A aula de meditação é um meio de exercitar nossa capacidade de perceber melhor as coisas ao nosso redor. Como se despertasse em nós uma visão superior para os detalhes do mundo.
Além disso, sua prática está ligada a diversas terapias, como o yoga, por exemplo. E pode servir como um caminho para você alcançar a paz espiritual e o equilíbrio em sua vida.
Contudo, para algumas pessoas a meditação é um dom natural, que possibilita que elas entrem em estado de concentração plena, e atinja um resultado em uma cosmovisão.
A importância de fazer aula de meditação
A aula de meditação não serve apenas para desenvolver e melhorar a capacidade sensitiva.
Através dela, você aprende também que a meditação se trata de uma terapia holística, portanto ela pode te ajudar com problemas como:
- ansiedade;
- depressão;
- angústia;
- mal estar;
- dores físicas;
- problemas emocionais.
Deste modo, em uma aula de meditação você aprende que esta modalidade serve para prevenir e melhorar o seu estado físico,mental e até mesmo espiritual. Ao mesmo tempo em que você pode despertar uma visão mais apurada por meio de sua concentração.
Para conferir as propriedades e também os benefícios de fazer uma aula de meditação, continue por aqui. E saiba por que você deve dar uma chance a esta terapia.
Aula de meditação: uma terapia natural e caseira
O principal fator que leva as pessoas a procurarem uma aula de meditação é que ela pode ser feita em casa, remotamente e muitas vezes de graça! Pois basta que a aluna tenha um guia, como este que você está lendo.
Contudo, a aula de meditação pode ser feita da sua casa. E com ela, aprender como exercitar a concentração e aspirar boas vibrações. Aliás, fazer esta aula em casa te possibilita trazer para o seu lar:
- energias positivas;
- bem estar para toda a família;
- um ambiente descarregado.
Que podem ser benéficos para a harmonia da casa, melhorando os relacionamentos, problemas de rotina e do dia-a-dia.
Portanto, esta é uma atividade natural, e que serve também como uma terapia integrativa para algum tratamento ou acompanhamento médico.
Semelhantemente, as aulas de meditação podem ensinar as meditações guiadas. Que são muito usadas em tratamentos de insônia e ansiedade noturna.
E se você sofre deste mal experimente esta meditação guiada abaixo.
Vamos começar!
Para a nossa primeira tentativa, vamos exercitar nossa capacidade de “desligar” a nossa mente, e deixá-la limpa para o relaxamento. Antes de tudo procure um ambiente que seja tranquilo, sem muitos barulhos e com alguma corrente de ar.
Além de estar em um lugar ideal para a sua aula de meditação, é aconselhável (não obrigatório) que você tenha em mãos:
- incenso com aroma;
- copo d’água;
- tapete ou tatame (para colocar no chão).
Comece sentando com as pernas cruzadas no tapete ou tatame, mantenha a sua coluna ereta e veja como a sua postura fica mais equilibrada. Sobretudo comece a fazer o exercício de respiração intensa.
- inale o ar lentamente;
- Solte-o com a mesma lentidão.
Repita esse processo pelo menos 8 vezes, e com os olhos fechados, comece a imaginar um tela toda branca, para que a sua mente se esvazie até que não pense em mais nada além deste clarão.
Acredite ou não, mas este é um exercício básico de meditação e com certeza você deve experimentá-lo.
E claro que existem outros exercícios, mais rebuscados e complexos e você pode conferir o guia de como fazê-los conversando com um de nossos especialistas em terapias holísticas.
Aula de meditação com vela
Talvez uma das vertentes mais simples da Sahaja yoga. A yoga é uma arte milenar com muitas vertentes de conhecimento e prática, e que seria leviano tentar resumir aqui.
Mas o que você precisa saber é que uma esta é uma meditação simples, e que pode ser feita apenas com uma vela. Guiando-se pelo calor da chama,confira:
- Primeiro separe uma vela branca comum e a ascenda. Quando estiver sentada de frente a ela, pegue-a com sua mão direita e lentamente direcione para o seu braço esquerdo, passando pelo ombro até a cabeça.
- Repita este movimento por pelo menos 7 vezes, mas com cuidado para não se queimar.
- Sinta o calor da vela em todo lado esquerdo do seu corpo, e concentre-se na limpeza do canal energético. Após essa concentração, medite por mais alguns minutos em postura ereta e sólida.
Aula de meditação com cristais
Que tal experimentar uma outra vertente de meditação?
Com os cristais você ganha uma nova experiência, pois essa técnica canaliza a energia por meio das pedras e garante um estado de concentração mais intenso. Porém, isso irá depender do quanto você está dedicada ao exercício.
Afinal os cristais ajudam a potencializar a energia que está contida no seu corpo por meio da sua mente.
Comece escolhendo quais cristais você deseja usar:
- sodalita – para fortalecer o corpo e acalmar a mente;
- lápiz lazuli – para relaxamento e cura;
- ametista – altamente recomendada para quem busca equilíbrio;
- quartzo rosa – ligada ao autoconhecimento e amor próprio.
Em seguida, faça o exercício da respiração profunda. Mantenha os olhos sempre fechados e tenha o foco no ar que entra e sai de seus pulmões por alguns minutos.
Segure o cristal com uma de suas mãos, e tente mentalizar o tipo de energia que se manifesta ao se concentrar. A vibração pode gerar calor ou frio dependendo da sua carga energética.
Contudo, imagine que esta energia está subindo pelo seu corpo, tomando dos pés a cabeça. E com ela, você se torna uma com a energia que cobre todo o planeta, sendo parte da alma do mundo.
A partir de agora você é o cristal!
Sua força e conexão com esta energia é plena e constante como o fluir das águas. E a partir de agora, você pode fazer uma pergunta, cujo a resposta será dada a sua ligação sensorial com esta experiência.
Portanto preste atenção no seu instinto.
E se ficou curiosa sobre o uso de cristais na aula de meditação, saiba que essas pedras preciosas tem propriedades que vão muito além. E você pode conferir conversando com um de nossos consultores em cristais.
Agora feche os olhos e respire fundo, pois nos veremos no próximo encontro. Até lá!