Não é que dinheiro traga a felicidade, mas a falta dele traz muitos problemas. Para termos uma vida plena e feliz é preciso termos uma vida financeira saudável, com poucas dívidas, controle de quanto entra e quanto sai, economias e planejamento para a realização de sonhos. Como controlar as finanças? Se para você isso parece impossível de alcançar, saiba que não precisa ser tão difícil ou sofrido assim. Basta você tomar a iniciativa com algumas atitudes simples e a partir daí ver como seu humor e seus relacionamentos vão melhorar.
Dicas para ajustar as contas e controlar os gastos
Como controlar as finanças? Descubra para onde vai o dinheiro
Você é daquelas pessoas que no fim do mês percebe que está no vermelho, mas tem certeza de que não gastou demais? Então o primeiro passo é descobrir o que acontece com o seu dinheiro diariamente. Como? Anotando absolutamente tudo o que você faz com o seu dinheiro. Tomou um cafezinho? Anote! Comprou uma roupa nova? Registre! Existem diversos aplicativos que ajudam a guardar essas informações. Você vai ficar chocada em como gastamos dinheiro com o que não precisamos.
Como controlar as finanças? O que pode ser cortado?
O segundo passo para ter controle sobre suas finanças é perceber o que pode ser cortado para economizar. Por exemplo: você precisa pagar o condomínio, mas pode guardar um dinheirinho se passar a levar almoço para o trabalho ou diminuir a quantidade de café por dia. Pegue o registro feito e então analise cada item para tomar essa decisão.
Como controlar as finanças? Cuidado com armadilhas
Se você já está com muitas dívidas ou com o orçamento apertado, evite cheque pré datado e cartão de crédito. Além dos juros serem altos caso você atrase o pagamento, é mais difícil de controlar quanto se gasta, já que o dinheiro não sai da sua conta na hora.
Como controlar as finanças? Dívidas em primeiro lugar!
Mesmo que você não consiga quitar suas dívidas de uma vez, separe um dinheiro mensal para pagar pelo menos algumas parcelas e não adquira outras dívidas sem antes pagar as que já existem! Principalmente no cartão de crédito!
Como controlar as finanças? Aprenda a viver com o que tem
Você adoraria usar roupas de marcas e morar em uma casa grande, mas seu salário não comporta? Desfrute o que tem no momento e os prazeres que você pode pagar. Acredite, o bem material vai ficar obsoleto e você ainda vai estar endividada por causa dela. Existe alegria dentro do seu orçamento, é só procurar um pouquinho.
Como controlar as finanças? Planeje seus gastos
Faça um orçamento familiar mensal e separe um dinheiro para extravagâncias (como um jantar bacana, por exemplo) e também para imprevistos. Se o seu carro quebrar você precisa ter um dinheiro sobrando para cuidar disso.
Como controlar as finanças? Poupe sempre!
Mesmo que só consiga guardar R$50,00 por mês, abra uma aplicação no seu banco ou uma previdência que recolha o dinheiro automaticamente todo mês, assim você nem conta com ele e ainda está pensando no futuro.
Como controlar as finanças? Diálogo aberto
Se você está passando por problemas financeiros, seu parceiro e sua família devem saber, para que eles possam te ajudar ou até mesmo para que não fiquem te tentando com programas que não pode pagar.
Como controlar as finanças? Corte gastos reais
Se mesmo assim a sua situação não melhorar, é hora de caprichar mais. O carro está custando muito do seu orçamento? Que tal trocá-lo por outro mais barato ou ainda aposentá-lo por um tempo?
Cuidar do dinheiro é chato e trabalhoso, mas vale a pena. Quando você perceber que está funcionando, depois de um tempo, até sobra um pouco para gastar com algo diferente. Ter as finanças sob controle é ter a sua vida sob controle!
Saiba mais:
- Qual o significado de sonhar com elefante?
- O que são os florais quânticos?
- Entenda o que é frustração
- O que é uma mulher polivalente?