Infelizmente, para muita gente, a masturbação ainda é um assunto tabu. Além de ser tratado como algo “feio” ou “proibido”, desconhecem os benefícios da masturbação feminina.
Sim, se masturbar traz benefícios além do orgasmo! E não, isso não é feio, ou pecado ou proibido. É seu corpo e você precisa se conhecer!
De acordo com a coluna Bem Estar da Globo, o Dr. Mariano Rosselló Gaya, antropólogo e especialista em medicina sexual, comprova cientificamente que a masturbação feminina tem seus benefícios.
Além disso, o Catraca Livre ressaltou dados da pesquisa da Dra. Lauren Streicher, da Universidade Northwestern, sobre as vantagens da prática da autoestimulação.
Ficou curiosa para saber os benefícios que esse autocarinho pode proporcionar? Então continue lendo!
Se toca, menina!
Vamos partir do princípio que os benefícios só aparecem se você experimentar se tocar, certo? Sendo assim, se você tem medo ou não sabe se está fazendo certo e tem vergonha de perguntar, não tem problema.
Para ajudar você, separamos um podcast bem bacana, o Prazer Obvious. Nele, você vai ouvir sobre as origens do tema masturbação feminino ter se tornado tabu e ainda dá dicas bem interessantes.
Viu só? Não é complicado e, o melhor, você vai descobrir o que gosta e o que não gosta. De mais a mais, você vai achando o seu ritmo e ajudando seu(sua) parceiro(a) a atingir o orgasmo.
Tirando o produto final, que é o prazer, quais os outros benefícios da masturbação feminina? Confira!
Sem cólicas!
Sem cólicas, dores de cabeça ou enxaquecas! Você não leu errado, é isso mesmo. Um dos benefícios da masturbação feminina é a liberação, durante o orgasmo, de endorfinas que aliviam dores. Inclusive, foi cientificamente comprovado que diminui ou até mesmo elimina as dores de cabeça e enxaquecas.
Eu me conheço e me amo!
Nada mais íntimo que a masturbação, não é mesmo? Como dissemos anteriormente, é através dela que você vai se conhecer, perder a timidez, saber o que é gozar e cada vez mais aumentar a libido.
Você vai ouvir de amigas ou ler na internet que se você fizer tal coisa o orgamos vai ser fabuloso ou durar mais. Não é bem assim. Cada corpo tem uma regra e uma forma de funcionar. Por isso, se toque, se conheça e se ame!
Gente feliz não enche o saco!
Outro dos grandes benefícios da masturbação é a liberação de dopamina, ocitocina, serotonina e endorfina. Esqueceu dessa aula de biologia? Sem problemas, vamos explicar!
Esse quarteto é conhecido como “hormônios da felicidade”. Cada um desses neurotransmissores tem uma função ligada ao prazer, recompensa, redução da ansiedade, sensação de calma e felicidade.
Ou seja, xô tristeza!
Durma bem!
Essa, certamente, é a forma mais natural e prazerosa de se ter uma boa noite de sono. Como dissemos no item anterior, o corpo produz durante o ato uma série de hormônios e entre eles está a dopamina.
A dopamina vem em uma crescente até chegar em sua concentração máxima durante o orgasmo. Após isso, ocorre uma queda vertiginosa desse neurotransmissor, causando aquele soninho gostoso.
Tchau cortisol!
Você sabia que o cortisol é conhecido como o hormônio do estresse? Quando você está estressada e ansiosa, seu organismo libera altas doses de cortisol e isso só faz você ficar pior.
Agora vem a notícia boa, um outro benefício da masturbação feminina é a liberação de hormônios que reduzem o cortisol. Logo, você fica mais tranquila e relaxada.
Memória de elefante!
Todo o estresse, ansiedade e a depressão podem causar uma “névoa mental”. Essa névoa é basicamente esquecer algumas coisas, demorar a entender alguns assuntos, pensamento mais lentos e confusos.
Para combater isso, nada melhor que um dos benefícios da masturbação feminina! Após atingir o orgasmo e liberar os hormônios da felicidade, você também libera um neurotransmissor endocanabinoide que combate esses sintomas e, de quebra, regula o corpo.
Orgasmo real oficial!
Você sabia que estudos recentes mostraram que o cérebro se “desliga” quando você tem um orgasmo? Não é um desligamento completo, são algumas partes. Dessa forma você consegue concentrar todo o seu corpo e pensamento no orgamos para ter o prazer por completo.
Sendo assim, você experimenta ter uma consciência corporal completa! Vai conseguir sentir o orgasmo de forma única, perceber a respiração, os sons que seu corpo emite e a sensação de relaxamento completo. Não é fantástico?
Infecção? Não sei o que é isso!
Sim, um dos benefícios da masturbação feminina é prevenir infecções urinárias e cervicais. Como assim? Quando você se masturba, ao longo do período de excitação o colo do útero se expande, facilitando a circulação de fluidos, que passam “lavando tudo”. Dessa forma, o muco cervical, rico em bactérias, é eliminado pelo corpo.
Dicas maravilhosas para uma masturbação segura e cheia de prazer
Melhor que o prazer, só o prazer com segurança. Ou seja, para que você desfrute desses benefícios da masturbação feminina, é preciso ter alguns cuidados. Veja a seguir:
- Higiene: mãos e brinquedinhos sexuais devem estar devidamente higienizados. De nada adianta promover aquela lavagem cervical durante o orgasmo se as mãos e brinquedos estão contaminados, não é mesmo?
- Cuidado com as unhas: o ideal é que estejam curtas, limpas e sem pontas. Entretanto, se você higienizar muito bem e cuidar para não se ferir durante a autoestimulação, não há problemas em ter as unhas longas;
- Para entrar no clima: sabemos que a indústria do pornô é majoritariamente masculina e feita sob medida para um público masculino. Por isso, muitas vezes, os filmes não agradam tanto as mulheres. Se você faz parte desse grupo, procure ler contos eróticos. E se for de autoria feminina, melhor ainda! Será uma experiência interessante!
- Ambiente seguro: sabemos o quanto é frustrante e constrangedor alguém chegar bem na hora em que estamos nos divertindo, certo? Por isso, procure um lugar calmo e que deixe você tranquila e a vontade.
Gostou das nossas dicas e de todos os benefícios da masturbação feminina? Tem mais alguma dica ou sabe de mais algum benefício? Deixe seu comentário aqui embaixo!
E se você gosta de temas como sexualidade, provavelmente irá gostar também de ler sobre as melhores posições para fazer amor, como evitar gravidez, como enlouquecer um homem na cama e também sobre o controverso tema sexo na gravidez.
Lembre-se, conhecer seu corpo e se masturbar é natural e faz bem!