O apanhador dos sonhos é um amuleto de proteção que a cada dia que passa ganha mais popularidade. Também é muito conhecido como filtro dos sonhos. Sem dúvidas, você já deve ter visto um por aí, seja em tatuagens, decoração de casas e ou até mesmo grafites pela cidade. Ele tem origem indígena norte-americana, recebe vários nomes e seus materiais traduzem mais alguns símbolos.
Além de atrair proteção e nos livrar dos pesadelos, o apanhador também filtra toda a energia negativa por perto. Quer saber mais sobre ele? Acompanhe abaixo sua história e significados.
O que é um apanhador dos sonhos?
Além de ser chamado de apanhador dos sonhos, ele também recebe o nome de filtro dos sonhos, caçador de sonhos, espanta pesadelos, catasonhos e no inglês o nome original é dreamcatcher.
As suas lendas mais comuns dizem que ele deve ser colocado em um lugar que receba sol ou acima das camas. Até porque a sua função é filtrar os sonhos ruins, que ficam presos dentro deles até que a luz do sol chegue e os elimine. Enquanto os bons sonhos passam tranquilamente. Por isso que a proteção é associada a esse amuleto.
Você sabe qual é a origem do apanhador dos sonhos?
A sua origem advém da cultura indígena norte americana, surgindo dentro da tribo Ojibwa. Eles habitavam a região dos grandes lagos da América do Norte e acreditavam que uma das mais importantes tarefas na vida era decifrar os sonhos. Pois, eram eles quem traziam as mensagens sobre a natureza e a vida. Sendo verdadeiros mensageiros do universo. E é por essa função que o apanhador dos sonhos é tão conhecido e importante.
Saiba quais são as matérias primas do apanhador dos sonhos e seus significados
Os materiais mais comuns para formar um apanhador dos sonhos são:
- Corda de nylon ou barbante
- Um aro de metal ou madeira (que pode ser ramos de salgueiro ou videira)
- fitas de cetim
- miçangas
- pedras
- penas
O apanhador dos sonhos é composto por alguns materiais bem específicos que lhe dão ainda mais significados e importâncias. Por ser uma espécie de mandala, ele já oferece a proteção. Sua parte circular na maneira mais clássica é feita de fibras de salgueiro-chorão e coberto com tiras de couro, que traz o significado da eternidade do círculo da vida. Além disso, para completar, também é ligado ao sol.
No meio desse círculo são amarrados vários fios formando uma espécie de teia de aranha. Há uma abertura no meio que representa a alma e nossas escolhas e ainda nossas relações interpessoais. No entanto, tal “buraco” também corresponde ao próprio criador, a força do universo e o nosso eu.
A pena que fica na parte de fora dessa estrutura simboliza o ar e a respiração, que são elementos essenciais à vida. Caso ela seja coruja feminina, traz o símbolo de sabedoria e se de águia masculina, o símbolo de coragem. Mas, vale lembrar que, independente do significado que ele tenha para você, um pouco de proteção é sempre bem-vinda.
Agora que você já conheceu melhor sobre o apanhador de sonhos, aproveite e leia também:
- Conheça alguns símbolos de proteção e seus significados
- Poderoso salmo para proteção
- Aprenda um incrível banho de ervas para proteção
- Você sabe o que é mantra? Aprenda agora mesmo
- Saiba como confiar novamente e viva sem medo