“Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.”
Esta frase, de autoria do respeitado psicólogo e escritor americano Burrhus Frederic Skinner, resume bem a importância do autoconhecimento, que nada mais é que conhecer melhor a si mesmo e o próprio comportamento. Ele, que era um profundo estudioso do comportamento e da mente humana, defendia que o autoconhecimento trazia inúmeros benefícios à vida das pessoas, como por exemplo, autoestima elevada, menos problemas emocionais gerados por conflitos internos, mais tolerância com os outros e com as adversidades do cotidiano etc.
De que forma, então, podemos nos conhecer melhor? Tarot, cartas e numerologia são algumas formas de se adquirir autoconhecimento através da vidência. Experimente uma consulta de vidência online para obter uma visão mais ampla de sua própria vida.
- Autoavaliação: o autoconhecimento requer uma postura constante de autoavaliação; para se conhecer melhor é preciso voltar-se para si mesmo e fazer uma autocrítica, percebendo nossas qualidades e defeitos, limites e inseguranças, sem a necessidade de que outras pessoas nos apontem isso o tempo todo.
- Terapia: Cynthia Boscovich, psicóloga que faz parte da Sociedade Brasileira de Psicanálise, dá uma valiosa dica de como se autoconhecer: “O processo terapêutico é de grande valia, pois nos permite perceber muito a respeito de nós mesmos, nos dando as respostas para como se autoconhecer; a terapia possibilita discutir as diversas situações do dia a dia e relacioná-las à vida de cada um”. Neste contexto, as terapias holísticas podem ser muito úteis, pois dão grande ênfase ao emocional, mental e espiritual dos pacientes, tratando de cada pessoa em seu próprio contexto.
- Leitura: há uma vasta literatura sobre o autoconhecimento. Ler livros sobre o assunto facilita nossa compreensão de como se autoconhecer, de nosso universo interno, nossa mente e seu funcionamento.
- Práticas introspectivas: a introspecção é um sinônimo do autoconhecimento, que significa olharmos para nossa própria mente ou nossos pensamentos e tomarmos consciência deles; portanto, atividades introspectivas como meditação e ioga são muito úteis ao entendimento de como se autoconhecer.
Existem vários sinais que podem identificar se uma pessoa é introvertida e a partir deles é possível afirmar se você é uma pessoa que se conhece bem ou se precisa buscar por práticas que desenvolvam este olhar para dentro de si mesmo.