Esse livro conta a história de um fotógrafo que conhece uma moça em uma cidadezinha do Pará e acabam se envolvendo. Nele, você consegue perceber a forma como o autor fala sobre a paixão do fotógrafo pela moça. Isso porque ele utiliza uma linguagem mais carnal, sexual e impulsiva.
Conforme a trama vai se passando, essa paixão vai se tornando amor e com isso percebe-se a mudança da narrativa do autor sobre a visão do personagem pela amada. Ou seja, de uma forma mais romântica, com um tom de admiração, ternura e até meio melancólico.
Esse livro nos faz perceber como esses sentimentos apesar de acharmos que são parecidos, são na verdade, completamente diferentes.
Quando estamos conhecendo alguém e sentimos uma conexão muito forte com essa pessoa, a possibilidade de estar apaixonados passa pela cabeça. Com o tempo, passamos a perceber que esses sentimentos vão mudando. E aí começam a surgir os questionamentos: será que eu estou mesmo apaixonado? Ou será que eu amo essa pessoa? Essa é a tao dita do luta do amor x paixão.
Qual a diferença entre amor x paixão?
Muitos podem ter a visão de que o amor x paixão são sentimentos parecidos e até existem pessoas que acham que é a mesma coisa. Porém, esses dois sentimentos são tão distintos quanto água e fogo.
Pensando nisso, entenda a diferença entre os dois e identifique o que você esta sentindo. Vamos conferir:
Paixão
A paixão é o primeiro estágio daquilo que pode se tornar amor futuramente, mas ainda não é. A maior diferença entre amor x paixão é a forma como esse sentimento age em nosso corpo. Segundo pesquisas, a paixão tem um prazo de validade e ela dura no máximo dois anos. Além disso, a paixão reflete de uma forma diferente no nosso corpo. Nós ficamos mais impulsivos, com os sentimentos à flor da pele e com uma sensação quase de dependência daquela pessoa.
Isso acontece porque a paixão mexe com a dopamina e outros hormônios do nosso cérebro fazendo com que quando mais você veja a pessoa mais queira estar com ela. Em uma comparação básica é como se você estivesse literalmente viciado na pessoa.
Outra característica da paixão é que nós perdemos a capacidade de julgar o outro, ou seja acabamos não visualizando atitudes que não são tão legais ou alguns defeitos que nos incomodam de alguma forma, mas por estarmos apaixonados nem percebemos.
Os perigos da Paixão
O perigo é que às vezes acabamos entrando em algumas ciladas ou alguns relacionamentos que poderiam ter sido evitados. Por isso, é importante tentar ser o mais racional possível quando estamos apaixonados. Poder começar a dosar as atitudes que tomamos e tentar sempre analisar o relacionamento de forma racional.
Você pode pedir ajuda aos seus amigos ou pessoas próximas de confiança e perguntar o que eles acham sobre a pessoa que você está se relacionando. Às vezes é bom ouvir outras opiniões e saber o que as pessoas que querem o seu bem acham sobre seu parceiro pode ajudá-la a seguir em frente ou não com esse sentimento, mas cuidado também, converse com pessoas de sua confiança!
Se apaixonar é algo muito gostoso e ao mesmo tempo assustador, ficar esperando a mensagem da pessoa, sorrir quando pensa nela e sentir borboletas no estômago só de pensar em quando vão se ver novamente são sensações que fazem com que a gente sinta que estamos vivos, mas atrelados a isso também vem aquela sensação de impulsividade e vulnerabilidade. Não tenha medo, apenas cautela.
Amor
Já o amor é um processo de aprendizado. A maior característica do amor é que quando amamos entendemos que o outro não precisa suprir as nossas expectativas e que as pessoas que nos relacionamos não são perfeitas.
Aprendemos a lidar com as suas qualidades e defeitos e admirá-las como realmente são, é entender que por mais que amamos essa pessoa ela é um ser livre e que tudo bem se ela precisar ir algum dia.
O amor é um dos sentimentos mais bonitos que alguém pode sentir pelo outro, porém sabemos que só ele não sustenta um relacionamento, é necessário confiança, respeito, lealdade e companheirismo principalmente, saber conversar, colocar seus sentimentos para fora, mas também é saber escutar e respeitar a dor do outro.
A segurança no amor
Amor é cuidado, seja numa atitude ou em uma fala. O amor não vai te deixar inseguro e vulnerável, muito pelo contrário o amor nos deixa em um lugar calmo e de segurança, é onde você constrói planos futuros com a pessoa amada sem medo do dia de amanhã e onde sabe que se um dia precisar ir sempre poderá voltar.
Descobrindo o que você sente
É muito importante a gente saber diferenciar amor x paixão, entender o que estamos sentindo e analisar quais são os prós e contras disso. Se você esta encontrando dificuldade na hora de compreender o que seu coração quer dizer, realizar uma consulta esotérica sobre amor pode te ajudar e muito. Afinal, os oráculos nos ajudam a encontrar direcionamentos em nossas duvidas.
Precisamos viver sem medo de nos arriscar e sem medo de amar o próximo, mas ao mesmo tempo é preciso ter o pé no chão e entender que nem tudo são flores e existe sim a possibilidade de sairmos machucados, mas se você não tentar nunca vai saber, não é mesmo?
Agora que conversamos um pouco sobre amor x paixão e suas principais diferenças, que tal dar uma olhada nesses conteúdos que separamos para você. Veja mais:
- Simpatia para arrumar namorado rápido
- Simpatia para encontrar alma gêmea
- Simpatia com frutas para amor