O Japão possui uma cultura riquíssima quando falamos em questões espirituais e místicas. Histórias, mitologias, lendas, tradições, tudo parece ter um significado por lá. O mesmo vale para os amuletos japoneses, que podem trazer proteção, sorte e diversos outros benefícios.
Confira o significado dos principais talismãs japoneses!
Um dos tipos mais conhecidos de talismãs japoneses é o “Omamori”. São saquinhos com inscrições em kanji (escrita japonesa) e diferentes cores, orações, elementos, etc.
O significado dos Omamori varia de acordo com o objetivo da pessoa, que pode ser sucesso, saúde, amor e proteção no trânsito.
São amuletos que se tornaram populares como parte do Xintoísmo e Budismo no Japão. Acreditava-se que poderiam colocar o poder dos deuses em pequenos objetos que cabem no bolso para manter as pessoas protegidas e seguras.
No começo, os Omamori tinham o propósito principal de afastar espíritos malignos e proteger os seus portadores. No entanto, com o tempo, foram surgindo outros tipos e categorias com benefícios diferentes.
Conheça alguns dos principais amuletos japoneses Omamori e seus significados!
O amuleto japonês mais utilizado é o Shiwase, que promete trazer felicidade para quem o carrega. Acima de qualquer Omamori que você vá encontrar nesta lista, os japoneses levam a sério a ideia de que o propósito no final das contas deve ser sempre a busca pela felicidade.
Este talvez seja o segundo Omamori mais tradicional, pois serve para afastar energias ruins, um dos principais motivos que os amuletos japoneses se popularizaram. Além disso, evita desastres relacionados às energias negativas que impedem o sucesso e a prosperidade das pessoas.
Enquanto o amuleto japonês anterior serve para afastar as energias ruins, o Katsumori funciona para atrair as energias positivas. É o talismã do sucesso, pois carrega energias que fluem na direção certa para que você atinja seus objetivos na vida.
O Kaiun é um amuleto para boa sorte e prosperidade também, mas sem exatamente ser focado em um objetivo em específico, como o Katsumori. São mais comuns como lembrancinhas e contêm o nome do templo onde foram comprados ou recebidos.
Trata-se de um amuleto de proteção para carros, motoristas ou viajantes em geral. É uma opção bastante utilizada em táxis no Japão. E o mais interessante é que pode ser personalizado com o número da placa de cada carro. Ou seja, a proteção fica ainda mais poderosa e única!
Até mesmo os estudantes levam as tradições e amuletos japoneses a sério. Por lá, este é um talismã específico para trazer sorte na hora de passar nas provas da escola ou faculdade.
Veja também: Oração para passar na prova – Peça a Deus para iluminar a sua inteligência
Prosperidade e sucesso financeiro nos negócios e investimentos pessoais são os principais benefícios deste Omamori. Não é tão difícil encontrar trabalhadores japoneses com um Shoubaihanjou pendurado em suas maletas. O amuleto, que é comum vir na cor amarela, afeta outras questões de dinheiro, como heranças, boas ofertas, etc.
Pensou que não teríamos um amuleto para trazer um amor ou fortalecer o casamento? O Enmusubi é justamente o Omamori ideal para assuntos amorosos, pois serve tanto para as solteiras em busca de um relacionamento quanto para as que já namoram ou estão casadas.
O Anzan é como se fosse uma categoria dos talismãs Enmusubi. Mas, neste caso, é um amuleto japonês de proteção para mulheres grávidas terem um parto saudável e tranquilo.
Para a proteção da saúde e contra doenças, o Omamori perfeito é o Kenkou. Seu poder é voltado à prevenção de doenças e para que a portadora possa viver uma vida longa e saudável.
Para finalizar a lista dos amuletos japoneses Omamori, existe o Kanai-anzen, que possui poderes que refletem nos laços familiares. Também é uma categoria do Enmusubi. Traz amor, paz e segurança para dentro de casa.
