiente, que traga paz, saúde e prosperidade para o seu lar.
Se você quer proteger ainda mais a sua casa, que tal fazer esse banho de harmonia e proteção para o lar?
O banho de Oxalá é um ritual que deve ser feito com muita fé e respeito. É essa energia, juntamente como poder do orixá, que fará com que o seu banho tenha os resultados que você deseja. Quer saber sobre outros banhos? Leia nossos posts sobre o banho de Oxum, banho com ervas para aumentar a libido e banho de eucalipto para equilibrar a aura.