A aromaterapia é um área específica da medicina herbal que usa óleos vegetais para melhorar o físico, mental ou ambos. Ao contrário de plantas utilizadas na medicina de ervas, os óleos essenciais não são ingeridos, mas sim inalados ou aplicados sobre a pele. É um tratamento amplamente utilizado no passado e no presente.
Algumas vezes pode ser utilizado em combinação com outras técnicas de massagem e terapêuticas, como parte de uma abordagem global ao tratamento.
A utilização de aromas para fins terapêuticos não é novo e foi já utilizado no ano 4500 AC na China. Os antigos egípcios também usaram óleos essenciais para fins terapêuticos, tanto para embalsamamento. Na Grécia antiga, os médicos grandes como Hipócrates e Galeno usavam ervas e óleos essenciais para tratar seus pacientes.
Benefícios da aromaterapia
Aromaterapia oferece vários benefícios para tem propiedades analgésicas, antibiótico, anti-séptico, adstringente, expectorante, diurético e sedativo e pode tratar uma grande variedade de sintomas e condições físicas, tais como desconforto gastrointestinal, doenças da pele, dor de menstruaçãoe irregularidades, relacionados com o stress, perturbações de humor, problemas circulatórios, infecções respiratórias, entre outros.
Em adição a estes benefícios físicos, aromaterapia também fornece benefícios psicológicos, uma vez que a volatilidade de alguns óleos ou facilidade com que se evapora no ar tem um efeito calmante que facilita o relaxamento.
Métodos de aplicação
- Inalação: inalado através de vapor ou apenas encharcando um lenço com óleos essenciais e gentilmente inalado, também usado algumas gotas desses óleos em uma bacia de água quente para o tratamento das vias respiratórias. Também eu uso óleos aromáticos em difusores.
- Banhos aromáticos: A maneira mais fácil de aplicar aromaterapia, com óleos essenciais e/ou sais de banho na água que banha causando efeitos de relaxamento.
- Massagem diretamente aplicável: Este método é usado óleos diretamente sobre a pele massajando a ser absorvido através da pele, mas sempre diluído com azeite de oliva virgem ou uma loção diluída 2 a 10% de óleo essencial para evitar alergias na pele.
- Cataplasmas quentes ou frios: é também usar loção diluído para tratar doenças de pele ou problemas musculares.
- Uso interno: Vou deixar esse assunto para os especialistas em fitoterapia, porque estar dosagem delicada e contra-indicações, como muitos óleos, apenas um comentário que se pode fazer através do uso de tinturas e infusões, com muito bons resultados, desde que prescrito por um profissional qualificado.
Abaixo apresento-vos as essências mais utilizadas e propriedades de cura.
Os óleos essenciais propriedades curativas
- Bergamota:
Ação estimulante, refrescante, calmante, revitalizante e energia
Propriedades curativas
Alivia o stress, restaura o apetite e alivia a depressão ea ansiedade
- Cipreste:
Purificante, calmante e revigorante
Acalma o sistema nervoso e aliviar os sintomas da menopausa, alergias e stress
- Gerânio:
Estimular e equilibrar
Alivia os sintomas pré-menstruais e depressão, acalma o sistema nervoso e aumenta elánimo
- Gengibre:
Calor, promove a circulação, propriedades relaxantes e anticatarrhal
Ajuda a prevenir e aliviar tonturas e náuseas viagem, estimula o sistema imunológico contra gripes e resfriados, alivia o sistema digestivo e melhora a circulação
- Toranja :
Relaxante, limpeza, estimulando e equilíbrio emocional
Permite regular as emoções, alivia o estresse e raiva e ajuda a combater resfriados e problemas respiratórios
- Lavanda :
Relaxante, calmante, balanceamento, purificando e harmonizando
Regula a pressão sanguínea, alivia dores de cabeça causadas por tensão ou estresse e é especialmente calmante para mulheres após o parto mordidas de insetos, queimaduras
- Limão :
Purificando, refrescante e estimulante
Reduz a fadiga mental, alivia o estresse, estimula a circulação e melhora a concentração
- Hortelã:
Descongestionante, digestivo e anti-séptico
Ele relaxa e acalma os músculos do estômago e distúrbios do trato gastrointestinal, problemas respiratórios e estresse.
É eficaz no tratamento dos sintomas da gripe.
- Sândalo :
Purificar, relaxar, equilibrar, afrodisíaco e descongestionante
Acalma o sistema nervoso, alivia problemas emocionais, tem um efeito de equilíbrio no corpo, mente e espírito, e também acalma a mente e se prepara para praticar a meditação
- Alecrim :
Estimular
Alivia dores musculares e reumáticas e ajuda as pessoas com pressão arterial baixa. As varreduras do cérebro mostraram recentemente que a fragrância de alecrim aumenta a circulação sanguínea no cérebro.
- Ylang ylang :
Calmante, eufórico, balanceamento de purificação, revigorante e afrodisíaco
Útil no tratamento de problemas sexuais, previne a hiperventilação, ansiedade, calma, ajuda a regular o ritmo cardíaco, reduz ataques de pânico e alivia a depressão
Antes de aplicar qualquer óleo citado leve em conta os seguintes fatores:
Sempre fazer um teste na parte de trás do pulso para ver se há algum tipo de reação alérgica após 12 horas, se ocorrer irritação , não continue a usar de outra forma esta na sua responsabilidade e prejuízo.
A crianças e bebês sempre encontrar um especialista antes de usar.
As pessoas com problemas de asma ou de pulmão não deve usar inalado através da utilização do mesmo por meio de vapor poderia agravar sua condição.
Não confunda nunca óleos de queimar em difusores, com óleos de aromaterapia encontrados em lojas especializadas.
Sempre ser protegido do calor que os óleos são inflamáveis.