Você se considera uma pessoa plena e que tem bem estar espiritual? Pois, apesar da nossa vida corrida, estamos sempre em busca de evolução espiritual e do bem estar.
Mas afinal, o que é o bem estar espiritual?
Muitas pessoas querem discutir sobre o assunto, geralmente levando para crenças, mas dificilmente dão uma definição a ele. Ademais, se você quer saber mais sobre o bem estar espiritual e como alcançá-lo, continue comigo.
O que é o bem estar espiritual?
Alguns dizem que só conseguimos o bem estar espiritual ao nos encontrarmos em uma religião. Outros, que só o conseguimos ao alcançar níveis altos de meditação.
Mas há também aqueles que acreditam que ele só é alcançado com o equilíbrio da vida.
O bem estar espiritual não está necessariamente ligado à uma religião, e você não precisa de uma divindade específica para consegui-lo. É claro que ele também envolve a fé, mas, uma vez que acredite em si mesma, você pode ir muito longe.
Além disso, o bem estar espiritual depende também da sua saúde física, e não só do seu estado emocional.
Fazer meditação nos ajuda a encontrar um equilíbrio emocional, o que muitas vezes nos deixa um passo mais perto do bem estar, tanto físico quanto espiritual.
E para saber qual rumo seguir dentro do caminho espiritual, converse com um de nossos oraculistas, e escolha uma vertente para o seu bem estar.
Bem estar espiritual e saúde
Ao contrário do que muitos dizem, o bem estar espiritual também está ligado ao nosso corpo, pois ele tem relação direta com as nossas emoções. E você sabia que nossas emoções têm grande efeito na nossa saúde física?
É cientificamente comprovado que as nossas emoções podem nos ajudar a melhorar de alguma doença, ou nos fazer adoecer.
Por exemplo, se você trabalha em um ambiente que te causa:
- estresse;
- angústia;
- desprazer;
- desgosto pelo o que faz;
- sentimento de impotência.
O seu cérebro produz altas doses de adrenalina, que quando carregadas pelo nosso corpo, podem nos dar palpitações, suor excessivo e respiração acelerada. Podendo causar problemas graves no longo prazo.
Já no caso de um ambiente mais calmo, ou uma situação de extrema felicidade, nosso corpo pode produzir:
- serotonina;
- endorfina.
Ambas conhecidas como hormônios da felicidade. Eles podem ajudar a regular a pressão arterial, o sono, e também têm grande efeito no nosso humor e no nosso apetite.
Portanto, é por isso que nossas emoções refletem tanto na nossa saúde, e consequentemente no nosso bem-estar. Não podemos falar do espiritual sem falar do físico, pois, assim como a maioria das relações do universo, tudo depende de equilíbrio.
Por que não alcançamos o bem estar espiritual ?
A vida da mulher moderna é cada vez mais estressante. Temos que nos dividir entre:
- trabalho;
- casa;
- vida social.
E a cobrança, seja externa ou de nós mesmas, nunca para.
Por nos desdobrarmos tanto para equilibrar esses aspectos de nossas vidas, acabamos por esquecer da pessoa mais importante:
Nós.
Pois não adianta nos doarmos tanto para todos os outros aspectos da vida, e esquecermos de cuidar de nós mesmas. E não digo isso para reforçar a importância de fazer exercícios e se alimentar bem, mas pela atenção que damos a esses atos.
Onde está o seu foco quando você está comendo? Você aprecia o sabor dos alimentos que você consome, ou simplesmente os mastiga pensando em todas as outras tarefas que precisam ser feitas?
Você presta atenção nos sentidos do seu corpo enquanto faz exercício? Ou segue com o plano enquanto cronometra o tempo para terminar logo?
Nossa vida corrida pode acabar nos colocando no piloto automático, e acabamos por não prestar atenção em algumas coisas. Principalmente se elas já fazem parte da nossa rotina.
Além disso, muito tempo no piloto automático pode prejudicar até os nossos hobbies.
Afinal, é possível que coisas que nos deixavam animadas já não tenham mais esse efeito, e acabamos por nos prender mais ainda à rotina.
Tirar um tempo para você é extremamente importante. Nem que sejam os dez minutos que você espera enquanto a água do café ferve.
Dez minutos por dia de autoamor podem ser de grande ajuda. Ademais, o modo que você se vê é de uma influência tremenda no seu bem-estar, ele também está ligado com a sua autoestima e não deve estar em segundo plano.
Por onde começar ?
Caso não saiba por onde começar, comece pequeno. Existem muitas coisas que você pode fazer por você mesma para alcançar o bem-estar espiritual, e que não exigem tanto como:
- ler um livro;
- gastar uns minutinhos a mais na hora de se pentear;
- ouvir músicas que te deem vontade de dançar (e se possível se entregue a esse instinto);
- Meditar ou fazer uma oração (e por que não os dois).
Aos poucos você vai encontrando coisas que vão, cada vez mais, te dando mais prazer. E assim te ajudando a encontrar o caminho do equilíbrio e do bem-estar.
Agradeça pela sua saúde, pela sua família, pela oportunidade de viver mais um dia, enfim, pratique a gratidão!
O grande desafio
Alcançar o bem estar espiritual, assim como muitas coisas, é fácil na teoria, mas nós sabemos que mudar é difícil.
Mas pense comigo, o que são dois minutos a mais na sua rotina matinal? É só um tempo para se admirar e passar um protetor solar, ou um hidratante. Pode até ser uma maquiagem diferente.
São com os passos pequenos que fazemos as maiores mudanças.
Contudo, se livre de pessoas tóxicas e negativas. Elas podem facilmente te arrastar com elas para mais longe do bem-estar espiritual.
Foque nos seus atos. Reflita sobre eles. E sempre que puder perdoe! Não há ato que tire um peso do seu coração mais forte do que o ato de perdoar.
Certamente alguns sentimentos não valem a pena ser levados para o coração. E quanto mais nos livrarmos deles, mais perto do bem-estar espiritual estaremos.
Por fim, tenha em mente que na busca pelo bem estar espiritual, você é o centro do seu universo, e pode contar com a ajuda de um profissional. Pois existem:
- psicólogos;
- terapeutas holísticos;
- psiquiatras;
- vertentes religiosas.
entre outros profissionais que podem te auxiliar na busca pelo bem estar, tanto físico quanto espiritual.
E nós temos especialistas em terapias holísticas, basta que você os contate para uma consulta e busque a sua plenitude!
Nos vemos na próxima!