como-começar-a-meditar
Começar a meditar é um desafio. Você deve entender que a meditação é uma abordagem para treinar a mente, semelhante à forma como o condicionamento físico é uma abordagem para treinar o corpo. Mas existem muitas técnicas de meditação – então, como começar a meditar?
É extremamente difícil para um iniciante sentar-se por horas e não pensar em nada ou ter uma “mente vazia”. Temos algumas ferramentas, como um vídeo de meditação para iniciantes ou uma faixa para a cabeça com sensoriamento cerebral para ajudá-lo neste processo quando você está apenas começando a aprender a melhor forma de meditar.
Em geral, a maneira mais fácil de começar a meditar é focalizando a respiração. Um exemplo de uma das abordagens mais comuns de meditação é a concentração.
Se você deseja saber como começar a meditar, é preciso entender que no início tudo o que você vai precisar é de concentração. É isso que irá te fazer focar em um único ponto.
A concentração pode resultar através da respiração, repetir uma única palavra ou mantra, olhar para a chama de uma vela, ouvir um gongo repetitivo ou contar contas em um rosário, por exemplo.
Visto que focar a mente é um desafio, um iniciante pode meditar por apenas alguns minutos e depois trabalhar por períodos mais longos.
Nessa forma, para você que quer saber como começar a meditar, precisa somente recolocar sua atenção no objeto de atenção escolhido cada vez que percebe que sua mente está divagando. Assim, em vez de seguir pensamentos aleatórios, você simplesmente os deixa ir, por isso que no meio desse processo, sua capacidade de concentração melhora.
Ao começar a meditar você também se deparará com a meditação mindfulness que encoraja o praticante a observar pensamentos errantes enquanto eles vagam pela mente.
A intenção não é se envolver com os pensamentos ou julgá-los, mas simplesmente estar atento a cada nota mental à medida que ela surge.
Quando você medita através da atenção plena, pode ver como seus pensamentos e sentimentos tendem a se mover em padrões específicos. Com o tempo, você pode se tornar mais consciente da tendência humana de julgar rapidamente uma experiência como boa ou má, agradável ou desagradável. E com a prática, um equilíbrio interno se desenvolve.
Em algumas escolas de meditação, os alunos praticam uma combinação de concentração e atenção plena. Muitas disciplinas exigem quietude – em maior ou menor grau, dependendo do professor.
Existem várias outras técnicas de meditação. Por exemplo, uma prática diária de meditação entre monges budistas concentra-se diretamente no cultivo da compaixão. Isso envolve imaginar eventos negativos e reformulá-los sob uma luz positiva, transformando-os por meio da compaixão. Existem também técnicas de meditação em movimento, como tai chi, qigong e meditação andando.
Se o relaxamento não é o objetivo da meditação, geralmente é um resultado. Na década de 1970, Herbert Benson, MD, pesquisador da Harvard University Medical School, cunhou o termo “resposta de relaxamento” após realizar pesquisas em pessoas que praticavam meditação transcendental.
A resposta de relaxamento, nas palavras de Benson, é “uma resposta oposta e involuntária que causa uma redução na atividade do sistema nervoso simpático. ”
Desde então, estudos sobre a resposta de relaxamento documentaram os seguintes benefícios de curto prazo para o sistema nervoso:
Pesquisadores contemporâneos estão agora explorando se uma prática consistente de meditação produz benefícios de longo prazo e observando efeitos positivos no cérebro e na função imunológica entre os meditadores. No entanto, vale a pena repetir que o propósito da meditação não é obter benefícios.
Na filosofia budista, o benefício final da meditação é a liberação da mente do apego às coisas que ela não pode controlar, como circunstâncias externas ou fortes emoções internas.
O praticante liberado ou “iluminado” não mais segue desejos desnecessariamente ou se apega a experiências, mas em vez disso mantém uma mente calma e um senso de harmonia interior.
Agora que você entendeu quais são as vantagens e a necessidade da meditação, nós do Astrocentro resolvemos trazer um exercício de meditação que é uma excelente introdução dessa técnica. Confira e faça já:
E aí, gostou de aprender como começar a meditar no Astrocentro? Então conte para nós como foi sua experiência nos comentários. Beijos!
Atraia Saúde para a sua vida com a sequência de números GRABOVOI:
Possivelmente um dos elementos mais importantes para os wiccanianos, o altar Wicca carrega uma simbologia…
Prepare-se, porque o planeta do amor, da beleza e dos prazeres está prestes a dar…
Existe uma retórica mística sobre os alinhamentos planetários. É comum que, de tempos em tempos,…
Entre neblina e impulso: o fim da estagnação e a busca por sentido Querido(a) leitor(a),…
A amizade é uma experiência humana que faz parte da nossa vida desde muito cedo,…
Ao longo do ano temos várias festas que são muito esperadas, e a primeira delas…