Não são apenas os Omamori que são amuletos japoneses bem conhecidos. Há também outros tipos de talismãs populares no Japão, como você pode ver a seguir!
O “Gato da Sorte” é talvez um dos amuletos japoneses mais famosos (e charmosos) mundo afora. Sua figura é representada por um gato com a pata levantada e normalmente carrega uma moeda de ouro do antigo Japão.
Acredita-se que quando Manekineko possui a pata direita levantada, o talismã atrai dinheiro e saúde para os lares. Já se for a pata esquerda, atrai prosperidade e clientes para os negócios.
O tradicional boneco Daruma é um talismã japonês inspirado no Bodhidharma, fundador da Seita Zen do budismo. Costuma ser sempre da cor vermelha, cor do manto dos sacerdotes, e traz proteção contra doenças e o mau olhado.
Também é um amuleto japonês com significado que traz boa sorte, sendo um símbolo de perseverança no Japão. Aliás, eles são vendidos sem os olhos pintados.
A tradição diz que se deve pintar um olho e fazer um pedido. Quando for realizado, é preciso pintar o outro olho. O ritual pode ser repetido todo ano!
O Teru teru Bozu é um amuleto japonês que tem o propósito de trazer dias ensolarados. O costume surgiu entre os agricultores no Japão que desejavam parar as fortes chuvas que prejudicavam suas plantações.
Em japonês, Teru significa “brilhar” e Bozu é uma referência à cabeça careca de um monge budista. É um bonequinho bem simples de ser feito com papel ou pano branco, que geralmente é pendurado nas janelas.
O Fūrin é o tradicional “sino dos ventos” no Japão, apesar de ter origem chinesa. Além de ser um belíssimo objeto decorativo que é colocado na porta ou janela, também é um amuleto japonês de proteção.
Quando chegou ao Japão, o Fūrin era considerado um talismã que protegia contra energias malignas, demônios e espíritos ruins. Além do mais, muitos templos e santuários penduravam o amuleto nos quatro cantos dos ambientes.
A palavra “Kaeru” em japonês traz um significado bastante positivo como amuleto. Pode ser tanto para proteção quanto para boa sorte. Em japonês, Kaeru é uma palavra que é pronunciada da mesma forma tanto para sapo quanto para o verbo “voltar”.
Ou seja, a tradição acredita que é um talismã que garante o retorno de algo, como boas energias, felicidade, prosperidade, estabilidade financeira, entre outros. Inclusive, são ótimas lembrancinhas de viagem, pois asseguram um bom retorno ao lar!
A Hoko é uma espécie de boneca que serve como amuleto de proteção para afastar espíritos malignos das crianças. O costume era oferecê-la a meninos e meninas ainda jovens ou mesmo logo após o nascimento.
No caso dos meninos, as bonecas deveriam ser abandonadas em algum santuário quando eles fizessem 15 anos. Já as meninas poderiam abrir mão das suas ao se casar. No entanto, a boneca também serviam de proteção para as mulheres grávidas no Japão!
Enquanto os amuletos japoneses são excelentes formas de proteção, os cristais também carregam energias muito poderosas.
Saiba como energizar, limpar, carregar e utilizar cristais para proteção e sorte. Tudo o que você sempre quis saber sobre pedras preciosas em nosso curso O Poder dos Cristais, com quem mais entende do assunto.
Ao aprender como usar os cristais da maneira correta, você irá direcionar esse poder para a realização dos seus desejos, transformando-os em verdadeiras ferramentas mágicas e espirituais.
Com o tempo e a prática, perceberá que todo cristal tem uma forma de “vida” e trabalha para funções específicas, como atrair movimento, harmonizar ambientes e limpar energias negativas.
Clique aqui e conheça o curso O Poder dos Cristais
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…
A amizade é uma experiência humana que faz parte da nossa vida desde muito cedo,…
Ao longo do ano temos várias festas que são muito esperadas, e a primeira delas…