A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem alertado a humanidade quanto ao crescimento das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo. Para isso, criou uma campanha com o lema ‘vamos conversar’.
A intenção é justamente colocar no centro da discussão a importância de falar sobre a depressão, atitude considerada um componente vital para a recuperação e o tratamento.
A depressão é uma doença de origem psicológica, emocional e ambiental que vai muito além de fatores genéticos e alterações químicas cerebrais.
Sentir uma tristeza profunda é um dos sintomas, mas a depressão não se resume a esse único aspecto. O distúrbio pode vir acompanhado de diversos outros sentimentos, como irritabilidade, ansiedade, angústia ou medo, por exemplo.
E não necessariamente a pessoa que está com depressão irá andar triste pelos cantos. Pode ser que ela sorria, converse normalmente sobre todos os assuntos e finja que está se divertindo. Mas essa costuma ser uma tática para esconder das pessoas que ama uma dor profunda que a arrebata por dentro.
A ciência permite o controle da doença por meio de medicamentos, regulando partes químicas e genética, mas também é necessário cuidar dos fatores emocionais e espirituais que causaram a doença para que os medicamentos não funcionem apenas como uma ferramenta que esconde uma ferida que precisa ser identificada e tratada.
Se você está se sentindo com medo, insegurança, cansaço, irritabilidade e todos esses sintomas ruins que estão te puxando para baixo, busque ajuda profissional. Mas cuide também da sua espiritualidade. Fazer um banho para depressão pode tirar as energias negativas que a cercam e te dar um novo gás para tentar sair dessa situação.
Cuidados antes de fazer os banhos
Para tentar renovar as suas energias, trouxemos 5 banhos para curar depressão e tirar tristeza para você fazer em casa.
No entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de fazer os rituais. O primeiro deles é certificar que você não é alérgico a nenhuma erva utilizada no banho. São ervas simples que não costumam gerar alergia, mas fique atento.
É importante ter a consciência também de que o banho para depressão tem fundamento somente espiritual. Assim, ele não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica.
Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual. Concentre-se, acredite e confie que as energias negativas irão te deixar e você terá mais disposição para cuidar melhor de você, da sua mente e da sua vida.
Banho para curar depressão
Material
- 2 litros de água;
- Um punhado de folhas de boldo.
Como preparar
Prepare um chá com as folhas de boldo. Deixe esfriar um pouco até ficar numa temperatura morna. Após, coe o chá e reserve para o banho.
Tomo um banho higiênico normal, utilizando os seus produtos de limpeza e beleza. Após, jogue o chá da cabeça aos pés. Relaxe e durma com o banho.
O que sobrar do boldo, jogue na natureza ou no lixo comum, conforme sua preferência.
Faça esse banho para depressão na segunda-feira!
Banho para tirar tristeza
Material
- 1 colher (sopa) de anis estrelado;
- 3 paus de canela;
- 2 litros de água.
Como preparar
Ferva por 03 minutos o anis estrelado e a canela com os 02 litros de água. Aguarde a temperatura ficar agradável.
Ao tomar banho, quando for enxaguar o seu corpo, jogue essa água com a mistura.
Depois, você pode se enxugar levemente.
Após esse banho, não use roupas nas cores marrom, preta ou vermelha.
Banho de Jesus para depressão
Material
- 2 litros de água quente;
- 1 copo de canjica pré-cozida (atrai paz e amor);
- 10 folhas de boldo (erva de Jesus Cristo; descarrego universal; purificação da aura);
- 3 galhos de alecrim (é a “erva da alegria”, eleva a autoestima, o padrão vibratório, promove proteção espiritual, atrai prosperidade e nos protege contra o mal);
- 1 galho de manjericão (símbolo da força, prosperidade, purificador de energias).
Como preparar
Macere bem as ervas com suas mãos e coloque-as na água orando 10 vezes o Pai Nosso para Jesus Cristo.
Acrescente em seguida, a canjica. Misture tudo muito bem. Depois, coe e reserve para o seu banho.
Após realizar seu banho higiênico normalmente, jogue a mistura no seu corpo do pescoço para baixo. Relaxe e durma com o banho.
Faça esse banho em uma sexta-feira, dia consagrado a Jesus Cristo.
Esse banho é completo e sensacional para limpeza total de aura, realimento dos chakras e eleva o padrão vibratório de qualquer pessoa.
Banho para depressão
Material
- 1 vela;
- 1 pires;
- 1 copo de água;
- Poejo fresco;
- Sabão de coco.
Como preparar
Antes de começar o ritual, acenda uma vela para o seu anjo da guarda com um copo de água atrás do pires. Faça suas orações pedindo luz, proteção e que Deus permita que o banho te traga a cura da depressão.
Faça um chá bem forte de poejo fresco. Deixe esfriar até ficar em uma temperatura agradável. Depois, coe e reserve para o banho.
Tome um banho de higiene normal usando sabão de coco, inclusive na cabeça.
Depois, jogue o chá de poejo da cabeça aos pés, mentalizando que toda a depressão vá embora.
Faça esse banho para depressão uma vez por semana até se sentir curada.
Banho de Oxalá para reduzir depressão
Material
- Meio pacotinho de milho de canjica branca;
- 1,5 Litros de água;
- Panela de pressão;
- Peneira ou escorredor;
- 1 balde ou outro recipiente para colocar o banho;
- 1 vela de 7 dias branca.
Como preparar
Cozinhe a canjica com água na panela de pressão por cerca de 30 minutos. Depois, abra a panela e coe os grãos de canjica, reservando a água do cozimento no recipiente para o banho. Reserve a água e espere esfriar.
Acenda a vela de 7 dias branca, chamando Pai Oxalá e seu anjo da guarda, reforçando seus pedidos para esfriar a cabeça e ter cura.
Leve a água de canjica para o banheiro. Tome seu banho de asseio normal, com sabonete.
Ao final, complete o balde com água do chuveiro. Ajoelhe-se e jogue a água do balde da cabeça para baixo, mentalizando seus pedidos.
Peça que tudo de ruim que vem lhe atrapalhando seja limpo neste banho e vá embora com as águas.
Não enxágue o corpo, apenas enxugue levemente.
Procure vestir roupas brancas ou mais claras depois do banho.
Os grãos de canjica, que ficaram quando a água do cozimento, podem ser ofertados a Oxalá em um prato de louça branca ao lado da vela que foi acesa, regados com mel e azeite de oliva.
Se preferir, você pode consumi-los normalmente ou simplesmente jogá-los fora.
Veja algumas dicas sobre banhos e rituais.